Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0352 - Literatura Latina: Teatro
FLC0352 Latin literature: Drama

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Desenvolver o conhecimento da poesia dramática latina, por meio da leitura analítica de textos dosprincipais teatrólogos latinos. Além disso, a disciplina pretende abordar os problemas didáticos do ensino das condições e convenções da circulação da composição dramática latina, as quais são muito diversas das nossas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2086549 - José Eduardo dos Santos Lohner
2851470 - Marcelo Vieira Fernandes
1484771 - Paulo Martins
6752208 - Robson Tadeu Cesila
 
Programa Resumido
1. Primeiras manifestações dramáticas.
2. A comédia de Plauto e Terêncio.
3. A tragédia de Sêneca.
 
 
 
Programa
1. Origens do drama na Grécia e em Roma: conspecto histórico do gênero;
2. As sub-espécies dramáticas praticadas em Roma: palliata, togata, atelana, mimo, pretexta;
3. A comédia latina de Plauto e Terêncio: personagens-tipo, enredos, prática da contaminação,particularidades de elocução e de versificação;
4. A poética antiga e os preceitos de composição dramática: Aristóteles e Horácio;
5. A tragédia latina na época da república e na época imperial;
6. As tragédias de Sêneca: enredos, relação com modelos dramáticos e não dramáticos;
7. As partes líricas nas tragédias de Sêneca: coros e monodias;
8. Confluência de drama e filosofia na tragédia senequiana.
Problemas e estratégias do ensino do texto dramático produzido para ser encenado numa circunstância pública específica, ou para ser recitado em reuniões privadas. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com literatura latina e com cultura romana).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas, e/ou leitura e comentário de textos. Uso de recursos audiovisuais e de tecnologia da informação e comunicação.
Critério
A avaliação dos alunos levará em conta os resultados das provas, e/ou a realização de exercícios e/ou trabalhos monográficos e/ou a participação nas aulas. Serão observados aspectos como capacidade de análise crítica dos textos, capacidade de redação, adequação à bibliografia proposta, entre outros.
Norma de Recuperação
Conforme norma vigente, terá direito a recuperação o aluno que alcançar a média mínima 3,0 (e abaixo de 5,0) no período letivo normal. A recuperação se fará mediante trabalho e/ou prova escrita (e/ou outros instrumentos, equivalentes aos utilizados no período letivo) em torno do programa desenvolvido durante o semestre. A média final do aluno será o resultado de uma média ponderada, em que a nota anterior terá peso 1 e a nota obtida na recuperação terá peso 3, isto é, a nota inicial corresponde a 25 % da média final.
 
Bibliografia
     
BEARE, William. The Roman stage. Londres: Methuen, 1964.
CONTE, G. B. Latin literature – A history. Baltimore, Londres: The John Hopkins University Press, 1994.
DUPONT, F. L'acteur roi ou le théâtre dans la Rome antique. Paris: Les Belles Lettres, 1985.
HORÁCIO. Arte Poética. Lisboa: Inquérito, 1984.
KENNEY, E. J. (ed). The Cambridge history of classical literature.Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
KONSTAN, D. Roman comedy. Ithaca: Cornell University Press, 1983.
PLAUTE. Comédies. Texte établi et traduit par A. Ernout. Paris: Les Belles Lettres, 1970³.
PLAUTO. Anfitrião. Intr., trad. e notas de C. A. L. Fonseca. Coimbra: INIC, 1986.PLAUTO. Estico. Intr., trad. e notas de Isabella T. Cardoso. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2006.
PRATT, N. T. Seneca's drama. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 1983.
SÊNECA. Agamêmnon. Trad., intr., posfácio e notas de J. E. S. Lohner. São Paulo: Globo, 2009.
SÊNECA. As troianas. Intr., trad. e notas de Zélia A. Cardoso. São Paulo: Hucitec, 1997.
SENECA. Tragedies. Ed. and trans. by John G. Fitch. Londres (Cambridge, MA): The Loeb Classical Library (vols. 62, 78), 2002, 2004.
TÉRENCE. Comédies. Texte établi et traduit par J. Marouzeau. Paris: Les Belles Lettres, 1995.
Bibliografia didática:
ANCONNA, R. A Concise Guide to Teaching Latin Literature. Norman: University of Oklahoma, 2007.
GAILLARD, J. Approches de la littérature latine. Paris: Nathan, 1992.
- “Sites” da internet:
LINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.html
PERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/
ROME REBORN: http://romereborn.frischerconsulting.com/gallery-current.php#videos_2_1
THE LATIN LIBRARY: http://www.thelatinlibrary.com/
 

Clique para consultar os requisitos para FLC0352

Clique para consultar o oferecimento para FLC0352

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP