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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0162 - Introdução ao Latim I
Introduction to Latin I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
O objetivo do curso é o estudo introdutório das estruturas morfológicas e sintáticas da língua latina, e das principais relações destas com as da língua portuguesa. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos do ensino do latim, em particular, da fonética e morfologia latina, voltado para o ensino do português.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2851470 - Marcelo Vieira Fernandes
 
Programa Resumido
Os nomes da 1ª e 2ª declinações, da 3ª declinação em consoante, e algumas formas pronominais; as principais formas verbais ativas do sistema do infectum, nas 4 conjugações; introdução a questões sintáticas e morfossintáticas: concordância, aposição e ordem de palavras.
 
 
 
Programa
1. Alfabeto e pronúncia; verbos, 1ª e 2ª conjugações; infinitivo presente, indicativo presente e impe-rativo ativo; composição do léxico português a partir do latim: o verbo: fenômenos gerais da flexão verbal; 1ª e 2ª conjugações do latim vulgar; o infectum latino e o sistema do presente;2. Nomes e casos; 1ª declinação; composição do léxico português a partir do latim: os nomes; a declinação dos temas em -a; sintaxe: concordância dos adjetivos;3. 2ª declinação; nomes masculinos e adjetivos; composição do léxico português a partir do latim: a declinação dos temas em -o; formação do plural; singularia e pluralia tantum; da colocação: a colo-cação das palavras nas orações; aposição; ordem das palavras;4. 2ª declinação dos neutros; adjetivos; indicativo presente de sum; nomes e adjetivos predicativos; adjetivos substantivos;5. 1ª e 2ª conjugações; adjetivos em –er; composição do léxico português a partir do latim: o verbo: fenômenos gerais da flexão verbal; 1ª e 2ª conjugações do latim vulgar; futuro e imperfeito;6. Futuro e indicativo imperfeito; possum: presente, futuro e indicativo imperfeito;7. Nomes da 3ª declinação; mudanças de gênero em nomes da terceira declinação, do latim ao por-tuguês; 8. 3ª conjugação: infinitivo presente, presente, futuro, indicativo imperfeito, imperativo; composição do léxico português a partir do latim: 3ª conjugação do latim vulgar; o infectum latino e o sistema do presente; razões de aparentes irregularidades e anomalias; 9. Demonstrativos: hic, ille, iste; adjetivos em -ius; composição do léxico português a partir do la-tim: os pronomes demonstrativos; 10. 4ª conjugação e verbos em -io da 3ª; composição do léxico português a partir do latim: 3ª conju-gação do latim vulgar; o infectum latino e o sistema do presente; razões de aparentes irregularidades e anomalias.
Problemas e estratégias didáticas do ensino da fonética e morfologia do latim voltado para o ensino da gramática histórica da língua portuguesa. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com língua latina e com história da língua portuguesa).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, proposição e resolução de exercícios, indicação de leituras. Uso de recursos audiovisuais e de tecnologia da informação e comunicação.
Critério
Prova escrita sobre os conteúdos ministrados no semestre. A avaliação poderá também levar em conta a realização de exercícios de morfologia e sintaxe latina pelo aluno, bem como a entrega de fichamen-tos de textos indicados.
Norma de Recuperação
Prova escrita. A avaliação poderá também levar em conta a realização de exercícios de morfologia e sintaxe latina pelo aluno, bem como a entrega de fichamentos de textos indicados
 
Bibliografia
     
ALLEN, J. H.; GREENOUGH, J. B. New latin grammar: for schools and colleges: founded on com-parative grammar. Boston: Ginn, 1931.                                            
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WHEELOCK, Frederic M. Wheelock's Latin Reader: Selections from Latin Literature, 2nd ed., revised by Richard A. LaFleur. [New York:] Collins, 2001.
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WILLIAMS, Edwin Bucher. Do Latim ao Português: fonologia e morfologia históricas da língua portuguesa, trad. Antônio Houaiss 4ª ed. Série Biblioteca Tempo universitário, v. 37. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986.
ZENONI, G. Exercícios de morfologia latina. 3ª ed. Cucujaes: Ed. Missões, 1960. ZENONI, G. Sintaxe latina. 3ª ed. Cucujaes: Ed. Missões, 1953.
Bibliografia didática:
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HANLIN, J.; LICHTENSTEIN, B. Learning Latin through Mythology. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
LIMA, A. D. Uma estranha língua? Questões de linguagem e de método. São Paulo: Edunesp, 1995.
POLSKY, M. First Latin: a Language Discovery Program. New Jersey: Prentice Hall, 1997.
ROBBINS, E. S.; ASHWORTH, K. R. Discovering Languages. New York: Latin: AMSCO School Publications, 1995.
- “Sites” da internet:
DICIONÁRIOS LATINOS: http://www.tododiccionarios.com/rosetta/latin.html
LATIN DICTIONARIES: http://www.dmoz.org/Reference/Dictionaries/World_Languages/L/Latin/
LEARN LATIN: http://learn101.org/latin.php
LINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.html
PERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/
 

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