O curso de Língua Latina I tem por objetivo apresentar aos alunos as estruturas básicas da língua latina, propiciando uma abordagem inicial exploratória de textos latinos. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos do ensino de uma língua não falada como o latim.
Estruturas e elementos fundamentais da língua latina, nos âmbitos de prosódia e pronúncia; o sistema nominal; as declinações de substantivos e adjetivos; noções básicas sobre o sistema verbal e sobre a estrutura da frase latina.
Elementos de fonética latina; prosódia; quantidade silábica e acentuação; pronúncia.Questões morfossintáticas: noções elementares sobre o sistema nominal latino (gênero, número e caso; declinações de substantivos e adjetivos; pronomes).As três primeiras declinações; presente do indicativo; imperativo. Tradução de textos adequados ao nível das questões estudadas. Problemas e estratégias didáticas do ensino da pronúncia do latim, língua que já não se fala. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com língua latina e com história da língua portuguesa).
ALLEN, J. H.; GREENOUGH, J. B. New latin grammar. Boston: Ginn and Company, 1931.BESSELAAR, J J van den. Propylaeum latinum. São Paulo: Herder, 1960.CARDOSO, Z. A. Iniciação ao Latim. São Paulo: Ática, 2006.CART, A. et alii. Gramática Latina. São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.FARIA, E. Dicionário Escolar Latino-Português. Rio de Janeiro., MEC-FENAME,s/d/FARIA, E. Gramática Superior da Língua Latina. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1958.JONES, P. & SIDWELL, K. Reading Latin. Cambridge: CUP, 1990.LEWIS & SHORT. A Latin dictionary. Oxford: Clarendon, 1989.REZENDE, A. e BIANCHET, S. Dicionário do Latim Essencial. Belo Horizonte: Crisálida/ Tessitura, 2005.RUBIO, L. Nueva gramatica latina. Madrid: Coloquio, 1990.SARAIVA, F.R. dos Santos. Novíssimo dicionário Latino-Português. Rio de Janeiro: Garnier, 1993.TORRINHA, F. Dicionário Latino-Português. Porto: Gráficos Reunidos, 1985.Bibliografia didática:FARIA, E. Introdução à didática do latim. Rio de Janeiro: FNF, 1959.HANLIN, J.; LICHTENSTEIN, B. Learning Latin through Mythology. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.LIMA, A. D. Uma estranha língua? Questões de linguagem e de método. São Paulo: Edunesp, 1995.POLSKY, M. First Latin: a Language Discovery Program. New Jersey: Prentice Hall, 1997.ROBBINS, E. S.; ASHWORTH, K. R. Discovering Languages. New York: Latin: AMSCO School Publications, 1995.- “Sites” da internet:DICIONÁRIOS LATINOS: http://www.tododiccionarios.com/rosetta/latin.htmlLATIN DICTIONARIES: http://www.dmoz.org/Reference/Dictionaries/World_Languages/L/Latin/LEARN LATIN: http://learn101.org/latin.phpLINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.htmlPERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/