A disciplina visa a aprofundar e sistematizar os diferentes tipos de subordinação latina. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos do ensino do período composto latino a alunos que falam língua em que prevalece a construção paratática sobre a hipotática.
Estudo abrangente e sistemático da sintaxe da subordinação em latim.
Orações completivas no indicativo; orações completivas no subjuntivo; sistematização dos empregos de ut e quod; sistematização das orações reduzidas de infinitivo; orações interrogativas indiretas; orações adverbiais.Problemas e estratégias didáticas do ensino da construção paratática e hipotática e também da justaposição e intercalação de orações da frase latina. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com língua latina e com história da língua portuguesa).
BASSOLS DE CLIMENT, Mariano. Sintaxis latina. 10a ed. Madrid : Consejo Superior de Investigaciones científicas, 1992.BECHARA, Evanildo. Lições de português pela análise sintática. 17. ed. rev., ampliada. Rio de Janeiro : Lucerna, 2005. BESSELAAR, J. J. van den. Propylaeum latinum. São Paulo: Herder, 1960.BIZOS, Marcel. Syntaxe latine. Paris : Vuibert, 1997.CARONE, Flávia de Barros. Subordinação e coordenação: confrontos e contrastes. 6. ed. São Paulo : Ática, 2003.FARIA, Ernesto. Gramática superior da língua latina. Rio de Janeiro : Livraria Acadêmica, 1958.KURY, Adriano da Gama. Novas lições de análise sintática. 7. ed. São Paulo: Ática, 1997. LEWIS & SHORT. A Latin dictionary. Oxford: Clarendon, 1989.LIPPARINI, Giuseppe. Sintaxe latina. Petrópolis: Vozes, 1961.ROCHA LIMA, Carlos Henrique. Gramática normativa da língua portuguesa. 31. ed. Rio de Janeiro : Jose Olympio, 1992. RUBIO, L. Nueva gramatica latina. Madrid: Coloquio, 1990.RUBIO, Lisardo. Introducción a la sintaxis estructural del latín. Barcelona : Ariel, 1966. SARAIVA, F.R. dos Santos. Novíssimo dicionário Latino-Português. Rio de Janeiro: Garnier, 1993.TORRINHA, F. Dicionário Latino-Português. Porto: Gráficos Reunidos, 1985.TOURATIER, Christian. Grammaire latine : introduction linguistique à la langue latine. [Paris] : SEDES, impr. 2008.Bibliografia didática:FARIA, E. Introdução à didática do latim. Rio de Janeiro: FNF, 1959.HANLIN, J.; LICHTENSTEIN, B. Learning Latin through Mythology. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.LIMA, A. D. Uma estranha língua? Questões de linguagem e de método. São Paulo: Edunesp, 1995.POLSKY, M. First Latin: a Language Discovery Program. New Jersey: Prentice Hall, 1997.ROBBINS, E. S.; ASHWORTH, K. R. Discovering Languages. New York: Latin: AMSCO School Publications, 1995.- “Sites” da internet:DICIONÁRIOS LATINOS: http://www.tododiccionarios.com/rosetta/latin.htmlLATIN DICTIONARIES: http://www.dmoz.org/Reference/Dictionaries/World_Languages/L/Latin/LEARN LATIN: http://learn101.org/latin.phpLINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.htmlPERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/