Opção Elegia: Propiciar aos alunos contato com gênero elegíaco, seu desenvolvimento e fixação dentro das práticas letradas romanas, além de apresentar certa visão geral das produções textuais coetâneas ao gênero em questão e das condições sociais e políticas em que ela se desenvolveu. Opção Epigrama: Proporcionar aos alunos contato com a produção epigramática latina, por meio da leitura e interpretação de textos de seus principais cultores e à luz de seus antecessores gregos no gênero. Em ambas as opções: a disciplina pretende discutir os problemas didáticos de ensinar poesia latina de matéria amorosa ou de matéria política, distinguindo entre a prática poética latina, que trata tecnicamente as duas matérias, e a prática poética moderna, que permite a expressão sincera do afeto amoroso, bem como a manifestação engajada da posição política.
Opção Elegia: 1. As origens do gênero elegíaco na Antigüidade Clássicas;2. Cornélio Galo e a Elegia3. Catulo e os carmina da seção elegíaca;4. A elegia erótica romana á época de Augusto; 5. Uma leitura moderna da elegia á luz da produção da Antigüidade ClássicaOpção Epigrama: O curso tem por objetivo o estudo da produção epigramática, sobretudo dos dois principais cultores do gênero em língua latina, Catulo e Marcial, sem se ignorarem outros exemplares epigramáticos transmitidos à posteridade, como aqueles pertencentes à Priapeia Latina.
Opção Elegia: 1. As origens do gênero elegíaco na Antigüidade Clássicas;1.1. Grécia Arcaica: Arquíloco, Mimnermo, Calino e Tirteu; 1.2. Do epigrama á elegia;1.3. Aristóteles e outras preceptivas retóricas gregas e o gênero elegíaco;1.4. O discurso epidítico; 1.5. Docere, mouere e delectare; 1.6. Éthos e páthos; 1.7. A elegia helenística grega: Calímaco e os autores da Antologia Palatina;2. Cornélio Galo e a Elegia 3. Catulo e os carmina da seção elegíaca;3.1.Lepos, leuis, suauis, tener e outros termos de identificação estilística;3.2.Cícero, Horácio, Quitiliano e poesia elegíaca;4. A elegia erótica romana á época de Augusto; 4.1.Propércio; 4.1.1. A poesia de caráter personalizado: os poemas de Cíntia; 4.1.2. A poesia crítica e a crítica da poesia; 4.1.3. A poesia elegíaca e o poder: o mecenato e Augusto; 4.2. Tibulo;4.2.1 A poesia personalizada;4.2.2 Sulpícia; 4.3 Ovídio;4.3.1 A elegia erótica e o caráter didático;5. Uma leitura moderna da elegia á luz da produção da Antigüidade ClássicaOpção Epigrama:1. Breve estudo dos antecedentes gregos no gênero epigramático: origem do gênero e do termo “epigrama”; o caso da Antologia Palatina (coletânea de epigramas em grego datados entre os séculos VII a.C. e VI d.C.); breve apresentação de exemplares epigramáticos gregos.2. A tradição epigramática latina anterior a Catulo e a Marcial.3. Exemplares epigramáticos presentes no Livro de Catulo.4. Estudo da poesia de Marcial: sua influência na posterior definição do gênero; principais vertentes temáticas; metapoesia e intertextualidade; a relação com Catulo e outros predecessores; os livros monotemáticos e os livros de epigramas variados; a relação com a política do século I d.C.; mecanismos textuais de produção de humor e agudeza; o retrato dos costumes e da topografia da Roma imperial.Em ambas opções: problemas e estratégias didáticas do ensino do caráter douto e metapoético da poesia latina que trata as dores do amor e os costumes dos cidadãos. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com literatura latina e com cultura romana).
Opção Elegia:ACCHAR, F. - Lírica e lugar Comum. São Paulo: Edusp. 1992. ADRADOS, F. - Liricos Griegos, Elegiacos y Yambografos Arcaicos. Barcelona 1980. ALLEN, A . "Sincerity and the Roman elegists". In: Classical Philology, 15.1950. ANTOLOGIA PALATINA. Paris: Les Belles Lettres. 1990. ARISTÖTELES - Arte Poética. São Paulo: Abril Cultural. 1973. ________________ - Arte Retórica e Arte Poética. Rio de Janeiro: Tecnoprint. s. d. ________________ - Ética a Nicômaco. Brasília: Edunb. 1992. BOUCHER, J.P. - Études sur Properce. Paris. 1980. BOWRA, C.M. - Early Greek Elegists. Cambridge. 1960. CALÍMACO - Himnos, Epigramas y Fragmentos. Madrid. 1980.CARDOSO, Z. DE ALMEIDA - As Elegias de Propércio: Temática e Composição, São Paulo: FFLCH/USP.1984. CATULO - Poésis. Paris: Les Belles Lettres. 1984. CONTE, G. B. - The Rhetoric of Imitation. Ithaca. 1996. ________________ - Latin Literature: A history. Baltiore 1994. DAY, A - Origins of Latin Love Elegy. Oxford 1938. 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