O curso de Língua Latina V tem por objetivo concluir o estudo do período composto e do modo verbal subjuntivo, introduzindo o aluno na análise gramatical, estilística e literária da poesia latina. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos do ensino das formas nominais do verbo latino a alunos cuja língua forma e constrói essas formas diferentemente.
O curso completa o exame da gramática latina, concluindo o estudo do modo subjuntivo verbal e do período composto. Há uma introdução à poesia latina.
Gerúndio e gerundivo. Particípio perfeito e recapitulação sistematizada do particípio.Conjunções subordinativas.Perfeito do subjuntivo.Período composto e orações subordinadas.Tradução de textos adaptados de Cícero, Salústio e Júlio César.Leitura, análise e tradução de poemas de Catulo e Virgílio.Problemas e estratégias didáticas do ensino da morfologia e sintaxe do particípio, infinitivo, gerúndio e gerundivo, supino do latim. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com língua latina e com história da língua portuguesa).
ALLEN, J. H.; GREENOUGH, J. B. New latin grammar. Boston: Ginn and Company, 1931.BESSELAAR, J J van den. Propylaeum latinum. São Paulo: Herder, 1960.BLATT, F. Précis de syntaxe latine. Lyon: IAC, 1952.CART, A. et alii. Gramática Latina. São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.ERNOUT, A.; THOMAS, F. Syntaxe latine. Paris: Klincksieck, 2002.FARIA, E. Dicionário Escolar Latino-Português. Rio de Janeiro., MEC-FENAME, s/d/FARIA, E. Gramática Superior da Língua Latina. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1958.GAFFIOT, F. Dictionnaire illustré latin-français. Paris: Hachette, 1979.JONES, P. & SIDWELL, K. Reading Latin. Cambridge: CUP, 1990.LEWIS & SHORT. A Latin dictionary. Oxford: Clarendon, 1989.REZENDE, A. e BIANCHET, S. Dicionário do Latim Essencial. Belo Horizonte: Crisálida/ Tessitura, 2005.RIEMANN, Othon. Syntaxe latine d'après les principes de la Grammaire historique. 7e éd / revue par A. Ernout. Paris: Klincksieck, 1942RUBIO, L. Nueva gramatica latina. Madrid: Coloquio, 1990.RUBIO, L. Introducción a la sintaxis estructural del latín. Barcelona: Editorial Ariel, 1966. SARAIVA, F.R. dos Santos. Novíssimo dicionário Latino-Português. Rio de Janeiro: Garnier, 1993.TORRINHA, F. Dicionário Latino-Português. Porto: Gráficos Reunidos, 1985.TRAINA, Alfonso. Propedeutica al latino universitario. Bologna: Pàtron, 1995.Bibliografia didática:FARIA, E. Introdução à didática do latim. Rio de Janeiro: FNF, 1959.HANLIN, J.; LICHTENSTEIN, B. Learning Latin through Mythology. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.LIMA, A. D. Uma estranha língua? Questões de linguagem e de método. São Paulo: Edunesp, 1995.POLSKY, M. First Latin: a Language Discovery Program. New Jersey: Prentice Hall, 1997.ROBBINS, E. S.; ASHWORTH, K. R. Discovering Languages. New York: Latin: AMSCO School Publications, 1995.- “Sites” da internet:DICIONÁRIOS LATINOS: http://www.tododiccionarios.com/rosetta/latin.htmlLATIN DICTIONARIES: http://www.dmoz.org/Reference/Dictionaries/World_Languages/L/Latin/LEARN LATIN: http://learn101.org/latin.phpLINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.htmlPERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/