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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0115 - Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa II
Introduction to Portuguese Studies II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao aluno possibilidades teóricas de tratamento do texto falado e características da oralidade em sua relação com o letramento e a escrita, com base na perspectiva textual-interativa.
Apresentar aspectos práticos de língua falada, popular e culta, para que os profissionais da área de Letras sejam capazes de compreender as relações entre língua e uso, fornecendo-lhes instrumentos para a pesquisa e o ensino de português nos níveis Fundamental e Médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
73580 - Ana Rosa Ferreira Dias
65991 - Luiz Antonio da Silva
2991772 - Manoel Luiz Goncalves Correa
65987 - Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade
2787093 - Marli Quadros Leite
3497567 - Paulo Roberto Gonçalves Segundo
1781290 - Verena Kewitz
 
Programa Resumido
Tradição oral; oralidade; oralidade e letramento; relação fala escrita; gêneros falados; texto falado.
 
 
 
Programa
1 O discurso e o texto: noções.
2 Os gêneros discursivos: noções.
3 A tradição oral.
3.1 Oralidade e letramento.
3.2 Oralidade e “escrituralidade”.
4. Os gêneros falados: da conversação aos gêneros formais e públicos.
4.1 A perspectiva textual- interativa.
4.2 Especificidades do texto falado.
4.3 A unidade de análise: o tópico discursivo.
4.4 A construção do texto: as descontinuidades e sua repercussão na gramática; os processos de reformulação, a referenciação.
4.5 O processamento da informação.
4.6 Organizadores do texto falado: o turno e os marcadores discursivos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussão de textos, exercícios de análise. Recurso a meios audiovisuais provenientes da tecnologia da informação e da comunicação.
Critério
Capacidade de operar com os diversos conceitos estudados, avaliada por meio de resenhas, provas e/ou trabalhos
Norma de Recuperação
A recuperação será feita mediante trabalho ou prova escrita, no prazo estabelecido pelo departamento
 
Bibliografia
     
CALVET, Luis-Jean. La tradition orale. Paris: PUF, 1984. [trad. Waldemar Ferreira Netto A tradição oral]
CASTILHO, A. T. de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 1999.
FÁVERO, L. L. Coesão e coerência no texto conversacional. In: Coesão e coerência textuais. 7ed. São Paulo: Ática, 1999, cap. 11, p. 74-90.
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.
GOODY, J. e WATT, I. As conseqüências do letramento. (Trad. Waldemar Ferreira Netto). São Paulo : Editora Paulistana, 2006.
JUBRAN, C. C..A.S., KOCH, I.G.V. (orgs) Gramática do português culto falado no Brasil: construção do texto falado. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2006.
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MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001
MARCUSCHI, L. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.
_________. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
PRETI, D. (org.) Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas – Projeto NURC/SP, 1993. Série Projetos paralelos, v. 1.
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_________. (org.) Estudos de língua falada: variações e confrontos. São Paulo: Humanitas - Projeto NURC/SP, 1998. Série Projetos paralelos, v. 3.
_________. (org.) Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas – Projeto NURC/SP, 2000. Série Projetos paralelos, v. 4.
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ROJO, R. e SCHNEUWLY, B. As relações oral/escrita nos gêneros orais formais e públicos: o caso da conferência acadêmica. In: Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6. n. 3, p. 463-493, set/dez/ 2006.
SIGNORINI, I. (Org.) Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas (SP) : Mercado de Letras, 2001.
SILVA, L. A. da . A língua que falamos. Português: história, variação e discurso. São Paulo: Globo, 2005.
SOARES, M. (2001) Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 2ed. São Paulo : Cortez Editora, 1997
 

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