Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0247 - Língua Latina V
Classical Latin - level 5

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
O curso de Língua Latina V tem por objetivo concluir o estudo do período composto e do modo verbal subjuntivo, introduzindo o aluno na análise gramatical, estilística e literária da poesia latina. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos do ensino das formas nominais do verbo latino a alunos cuja língua forma e constrói essas formas diferentemente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2086549 - José Eduardo dos Santos Lohner
2851470 - Marcelo Vieira Fernandes
63939 - Marcos Martinho dos Santos
2095949 - Marly de Bari Matos
 
Programa Resumido
O curso completa o exame da gramática latina, concluindo o estudo do modo subjuntivo verbal e do período composto. Há uma introdução à poesia latina.
 
 
 
Programa
Gerúndio e gerundivo. Particípio perfeito e recapitulação sistematizada do particípio.Conjunções subordinativas.Perfeito do subjuntivo.Período composto e orações subordinadas.Tradução de textos adaptados de Cícero, Salústio e Júlio César.Leitura, análise e tradução de poemas de Catulo e Virgílio.
Problemas e estratégias didáticas do ensino da morfologia e sintaxe do particípio, infinitivo, gerúndio e gerundivo, supino do latim. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com língua latina e com história da língua portuguesa).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e/ou dialogadas; e/ou estudo dirigido; e/ou tradução de textos; e/ou resolução de exercícios; e/ou orientação de pesquisas. Uso de recursos audiovisuais e de tecnologia da informação e comunicação.
Critério
A avaliação dos alunos levará em conta os resultados das provas e/ou a realização de exercícios e trabalhos, e/ou a participação nas aulas.
Norma de Recuperação
Conforme norma vigente, terá direito a recuperação o aluno que alcançar a média mínima 3,0 (e abaixo de 5,0) no período letivo normal. A recuperação se fará mediante trabalho e/ou prova escrita (e/ou outros instrumentos, equivalentes aos utilizados no período letivo) em torno do programa desenvolvido durante o semestre. A média final do aluno será o resultado de uma média ponderada, em que a nota anterior terá peso 1 e a nota obtida na recuperação terá peso 3, isto é, a nota inicial corresponde a 25 % da média final.
 
Bibliografia
     
ALLEN, J. H.; GREENOUGH, J. B. New latin grammar. Boston: Ginn and Company, 1931.
BESSELAAR, J J van den. Propylaeum latinum. São Paulo: Herder, 1960.
BLATT, F. Précis de syntaxe latine. Lyon: IAC, 1952.
CART, A. et alii. Gramática Latina. São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.
ERNOUT, A.; THOMAS, F. Syntaxe latine. Paris: Klincksieck, 2002.
FARIA, E. Dicionário Escolar Latino-Português. Rio de Janeiro., MEC-FENAME, s/d/
FARIA, E. Gramática Superior da Língua Latina. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1958.
GAFFIOT, F. Dictionnaire illustré latin-français. Paris: Hachette, 1979.
JONES, P. & SIDWELL, K. Reading Latin. Cambridge: CUP, 1990.
LEWIS & SHORT. A Latin dictionary. Oxford: Clarendon, 1989.
REZENDE, A. e BIANCHET, S. Dicionário do Latim Essencial. Belo Horizonte: Crisálida/ Tessitura, 2005.
RIEMANN, Othon. Syntaxe latine d'après les principes de la Grammaire historique. 7e éd / revue par A. Ernout. Paris: Klincksieck, 1942
RUBIO, L. Nueva gramatica latina. Madrid: Coloquio, 1990.
RUBIO, L. Introducción a la sintaxis estructural del latín. Barcelona: Editorial Ariel, 1966. SARAIVA, F.R. dos Santos. Novíssimo dicionário Latino-Português. Rio de Janeiro: Garnier, 1993.
TORRINHA, F. Dicionário Latino-Português. Porto: Gráficos Reunidos, 1985.
TRAINA, Alfonso. Propedeutica al latino universitario. Bologna: Pàtron, 1995.
Bibliografia didática:
FARIA, E. Introdução à didática do latim. Rio de Janeiro: FNF, 1959.
HANLIN, J.; LICHTENSTEIN, B. Learning Latin through Mythology. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
LIMA, A. D. Uma estranha língua? Questões de linguagem e de método. São Paulo: Edunesp, 1995.
POLSKY, M. First Latin: a Language Discovery Program. New Jersey: Prentice Hall, 1997.
ROBBINS, E. S.; ASHWORTH, K. R. Discovering Languages. New York: Latin: AMSCO School Publications, 1995.
- “Sites” da internet:
DICIONÁRIOS LATINOS: http://www.tododiccionarios.com/rosetta/latin.html
LATIN DICTIONARIES: http://www.dmoz.org/Reference/Dictionaries/World_Languages/L/Latin/
LEARN LATIN: http://learn101.org/latin.php
LINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.html
PERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/
 

Clique para consultar os requisitos para FLC0247

Clique para consultar o oferecimento para FLC0247

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP