A disciplina tem como objetivo o estudo da literatura brasileira da primeira metade do século XX, a partir das questões trazidas pelo modernismo, tais como o experimentalismo artístico e as interpretações do Brasil. A disciplina desenvolve habilidades necessárias para a formação do professor de Letras, como a capacidade de exposição oral articulada, a habilidade em contextualizar textos historicamente, a comparação de diferentes perspectivas críticas e a capacidade de expressão escrita de reflexões próprias.
Análise e interpretação de obras do período, com ênfase nos seguintes autores: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.
A escolha das obras a serem lidas, a ênfase a ser dada a cada um dos escritores e a inclusão de outros autores e obras do período serão definidas pelo ministrante da disciplina e detalhadas nos programas dos cursos.
Bosi, Alfredo. Céu, Inferno. São Paulo, Ática, 1988.BRITO, Mário da Silva. História do Modernismo Brasileiro. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1997.CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2008.LAFETÁ, João Luiz. 1930: A Crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000. (Col. Espírito Crítico).MORAES, Marcos Antonio de. (Org.). Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: Edusp/IEB, 2000.SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas Latino-americanas: Polêmicas, Manifestos e Textos Críticos. São Paulo, Edusp/ Iluminuras/Fapesp, 1995.TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. 23a ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.Sobre Mário de Andrade__________________. Macunaíma. O Herói sem Nenhum Caráter. Edición Crítica. Telê Ancona Porto Lopez, coordinadora. 2a ed. Madrid; Paris; México; Buenos Aires; São Paulo; Rio de Janeiro; Lima; ALLCA XX, 1996.__________________ Aspectos da Literatura Brasileira. 5a ed., São Paulo, Martins Fontes, 1974.LAFETÁ, João Luiz. Figuração da Intimidade.São Paulo, Martins Fontes, 1986.LOPEZ, Telê Porto Ancona. Mário de Andrade: Ramais e Caminho. São Paulo, Livraria Duas Cidades, 1972.PROENÇA, Cavalcanti. Roteiro de Macunaíma. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1969.ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto. 3. ed. , São Paulo, Perspectiva, 1976.SCHWARZ, Roberto. A Sereia e o Desconfiado. 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.SOUZA, Gilda de Mello e. O Tupi e o Alaúde: Uma Interpretação de Macunaíma. São Paulo, Ed. 34, 2003 (Col. Espírito Crítico).WISNIK, José Miguel. Coro dos contrários. A música em torno da semana de 22. São Paulo, Duas Cidades, 1977.Sobre Oswald de AndradeCAMPOS, Haroldo de. “Uma Poética da Radicalidade”. Em Pau-Brasil, de Oswald de Andrade. São Paulo: Globo: Secretaria do Estado da Cultura, 1990. (Obras Completas de Oswald de Andrade).___________________. “Miramar na Mira”. Em Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, 12. ed., São Paulo: Globo, 1999 CANDIDO, Antonio. “Estouro e Libertação”. Em Brigada Ligeira e Outros Escritos. São Paulo, Unesp, 1992.FONSECA, Maria Augusta. Oswald de Andrade. Rio de Janeiro, ed. Globo, 2007.LIMA, Luis Costa. “Oswald Poeta” Em Pensando nos Trópicos. Rio de Janeiro, Rocco, 1996.NUNES, Benedito. Oswald Canibal. São Paulo, Perspectiva, 1979.SCHWARZ, Roberto. “A Carroça, o Bonde e o Poeta Modernista”. Em Que Horas São?. São Paulo, Cia das Letras, 1987.Sobre Manuel BandeiraARRIGUCCI Jr. Davi. Humildade, Paixão e Morte. A Poesia de Manuel Bandeira. São Paulo, Cia das Letras, 1990.BRAYNER, Sônia (Org.). Manuel Bandeira. Fortuna Crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1980.CASTAÑON, Júlio. Por que ler Bandeira?. Rio de Janeiro, Ed. Globo, 2008.ROSENBAUM, Yudith. Manuel Bandeira: Uma Poesia da Ausência. São Paulo: Edusp; Rio de Janeiro :Imago, 1993.MOURA, Murilo Marcondes de. Manuel Bandeira. São Paulo: Publifolha, 2001.Sobre Carlos Drummond de AndradeARRIGUCCI Jr., Davi. Coração Partido. São Paulo: Cosac Naify, 2002.BISCHOF, Betina. A razão da recusa. São Paulo: Nankin, 2005. BOSI, Alfredo. “ ‘A máquina do mundo’ entre o símbolo e a alegoria”. In: Céu/inferno. São Paulo: Duas cidades/34, p. 99-122.BRAYNER, Sonia (Org.). Carlos Drummond de Andrade. Fortuna crítica. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 1978.CAMILO, Vagner. Da Rosa do povo à Rosa das trevas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.CANÇADO, José Maria. Os sapatos de Orfeu. São Paulo: Scritta, 1993.CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2004.GLEDSON, John. Poesia e poética de Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Duas Cidades, 1981.MERQUIOR, José Guilherme. Verso/universo em Drummond. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.SIMON, Iumna Maria. Drummond: Uma poética do risco. São Paulo: Ática, 1978.VILLAÇA, Alcides. Passos de Drummond. São Paulo: Cosac Naify. 2006; Bibliografia referente à formação de professoresBOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo, Cultrix, 1997.BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. 24 (9): 803-809, set, 72.CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1985.CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.Websites: http://www.dominiopublico.gov.brhttp://www.literaturabrasileira.ufsc.br http://www.gutenberg.orghttp://bndigital.bn.br/acervo-digital/