Desenvolver o conhecimento da poesia dramática latina, por meio da leitura analítica de textos dosprincipais teatrólogos latinos. Além disso, a disciplina pretende abordar os problemas didáticos do ensino das condições e convenções da circulação da composição dramática latina, as quais são muito diversas das nossas.
1. Primeiras manifestações dramáticas.2. A comédia de Plauto e Terêncio.3. A tragédia de Sêneca.
1. Origens do drama na Grécia e em Roma: conspecto histórico do gênero;2. As sub-espécies dramáticas praticadas em Roma: palliata, togata, atelana, mimo, pretexta;3. A comédia latina de Plauto e Terêncio: personagens-tipo, enredos, prática da contaminação,particularidades de elocução e de versificação;4. A poética antiga e os preceitos de composição dramática: Aristóteles e Horácio;5. A tragédia latina na época da república e na época imperial;6. As tragédias de Sêneca: enredos, relação com modelos dramáticos e não dramáticos;7. As partes líricas nas tragédias de Sêneca: coros e monodias;8. Confluência de drama e filosofia na tragédia senequiana.Problemas e estratégias do ensino do texto dramático produzido para ser encenado numa circunstância pública específica, ou para ser recitado em reuniões privadas. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com literatura latina e com cultura romana).
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