O curso de Língua Latina IV tem por objetivo aprofundar os conhecimentos de alunos que já completaram os cursos anteriores de Língua Latina, intensificando a leitura e a tradução de textos literários latinos e examinando em profundidade o sistema verbal latino. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos do ensino do sistema de aspectos verbais do latim a alunos que falam língua em que o aspecto não é morfologicamente marcado.
O curso amplia o estudo da oratória ciceroniana e apresenta a prosa historiográfica, abordando questões históricas e culturais e tratando dos tempos e modos verbais latinos. Há uma introdução ao período composto por subordinação.
Mais-que-perfeito do indicativo ativo; verbos na voz passiva; revisão do modo indicativo; particípio presente; mais-que-perfeito do subjuntivo (ativo, passivo e depoente); presente e imperfeito do subjuntivo; usos do subjuntivo; infinitivo histórico; futuro perfeito do indicativo.Sistematização do ablativo absoluto e do locativo.Pronomes relativos; numerais.Orações subordinadas substantivas; orações subordinadas condicionais, adjetivas, consecutivas e finais.Questões poéticas da língua latina (introdução à métrica e a elementos retóricos).Tradução de textos adaptados de Cícero, Salústio e Júlio César.Problemas e estratégias didáticas do ensino dos radicais do “infectum” e do “perfectum” do latim. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com língua latina e com história da língua portuguesa).
ALLEN, J. H.; GREENOUGH, J. B. New latin grammar. Boston: Ginn and Company, 1931.BESSELAAR, J J van den. Propylaeum latinum. São Paulo: Herder, 1960.CARDOSO, Z. A. Iniciação ao Latim. São Paulo: Ática, 2006.CART, A. et alii. Gramática Latina. São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.FARIA, E. Dicionário Escolar Latino-Português. Rio de Janeiro: MEC-FENAME,s/d/FARIA, E. Gramática Superior da Língua Latina. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1958.JONES, P. & SIDWELL, K. Reading Latin. Cambridge: CUP, 1990.LEWIS & SHORT. A Latin dictionary. Oxford: Clarendon, 1989.REZENDE, A. e BIANCHET, S. Dicionário do Latim Essencial. Belo Horizonte: Crisálida/ Tessitura, 2005.RIEMANN, Othon. Syntaxe latine d'après les principes de la Grammaire historique. 7e éd / revue par A. Ernout. Paris: Klincksieck, 1942RUBIO, L. Nueva gramatica latina. Madrid: Coloquio, 1990.SARAIVA, F.R. dos Santos. Novíssimo dicionário Latino-Português. Rio de Janeiro: Garnier, 1993.TORRINHA, F. Dicionário Latino-Português. Porto: Gráficos Reunidos, 1985.Bibliografia didática:FARIA, E. Introdução à didática do latim. Rio de Janeiro: FNF, 1959.HANLIN, J.; LICHTENSTEIN, B. Learning Latin through Mythology. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.LIMA, A. D. Uma estranha língua? Questões de linguagem e de método. São Paulo: Edunesp, 1995.POLSKY, M. First Latin: a Language Discovery Program. New Jersey: Prentice Hall, 1997.ROBBINS, E. S.; ASHWORTH, K. R. Discovering Languages. New York: Latin: AMSCO School Publications, 1995.- “Sites” da internet:DICIONÁRIOS LATINOS: http://www.tododiccionarios.com/rosetta/latin.htmlLATIN DICTIONARIES: http://www.dmoz.org/Reference/Dictionaries/World_Languages/L/Latin/LEARN LATIN: http://learn101.org/latin.phpLINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.htmlPERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/