A disciplina tem como objetivo o estudo da literatura brasileira do segundo momento do século XX, com base no exame de obras, autores, gêneros e questões significativas da produção literária no período. Este estudo busca considerar tanto a consolidação e expansão do projeto modernista, bem como as especificidades de um novo contexto cultural que se desdobra em manifestações contemporâneas. A disciplina desenvolve habilidades necessárias para a formação do professor de Letras, como a interpretação de textos fragmentários, a reflexão filosófica e social sobre a linguagem, a compreensão das relações entre tradição e modernidade, a pesquisa bibliográfica, o aperfeiçoamento da capacidade de leitura de textos complexos e da expressão escrita.
Análise e interpretação de obras do período, com ênfase nos seguintes autores: Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto.
A escolha das obras a serem lidas, a ênfase a ser dada a cada um dos escritores e a inclusão de outros autores e obras do período serão definidos pelo ministrante da disciplina e detalhadas nos programas dos cursos.
Sobre Clarice LispectorARÊAS, Vilma. Clarice Lispector com a ponta dos dedos. São Paulo, Cia das Letras, 2005.CANDIDO, Antonio.Vários Escritos. 2. ed. São Paulo, Duas Cidades, 1977. BORELLI, Olga. Esboço para um Possível Retrato. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981. GOTLIB, N. B. Clarice: Uma Vida que se Conta. 2. ed. São Paulo, Ática. 1995. VVAA, Remate de Males (Org. Vilma Arêas e Berta Waldman), Campinas, 9, 1989, pp. 21-29. NUNES, Benedito. O Drama da Linguagem: Uma Leitura de Clarice Lispector. São Paulo, Ática, 1989. ____________. (Org). A Paixão Segundo G.H. Edición Crítica. Paris/ Brasília, ALLCA XX, 1996. PONTIERI, Regina Lúcia. Clarice Lispector: Uma Poética do Olhar. São Paulo, Ateliê, 1999. ROSENBAUM, Yudith. Metamorfoses do Mal. Uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo, Edusp/Fapesp, 1999.SCHWARZ, Roberto. A Sereia e o Desconfiado. Ensaios Críticos. 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981. SOUZA, Gilda de Melo e. Em Exercícios de Leitura. 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