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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0144 - Prosa Latina: Leitura e Comentário

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Como indica o título, o objetivo da disciplina é abordar e analisar textos da prosa latina, de maneira minuciosa e aprofundada, com a aplicação prática dos conhecimentos literários e gramaticais anteriormente adquiridos pelos alunos.
 
Docente(s) Responsável(eis)
467529 - Adriano Scatolin
433598 - Elaine Cristine Sartorelli
2787155 - Jose Rodrigues Seabra Filho
2851470 - Marcelo Vieira Fernandes
63939 - Marcos Martinho dos Santos
2095949 - Marly de Bari Matos
3190350 - Pablo Schwartz Frydman
5094210 - Sidney Calheiros de Lima
 
Programa Resumido
Leitura analítica de textos da prosa latina, a serem indicados pelo professor ministrante da disciplina, dentre o repertório dos gêneros clássicos (historiografia, oratória, epistolografia, tratados filosóficos e didáticos, etc.). A leitura será acompanhada de comentários de caráter investigativo, acerca de questões literárias, retóricas, gramaticais e/ou linguísticas.
 
Programa
Leitura de textos da prosa latina no original, a serem selecionados pelo professor ministrante, dentre os seguintes gêneros e autores:
a) historiografia (Júlio César, Salústio, Tito Lívio, Tácito);
b) oratória (Cícero, Tácito);
c) tratados filosóficos (Cícero, Sêneca) e didáticos (Catão, Varrão, Vitrúvio);
d) epistolografia (Cícero, Sêneca, Plínio, o Jovem).
 
Avaliação
     
Método
Leitura, análise, tradução e comentário de textos.
Critério
A avaliação dos alunos levará em conta os resultados das provas e/ou a realização de exercícios e trabalhos, e/ou a participação nas aulas.
Norma de Recuperação
Conforme norma vigente, terá direito a recuperação o aluno que alcançar a média mínima 3,0 (e abaixo de 5,0) no período letivo normal. A recuperação se fará mediante trabalho e/ou prova escrita (e/ou outros instrumentos, equivalentes aos utilizados no período letivo) em torno do programa desenvolvido durante o semestre. A média final do aluno será o resultado de uma média ponderada, em que a nota anterior terá peso 1 e a nota obtida na recuperação terá peso 3, isto é, a nota inicial corresponde a 25 % da média final.
 
Bibliografia
     
ALBRECHT, M. Cicero’s style. Leiden/Boston, Brill, 2003.
BARTHES, Roland. "A Retórica Antiga" in COHEN, Jean et alii. Pesquisas de Retórica. Petrópolis, Vozes, 1975.
CICÉRON. L’Orateur. Paris, Les Belles Lettres, 2008.
CONTE, G. B.. Latin literature: a history, transl. by Joseph B. Solodow, rev. by Don Fowler & Glenn W. Most. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1994.
LAUSBERG, Heinrich. Manual de Retórica Literária. Madrid, Gredos, 1983.
LEEMAN, A.D. Orationes ratio. Amsterdam, Hakkert, 1973.
MARINCOLA, John (ed.). A Companion to Greek and Roman Historiography. 2 vols. Oxford, Blackwell, 2007.
MARTIN, René, GAILLARD, Jacques. Les genres littéraires à Rome, préface de Jacques Perret Paris: Nathan: Scodel, 1990.
MARTINS, Paulo. Literatura Latina. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
PLEBE, Armando & EMANUELE, Pietro. Manual de Retórica. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
PLEBE, Armando. Breve historia da retórica antiga, trad. Gilda Naécia Maciel de Barros. São Paulo: Epu, Edusp, 1978.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica, trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SANTOS, Marcos Martinho dos, “Arte dialógica e epistolar segundo as Epístolas morais a Lucílio”. Letras Clássicas, ano 3, nº 3. São Paulo: Humanitas: 1999, pp. 45-93.
 

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