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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0176 - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa I
Comparative Studies in Lusophone Literatures I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos e alunas a apreensão de critérios e conceitos para o comparatismo entre as literaturas de língua portuguesa, através da aproximação entre suas produções artísticas, poéticas, ficcionais e em diversos suportes midiáticos;
Problematizar conceitos tradicionais dos estudos literários e revelar, via comparatismo de textos escritos em português, imbricações entre estética e ideologia;
Contribuir com a efetivação da Lei 11.634/08 a partir da leitura de textos das literaturas africanas e negra/ afro-brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
70893 - Benjamin Abdala Junior
5763421 - Emerson da Cruz Inacio
992985 - Fabiana Buitor Carelli
1779515 - Rosangela Sarteschi
1764978 - Vima Lia de Rossi Martin
 
Programa Resumido
Critérios para o comparatismo literário; o comparatismo literário Brasil/Portugal/África de língua portuguesa; literatura, colonialismo, pós colonialismo e anticolonialismo; literatura e identidade; a teoria na prática: poesia; a teoria na prática: conto; a teoria na prática: romance; Lei 11.645/08.
 
 
 
Programa
Comparatismo e literatura;
Literatura comparada, literaturas nacionais e literatura geral;
Macrossistema literário de língua portuguesa;
Cânone, tradição e ruptura;


Lusofonia(s), hibridismo cultural, transculturação e mestiçagem;
Colonialismo, pós-colonialismo e anticolonialismo: estudos e proposições;

Relações transatlânticas: heranças, apagamentos, confrontos e impasses; 
Escritas da diferença;
Lei 11.645/08 e educação para as relações étnico-raciais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas;
Discussões coletivas;
Exibição de filmes;
Audição de músicas, poemas e entrevistas;
Seminários.
Critério
A aprendizagem será aferida mediante a elaboração de fichamentos, seminários, provas e/ou monografia, a critério dos docentes.Serão aprovados os alunos que obtiverem média cinco ou superior a cinco no conjunto das atividades propostas como avaliação de desempenho.
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante plano de estudo, compreendendo, a critério dos docentes, elaboração ou reelaboração de trabalhos escritos e/ou realização de prova oral e/ou escrita. O estabelecimento final dos resultados de aproveitamento, para fins de nova, dar-se-á até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ABDALA Jr., Benjamin (org.). Estudos comparados: teoria, crítica e metodologia. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.
__________. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no século XX. São Paulo: Ática, 2007.
_____. De Voos e Ilhas: Literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê, 2003.
AGUIAR, Flávio e VASCONCELOS, Sandra Guardini (orgs.). Angel Rama: literatura e cultura na América Latina. São Paulo: EDUSP, 2001.
ARENAS, Fernando. África lusófona: além da independência. São Paulo: Edusp, 2019.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CARVALHAL, T. & COUTINHO, E. (org.). Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
CASTELO, Claudia. O modo português de estar no mundo – o luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933-1961). Porto: Ed. Afrontamento, 2011.
CHAVES, Rita. Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. São Paulo: Ateliê, 2005.
CONVERGÊNCIA LUSÍADA. Brasil e Portugal: 500 anos de enlaces e desenlaces. Vol. 2. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 2001.
CRISTÓVÃO, Fernando. Cruzeiro do Sul, a Norte: Estudos Luso-Brasileiros. Lisboa: INCM, 2005.
FANON, Frantz. Peles negras, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
_________. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
FERREIRA, Manuel. O discurso no percurso africano. Lisboa: Plátano, 1989.
LOURENÇO, Eduardo. A nau de Ícaro. Lisboa: Gradiva, 1999.
_____________. Do colonialismo como nosso impensado. Prefácio de Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi. Lisboa: Gradiva, 2014.
Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
PORTUGAL, Francisco Salinas. O texto nas margens: ensaios de literaturas em língua portuguesa. Santiago de Compostela: Laiovento, 1997.
RAMALHO, Maria Irene & RIBEIRO, António de Souza. Entre ser e estar: raízes, percursos e discursos de Identidade. Porto: Afrontamento, 2002.
SANCHES, Manuela Ribeiro (org.). Malhas que o Império tecem – textos anticoloniais, contextos pós-coloniais. Lisboa: Edições 70, 2012.



SANTILLI, Maria Aparecida. Paralelas e tangentes entre literaturas de língua portuguesa. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
WEINNHARDT, M. & CARDOZO, M. Centro, centros: literatura e literatura comparada em discussão. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
 

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