A disciplina tem como objetivo o estudo do Romantismo no Brasil com base no exame de obras, autores, gêneros e questões significativas da produção literária entre as décadas de 1830 e 1870. Esse estudo se faz num quadro que contempla as relações do Romantismo com a literatura colonial, com o Romantismo europeu e, também, com o pensamento crítico relativo ao período. A disciplina permite constituir habilidades importantes para a formação do professor de Letras, em especial a capacidade de reflexão histórica e de contextualização, e o aperfeiçoamento de sua expressão escrita. Além disso, aperfeiçoa a capacidade de articular conhecimentos complexos, desenvolve o conhecimento crítico referente a temas políticos importantes, como o indianismo e a escravidão, e propõe uma reflexão por parte do aluno sobre resistência na literatura.
Análise e interpretação de obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar.
A escolha das obras a serem lidas, a ênfase a ser dada a cada um dos escritores e a inclusão de outros autores e obras do período serão definidas pelo ministrante da disciplina e detalhadas nos programas dos cursos.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 6ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira (Momentos decisivos). 11a ed. Volume único. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007. _______ O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002._______ O discurso e a cidade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004._______ A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. GUINSBURG, J. (org.). O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1978. LOBO, Luiza (org.) Teorias poéticas do romantismo. Rio de Janeiro: UFRJ; Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.PRADO, Décio de Almeida. O drama romântico brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1996._______. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo: Perspectiva, 1993.Sobre Álvares de Azevedo CAMILO, Vagner. Risos entre pares. São Paulo: Edusp, 1997.CUNHA, Cilaine Alves. O belo e o disforme: Álvares de Azevedo e a ironia romântica. São Paulo: Edusp, 1998.Sobre Castro AlvesCANDIDO, Antonio. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.CUNHA, Fausto. O Romantismo no Brasil: de Castro Alves a Sousândrade. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Brasília: INL, 1971.GOMES, Eugênio. Prata de casa: ensaios de literatura brasileira, Editora A Noite, Rio de Janeiro, s/d.HADDAD, Jamil Almansur. Revisão de Castro Alves, 3 volumes, Editora Saraiva, São Paulo, 1953.ROSENFLED, Anatol. Letras e leituras. São Paulo: Perspectiva, 1994.SENNA, Marta de. Uma poética flutuante: ensaio sobre Castro Alves. Lidador, 1980.Sobre Gonçalves DiasMERQUIOR, João Guilherme. Razão do poema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965, pp. 41-50.SUSSEKIND, Flora. Papéis colados, Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002, pp.101-124.TREECE, David. Exilados, aliados, rebeldes. O movimento indianista, a política indigenista e o Estado-nação imperial. São Paulo: Nankin/Edusp, 2008.Sobre José de AlencarFARIA, João Roberto. José de Alencar e o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.MARCO, Valéria de. O império da cortesã. Lucíola: um perfil de Alencar. São Paulo: Martins Fontes, 1986._________ A perda das ilusões. O romance histórico de José de Alencar. Campinas: Editora Unicamp, 1993.PONTIERI, Regina. A voragem do olhar. São Paulo: Perspectiva, 1988.PROENÇA, M. Cavalcanti. Estudos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971.SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas – forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Editora 34, 2000. Sobre Manuel Antônio de AlmeidaANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 6ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. Bibliografia referente à formação de professoresBOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo, Cultrix, 1997.BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. 24 (9): 803-809, set, 72.CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1985.CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.Websites: http://www.dominiopublico.gov.brhttp://www.literaturabrasileira.ufsc.br http://www.gutenberg.orghttp://bndigital.bn.br/acervo-digital/Observação: a bibliografia específica será indicada pelo professor ministrante.