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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0163 - Introdução ao Latim II
Introduction to Latin II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
O objetivo do curso é a continuação do estudo introdutório das estruturas morfológicas e sintáticas da língua latina, iniciado em “Introdução ao Latim I”, e das principais relações destas estruturas com as da língua portuguesa. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos do ensino do latim, em particular, da sintaxe latina, voltado para o ensino do português.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2851470 - Marcelo Vieira Fernandes
 
Programa Resumido
Nomes da 3ª declinação em vogal e da 4ª declinação, inclusive os pronomes pessoais, reflexivos, possessivos, relativos e interrogativos; as principais formas verbais passivas do sistema do infectum, as formas ativas e passivas do sistema do perfectum; os numerais; a sintaxe básica do genitivo e do ablativo.
 
 
 
Programa
1. Pronomes pessoais: ego, tu, is; demonstrativos: is e idem; composição do léxico português a par-tir do latim: os pronomes pessoais e os demonstrativos;2. Sistema do perfeito ativo de todos os verbos; composição do léxico português a partir do latim: o perfectum latino: formações fracas e fortes; modificação de radicais verbais; conservação de pretéri-tos fortes; o particípio; conjugação antiga e moderna de alguns verbos;3. Pronomes reflexivos e possessivos; composição do léxico português a partir do latim: os prono-mes possessivos;4. Nomes de tema em -i da 3ª declinação; ablativos: de meio, companhia e modo; composição do léxico português a partir do latim: os nomes; as três declinações do latim vulgar; sobrevivência do acusativo e dos demais casos; os advérbios: de lugar, de tempo, de intensidade, de modo, de afirma-ção e negação, de designação; da ligação das palavras na oração: os nomes, verbos, advérbios, con-junções e preposições;5. Numerais: genitivo partitivo; genitivo e ablativo com numerais cardinais; ablativo de tempo; com-posição do léxico português a partir do latim: particularidades das preposições: preposições que substituem casos latinos;6. Adjetivos da 3ª declinação; composição do léxico português a partir do latim: os adjetivos; flexão e gêneros; os adjetivos biformes e uniformes;7. Pronome relativo; composição do léxico português a partir do latim: os pronomes relativos; as orações relativas, as orações substantivas, a interrogação indireta;8. 1ª e 2ª conjugações: voz passiva do sistema do presente; ablativo de agente; composição do léxico português a partir do latim: 1ª e 2ª conjugações do latim vulgar; o infectum latino e o sistema do presente; razões de aparentes irregularidades e anomalias;9. Sistema do perfeito passivo de todos os verbos; pronomes interrogativos e adjetivos; o perfectum latino: formações fracas e fortes; modificação de radicais verbais; conservação de pretéritos fortes; o particípio; criações românicas: formas passivas analíticas; 10. 4ª declinação; ablativos: de lugar de origem e de separação; composição do léxico português a partir do latim: as três declinações do latim vulgar; sobrevivência do acusativo e dos demais casos; preposições que substituem os casos dativo e acusativo do latim.
Problemas e estratégias didáticas do ensino da sintaxe do latim, em particular, da sintaxe dos casos e das formas nominais do verbo, voltado para o ensino da gramática histórica da língua portuguesa. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com língua latina e com história da língua portuguesa).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, proposição e resolução de exercícios, indicação de leituras. Uso de recursos audiovisuais e de tecnologia da informação e comunicação.
Critério
Prova escrita sobre os conteúdos ministrados no semestre. A avaliação poderá também levar em conta a realização de exercícios de morfologia e sintaxe latina pelo aluno, bem como a entrega de fichamentos de textos indicados.
Norma de Recuperação
Prova escrita. A avaliação poderá também levar em conta a realização de exercícios de morfologia e sintaxe latina pelo aluno, bem como a entrega de fichamentos de textos indicados.
 
Bibliografia
     
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Bibliografia didática:
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POLSKY, M. First Latin: a Language Discovery Program. New Jersey: Prentice Hall, 1997.
ROBBINS, E. S.; ASHWORTH, K. R. Discovering Languages. New York: Latin: AMSCO School Publications, 1995.
- “Sites” da internet:
DICIONÁRIOS LATINOS: http://www.tododiccionarios.com/rosetta/latin.html
LATIN DICTIONARIES: http://www.dmoz.org/Reference/Dictionaries/World_Languages/L/Latin/
LEARN LATIN: http://learn101.org/latin.php
LINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.html
PERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/
 

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