A disciplina tem como objetivo o estudo da prosa e da poesia produzidas no Brasil entre as décadas de 1870 e 1910, com ênfase na obra de Machado de Assis, em especial nas relações que ela mantém com a produção do período romântico e com o processo histórico-social do país. A critério do professor ministrante, poderão ser contempladas também obras de outros autores, tais como Aluísio Azevedo, Raul Pompéia, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos. Nesta disciplina, o desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação do professor de Letras consolida as funções pedagógicas de disciplinas anteriores de Literatura Brasileira. Ocorre um fortalecimento da capacidade de leitura crítica, motivado por desafios da escrita desse período. São reforçadas as habilidades de expressão escrita e articulação de ideias. FLC 0301 permite a integração de conhecimentos adquiridos em disciplinas anteriores, em favor de uma percepção histórica ampla das transformações da literatura brasileira e de suas relações com a história, o que é muito importante para sua competência profissional.
Análise e interpretação de obras de Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Raul Pompéia, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos.
A escolha das obras a serem lidas, a ênfase a ser dada a cada um dos escritores e a inclusão de outros autores e obras do período serão definidas pelo ministrante da disciplina e detalhadas nos programas dos cursos.
Sobre Machado de AssisBOSI, Alfredo et al. Machado de Assis. São Paulo, Ática, 1982. ______ Machado de Assis — O Enigma do Olhar. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ______ Brás Cubas em três versões. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.CALDWELL, Helen. O Otelo brasileiro de Machado de Assis: um estudo de Dom Casmurro. São Paulo:Ateliê Editorial, 2002.CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007.FAORO, Raymundo. Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio. São Paulo: Globo, 2001. GLEDSON, John. Machado de Assis: ficção e história. 2ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2003. _____ Machado de Assis: impostura e realismo – uma reinterpretação de Dom Camurro. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. ______ Por um novo Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.GOMES, Eugênio. Machado de Assis. Rio de Janeiro: São José, 1958. GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Os leitores de Machado de Assis – o romance machadiano e o público de literatura no século 19. São Paulo: Nankin/Edusp, 2004.MEYER, Augusto. Machado de Assis (1935-1958). 4ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.––––––– “De Machadinho a Brás Cubas”. In: PEREIRA, Lúcia Miguel, Machado de Assis (Estudo Crítico e Biográfico), 4ª ed. São Paulo, GráficaEditora Brasileira Ltda., 1949._______ Prosa de ficção (1870-1920). 2ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957.SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo, Perspectiva, 1978.SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas ____forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro, 5ª ed.. São Paulo, Editora 34, 2000. ________ Um Mestre na Periferia do Capitalismo/Machado de Assis. 4ª ed. São Paulo: Editora 34, 2000. ________ Duas Meninas. São Paulo, Companhia das Letras, 1997. Teresa – revista de literatura brasileira 6/7. São Paulo: USP/Editora 34/Imprensa Oficial, 2006.Sobre Aluísio AzevedoCANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.MÉRIAN, Jean-Yves. Aluísio Azevedo (1857-1913) – O verdadeiro Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; Brasília: INL, 1988.SÜSSEKIND, Flora. Tal Brasil, qual romance? Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.Sobre Raul PompéiaANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 6ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.BOSI, Alfredo. Céu, inferno – ensaios de crítica literária e ideológica. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2003. PERRONE-MOISÉS, Leyla (org.) O Ateneu: retórica e paixão. São Paulo: Brasiliense, 1988.SCHWARZ, Roberto. A sereia e o desconfiado – ensaios críticos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.Sobre Lima BarretoBARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto. Rio de Janeiro: José Olympio, BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.PRADO, Antonio Arnoni. Lima Barreto: o crítico e a crise. São Paulo: Martins Fontes, 1989.SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983.Sobre Euclides da CunhaANDRADE, Olímpio de Souza. História e interpretação de Os sertões. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2002.BERNUCCI, Leopoldo. A imitação dos sentidos. São Paulo: Edusp, 1995.GALVÃO, Walnice Nogueira. Saco de gatos. São Paulo: Duas Cidades, 1976.________ Gatos de outros sacos. São Paulo: Brasiliense, 1981. VENTURA, Roberto. Estilo Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.Sobre Cruz e SousaBOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 4ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.COUTINHO, Afrânio (org.). Cruz e Sousa. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, Col. "Fortuna Crítica", 1979.RABELLO, Ivone Daré. Um canto à margem. São Paulo: Nankin/ Edusp, 2006.Sobre Augusto dos AnjosROSENFELD, Anatol. Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva, 1973.HELENA, Lucia. A Cosmo-Agonia de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; João Pessoa: Secretaria da Educação e Cultura, 1984.COUTINHO, Afrânio e BRAYNER, Sônia (orgs.). Augusto dos Anjos. Textos críticos. Brasília: INL, 1973.PAES, José Paulo. Gregos e baianos. São Paulo: Brasiliense, 1985. Bibliografia referente à formação de professoresBOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo, Cultrix, 1997.BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. 24 (9): 803-809, set, 72.CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1985.CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.Websites: http://machadodeassis.net/index.htmhttp://www.dominiopublico.gov.brhttp://www.literaturabrasileira.ufsc.br http://www.gutenberg.orghttp://bndigital.bn.br/acervo-digital/Observação: a bibliografia específica será indicada pelo professor ministrante.