Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0289 - Leitura e Produção de Textos Escritos
Reading and production of written texts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a competência dos alunos no uso da língua portuguesa tanto no que se refere à leitura de textos como à prática de produção escrita.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
527237 - Beatriz Daruj Gil
 
Programa Resumido
Estudo das estratégias para construção dos sentidos do texto na leitura e na escrita. 
 
 
 
Programa
1-Concepção de leitura; contextos de produção e de uso; interação autor-texto-leitor.                                                                           2-Sistemas de conhecimento envolvidos no processamento textual.  3-Relações texto/contexto.                                                            4-Intertextualidade.                                                                        5-Gêneros discursivos e tipologia textual.                                        6-Referenciação; expressões nominais referenciais.                         7- Coesão e coerência textuais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, aulas práticas e debates.
Critério
Nível de domínio de normas lingüísticas para a produção de diversos tipos de texto.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita mediante trabalho ou prova escrita, no prazo estabelecido pelo departamento.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Maria Lúcia. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.                                                                     BAGNO, Marcos. Preconceito Lingüístico. O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.                              BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1990.                                                  CITELLI, Adilson.  O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 2002.                                                       CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.                                                                       FARACO, Carlos Alberto; MANDRYK, David. Língua Portuguesa. Prática de redação para estudantes universitários. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.  FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.                                                   FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação, 7ed. São Paulo: Ática, 2000.                                                                     FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12 ed. São Paulo: Cortez, 1986.                                             GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação. O que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.                                                           KOCK, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.                                                                       LEITE,  Marli Quadros. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.                                                                  YANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. Trad. Clarisse M. Sabóia.5ed.São Paulo: Martins Fontes, 1983.


 

Clique para consultar os requisitos para FLC0289

Clique para consultar o oferecimento para FLC0289

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP