Fornecer ao estudante uma visão sistemática e histórica da Literatura Portuguesa dos séculos XVIII e XIX, introduzindo o aluno no campo da análise de textos literários neoclássicos e românticos, em seus diversos gêneros. Consolidar os conhecimentos e os referenciais teóricos dos alunos acerca da literatura portuguesa, bem como confrontá-los com o início da literatura moderna em Portugal. Além disso, procura-se capacitar o aluno a refletir sobre os vínculos entre literatura e história, literatura e sociedade, quer em sala de aula, quer na pesquisa acadêmica.
Séculos XVIII e XIX. Aspectos significativos da Literatura Portuguesa: estudo de obras de um ou mais autores.
O curso de Literatura Portuguesa II pretende consolidar os conhecimentos e os referenciais teóricos dos alunos acerca da literatura portuguesa, bem como confrontá-los com o início da literatura moderna em Portugal. Entre as possibilidades de abordagem destacam-se, no século XVIII, a mudança dos paradigmas poéticos nos gêneros líricos e a novela, enquanto a ficção romanesca e a poesia crítica recebem enfoque privilegiado no século XIX.
CARVALHO, M. S. F. Poesia de Agudeza em Portugal. São Paulo: Edusp-Humanitas-Fapesp, 2007.CIDADE, Hernâni. A poesia lírica cultista e conceptista. Lisboa: s.n., 1942.FRANÇA, José-Augusto. O Romantismo em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 1993.GRACIÁN, B. Agudeza y arte de ingenio. Madrid: Castalia, 1987.GRIGERA L.L. Anotações de Quevedo à "Retórica" de Aristóteles. Campinas: Unicamp, 2008.GUINZBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva. 1995.MATOSO, José (dir). História de Portugal. 8 vol. Lisboa: Editorial estampa, 2001.PEREIRA, José Carlos Seabra. História Crítica da Literatura Portuguesa. v. 7. Lisboa/São Paulo: Verbo, 1995.REIS, Carlos, PIRES, Maria da Natividade. História crítica da literatura portuguesa. 2. ed. Lisboa: Verbo, 1999.RIBEIRO, Maria Aparecida. História Crítica da Literatura Portuguesa. v. 6. Lisboa/São Paulo: Verbo, 2000.SARAIVA, António José, LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. Porto: Porto Editora, 2005.WATT, Ian. A ascensão do romance. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.