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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0300 - Literatura Brasileira III
Brazilian Literature III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo o estudo do Romantismo no Brasil com base no exame de obras, autores, gêneros e questões significativas da produção literária entre as décadas de 1830 e 1870. Esse estudo se faz num quadro que contempla as relações do Romantismo com a literatura colonial, com o Romantismo europeu e, também, com o pensamento crítico relativo ao período. A disciplina permite constituir habilidades importantes para a formação do professor de Letras, em especial a capacidade de reflexão histórica e de contextualização, e o aperfeiçoamento de sua expressão escrita. Além disso, aperfeiçoa a capacidade de articular conhecimentos complexos, desenvolve o conhecimento crítico referente a temas políticos importantes, como o indianismo e a escravidão, e propõe uma reflexão por parte do aluno sobre resistência na literatura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
212149 - Cilaine Alves Cunha
2779980 - Joao Roberto Gomes de Faria
3177813 - Vagner Camilo
 
Programa Resumido
Análise e interpretação de obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar.
 
 
 
Programa
A escolha das obras a serem lidas, a ênfase a ser dada a cada um dos escritores e a inclusão de outros autores e obras do período serão definidas pelo ministrante da disciplina e detalhadas nos programas dos cursos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é ministrada em aulas expositivas, podendo incluir seminários, apresentações orais de alunos, leituras orientadas e pesquisa bibliográfica. Poderão eventualmente ser realizadas atividades com o emprego de recursos de tecnologias de informação, como por exemplo consultas a bancos de dados de textos, bibliotecas online, filmes articulados com a disciplina e emprego de softwares didáticos
Critério
1)Prova de aproveitamento sobre questões relacionadas com a matéria
discutida em classe
2)Trabalhos de aproveitamento
3)Seminários sobre a matéria indicada no programa
4)Resenhas críticas sobre os principais ensaios estudados no curso
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante trabalho ou prova escrita, em torno do
programa desenvolvido durante o semestre. As avaliações deverão ser
entregues até uma semana antes da data máxima de retificação de
matrículas, prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 6ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira (Momentos decisivos). 11a ed. Volume único. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007.
_______ O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002.
_______ O discurso e a cidade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
_______ A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
GUINSBURG, J. (org.). O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.
LOBO, Luiza (org.) Teorias poéticas do romantismo. Rio de Janeiro: UFRJ; Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.
PRADO, Décio de Almeida. O drama romântico brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1996.
_______. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo: Perspectiva, 1993.

Sobre Álvares de Azevedo
CAMILO, Vagner. Risos entre pares. São Paulo: Edusp, 1997.
CUNHA, Cilaine Alves. O belo e o disforme: Álvares de Azevedo e a ironia romântica. São Paulo: Edusp, 1998.

Sobre Castro Alves
CANDIDO, Antonio. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CUNHA, Fausto. O Romantismo no Brasil: de Castro Alves a Sousândrade.
Rio de Janeiro: Paz e Terra; Brasília: INL, 1971.
GOMES, Eugênio. Prata de casa: ensaios de literatura brasileira, Editora A Noite, Rio de Janeiro, s/d.
HADDAD, Jamil Almansur. Revisão de Castro Alves, 3 volumes, Editora Saraiva, São Paulo, 1953.
ROSENFLED, Anatol. Letras e leituras. São Paulo: Perspectiva, 1994.
SENNA, Marta de. Uma poética flutuante: ensaio sobre Castro Alves. Lidador, 1980.

Sobre Gonçalves Dias
MERQUIOR, João Guilherme. Razão do poema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965, pp. 41-50.
SUSSEKIND, Flora. Papéis colados, Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002, pp.101-124.
TREECE, David. Exilados, aliados, rebeldes. O movimento indianista, a política indigenista e o Estado-nação imperial. São Paulo: Nankin/Edusp, 2008.

Sobre José de Alencar
FARIA, João Roberto. José de Alencar e o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.
MARCO, Valéria de. O império da cortesã. Lucíola: um perfil de Alencar. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
_________ A perda das ilusões. O romance histórico de José de Alencar. Campinas: Editora Unicamp, 1993.
PONTIERI, Regina. A voragem do olhar. São Paulo: Perspectiva, 1988.
PROENÇA, M. Cavalcanti. Estudos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas – forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Editora 34, 2000.

Sobre Manuel Antônio de Almeida
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 6ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.
CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

Bibliografia referente à formação de professores

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo, Cultrix, 1997.
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. 24 (9): 803-809, set, 72.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1985.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.
Websites:
http://www.dominiopublico.gov.br
http://www.literaturabrasileira.ufsc.br
http://www.gutenberg.org
http://bndigital.bn.br/acervo-digital/


Observação: a bibliografia específica será indicada pelo professor ministrante.
 

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