Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0246 - Língua Latina IV
FLC0246 Classical Latin - level 4

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
O curso de Língua Latina IV tem por objetivo aprofundar os conhecimentos de alunos que já completaram os cursos anteriores de Língua Latina, intensificando a leitura e a tradução de textos literários latinos e examinando em profundidade o sistema verbal latino. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos do ensino do sistema de aspectos verbais do latim a alunos que falam língua em que o aspecto não é morfologicamente marcado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
467529 - Adriano Scatolin
2086549 - José Eduardo dos Santos Lohner
3190350 - Pablo Schwartz Frydman
1865525 - Ricardo da Cunha Lima
 
Programa Resumido
O curso amplia o estudo da oratória ciceroniana e apresenta a prosa historiográfica, abordando questões históricas e culturais e tratando dos tempos e modos verbais latinos. Há uma introdução ao período composto por subordinação.
 
 
 
Programa
Mais-que-perfeito do indicativo ativo; verbos na voz passiva; revisão do modo indicativo; particípio presente; mais-que-perfeito do subjuntivo (ativo, passivo e depoente); presente e imperfeito do subjuntivo; usos do subjuntivo; infinitivo histórico; futuro perfeito do indicativo.Sistematização do ablativo absoluto e do locativo.Pronomes relativos; numerais.Orações subordinadas substantivas; orações subordinadas condicionais, adjetivas, consecutivas e finais.Questões poéticas da língua latina (introdução à métrica e a elementos retóricos).Tradução de textos adaptados de Cícero, Salústio e Júlio César.
Problemas e estratégias didáticas do ensino dos radicais do “infectum” e do “perfectum” do latim. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com língua latina e com história da língua portuguesa).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e/ou dialogadas; e/ou estudo dirigido; e/ou resolução de exercícios; e/ou tradução de textos. Uso de recursos audiovisuais e de tecnologia da informação e comunicação.
Critério
A avaliação dos alunos levará em conta os resultados das provas e/ou a realização de exercícios e trabalhos, e/ou a participação nas aulas.
Norma de Recuperação
Conforme norma vigente, terá direito a recuperação o aluno que alcançar a média mínima 3,0 (e abaixo de 5,0) no período letivo normal. A recuperação se fará mediante trabalho e/ou prova escrita (e/ou outros instrumentos, equivalentes aos utilizados no período letivo) em torno do programa desenvolvido durante o semestre. A média final do aluno será o resultado de uma média ponderada, em que a nota anterior terá peso 1 e a nota obtida na recuperação terá peso 3, isto é, a nota inicial corresponde a 25 % da média final.
 
Bibliografia
     
ALLEN, J. H.; GREENOUGH, J. B. New latin grammar. Boston: Ginn and Company, 1931.
BESSELAAR, J J van den. Propylaeum latinum. São Paulo: Herder, 1960.
CARDOSO, Z. A. Iniciação ao Latim. São Paulo: Ática, 2006.
CART, A. et alii. Gramática Latina. São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.
FARIA, E. Dicionário Escolar Latino-Português. Rio de Janeiro: MEC-FENAME,s/d/
FARIA, E. Gramática Superior da Língua Latina. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1958.
JONES, P. & SIDWELL, K. Reading Latin. Cambridge: CUP, 1990.LEWIS & SHORT. A Latin dictionary. Oxford: Clarendon, 1989.
REZENDE, A. e BIANCHET, S. Dicionário do Latim Essencial. Belo Horizonte: Crisálida/ Tessitura, 2005.
RIEMANN, Othon. Syntaxe latine d'après les principes de la Grammaire historique. 7e éd / revue par A. Ernout. Paris: Klincksieck, 1942
RUBIO, L. Nueva gramatica latina. Madrid: Coloquio, 1990.
SARAIVA, F.R. dos Santos. Novíssimo dicionário Latino-Português. Rio de Janeiro: Garnier, 1993.
TORRINHA, F. Dicionário Latino-Português. Porto: Gráficos Reunidos, 1985.
Bibliografia didática:
FARIA, E. Introdução à didática do latim. Rio de Janeiro: FNF, 1959.
HANLIN, J.; LICHTENSTEIN, B. Learning Latin through Mythology. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
LIMA, A. D. Uma estranha língua? Questões de linguagem e de método. São Paulo: Edunesp, 1995.
POLSKY, M. First Latin: a Language Discovery Program. New Jersey: Prentice Hall, 1997.
ROBBINS, E. S.; ASHWORTH, K. R. Discovering Languages. New York: Latin: AMSCO School Publications, 1995.
- “Sites” da internet:
DICIONÁRIOS LATINOS: http://www.tododiccionarios.com/rosetta/latin.html
LATIN DICTIONARIES: http://www.dmoz.org/Reference/Dictionaries/World_Languages/L/Latin/
LEARN LATIN: http://learn101.org/latin.php
LINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.html
PERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/
 

Clique para consultar os requisitos para FLC0246

Clique para consultar o oferecimento para FLC0246

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP