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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0177 - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa II
Comparative Studies in Lusophone Literatures II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos e alunas a compreensão do fenômeno da circulação de repertórios temáticos e formais entre a literatura brasileira e as literaturas africanas de língua portuguesa. 
Analisar e interpretar, a partir de uma perspectiva comparativa e interdisciplinar, as marcas da cultura brasileira em poemas e narrativas das literaturas africanas de língua portuguesa;
Analisar e interpretar, a partir de uma perspectiva comparativa e interdisciplinar, produções da literatura negra brasileira/ afro-brasileira;
Contribuir com a efetivação da Lei 11.634/08 a partir da leitura de textos das literaturas africanas e negra/ afro-brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
70893 - Benjamin Abdala Junior
5763421 - Emerson da Cruz Inacio
992985 - Fabiana Buitor Carelli
1779515 - Rosangela Sarteschi
1764978 - Vima Lia de Rossi Martin
 
Programa Resumido
O comparatismo literário Brasil/África de língua portuguesa; literatura e colonialismo, pós-colonialismo e anticolonialismo; literatura e identidade; formação das literaturas africanas de língua portuguesa; literatura negra/ afro-brasileira; Lei 11.645/08.
 
 
 
Programa
Critérios para o comparatismo literário; 
Macrossistema literário de língua portuguesa;
Comparatismo literário Brasil/África de língua portuguesa; 
Literatura e afirmação nacional nos países africanos colonizados por Portugal;
A circulação de ideias, ideologias e experiências culturais através do Atlântico;
A presença da cultura brasileira na formação das literaturas africanas de língua portuguesa; 
Literatura a afrodescendência no Brasil: cânone e margens;
Escritas da diferença
Lei 11.645/08 e educação para as relações étnico-raciais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; Exibição de filmes ficcionais e/ou documentais; Audição de músicas, poemas e entrevistas; Discussões coletivas; Seminários.
Critério
A aprendizagem será aferida mediante a elaboração de fichamentos, seminários, provas e/ou trabalhos monográficos, a critério da/o docente. Serão aprovadas/os as/os alunas/os que obtiverem média cinco ou superior a cinco no conjunto das atividades propostas como avaliação de desempenho.
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante plano de estudo, compreendendo, a critério da/o docente, elaboração ou reelaboração de trabalhos escritos e/ou realização de prova oral e/ou escrita. O estabelecimento final dos resultados de aproveitamento, para fins de nota, dar-se-á até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ABDALA Jr., Benjamin. De vôos e ilhas. Literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê, 2003.
BARBOSA, Lucia Maria de Assunção. “O personagem negro na literatura brasileira: uma abordagem crítica”. In ABRAMOWICZ, A., BARBOSA, L.M.A. e SILVÉRIO, V.R (orgs.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006.
CADERNOS NEGROS. Os melhores poemas. São Paulo: Quilombhoje, 1998.
CANDIDO, Antonio. “A personagem do romance”. In A personagem de ficção (org. CANDIDO et al.). São Paulo: Perspectiva, 2005.
CHAVES, Rita. “Imagens da utopia: o Brasil e as literaturas africanas de língua portuguesa” In Angola e Moçambique. ABDALA Jr., Benjamin (org.). Estudos comparados: teoria, crítica e metodologia. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.
____________. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no século XX. São Paulo: Ática, 2007.
ARENAS, Fernando. África lusófona. Além da independência. São Paulo: Edusp, 2019.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
CADERNOS NEGROS. Os melhores poemas. São Paulo: Quilombhoje, 1998.
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas, 1996.
CHAVES, Rita. Angola e Moçambique. Experiência colonial e territórios literários. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2005.
COSTA e SILVA, Alberto da. Um rio chamado Atlântico: a África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Editora UFRJ, 2003.
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DUARTE, Eduardo de Assis. “Por um conceito de literatura afro-brasileira”. In: Literatura e afrodescendência no Brasil; antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, vol.4.
QUILOMBHOJE. Reflexões sobre a literatura afro-brasileira. São Paulo: Quilombhoje, 1985.
LOURENÇO, Eduardo. Do colonialismo como nosso impensado. Prefácio de Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi. Lisboa: Gradiva, 2014.



MACÊDO, Tania Celestino de. “A presença da literatura brasileira na formação dos sistemas literários dos países africanos de língua portuguesa”. Revista Via Atlântica n.13, 2008, p.123-151.
Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
SANCHES, Manuela Ribeiro (org.). Malhas que o Império tecem – textos anticoloniais, contextos pós-coloniais. Lisboa: Edições 70, 2012.
SANTILLI, Maria Aparecida. “Ecos do modernismo brasileiro (entre africanos)”. In: Africanidade. Contornos literários. São Paulo: Ática, 1985.
SOUZA, Florentina da Silva. Afro-descendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
 

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