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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0353 - Literatura Latina: Lírica
Latin literature: Lyrics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
O curso procura estudar as especificidades do gênero lírico antigo, em particular na poesia latina, diferencian-do-o principalmente dos gêneros da elegia e do iambo, com os quais aquele gênero poético admite certa con-finidade. Para tanto, parte da teorização poética presente quer nalguns rétores, gramáticos e metricistas anti-gos, quer nos próprios poetas, em passos direta ou indiretamente preceptivos de seus poemas, quando denun-ciam, assim, a consciência das diferenças e da confinidade entre aqueles gêneros de poesia. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos de ensinar poesia lírica latina, distinguindo o que esta significa de modo preciso daquilo que hoje se entende por poesia lírica de modo genérico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2353791 - Alexandre Pinheiro Hasegawa
2085274 - João Angelo Oliva Neto
2851470 - Marcelo Vieira Fernandes
 
Programa Resumido
Primeiramente, são lidas e comentadas algumas fontes críticas antigas importantes para a distinção entre os gêneros poéticos da elegia, do iambo e da lírica, de modo que se apontem as diferenças desta última para aquelas duas na poesia antiga; em seguida, faz-se um estudo mais detalhado da poesia de Catulo e Horácio, com o propósito de distinguir em cada um deles as produções líricas das demais (iâmbicas, elegíacas, epigra-máticas, etc.); por fim, estuda-se, nesses poetas, o chamado cruzamento poético do gênero lírico com o iâmbi-co e com o elegíaco.
 
 
 
Programa
A teorização poética antiga no caso da elegia, do iambo e da lírica.2. A elegia amorosa latina (Catulo, Tibulo, Propércio, Ovídio).3. Os poemas iâmbicos de Catulo.4. A distinção entre a poesia mélica, ou lírica, monódica e a coral.5. Catulo como poeta lírico.6. O caráter polimétrico da poesia de Catulo.7. A discriminação da matéria propriamente lírica em Horácio.8. As odes programáticas de Horácio.9. Exemplos de confinidade e cruzamento de gêneros poéticos (I) entre: a) lírica e elegia; b) elegia e iambo; c) lírica e iambo. 10. Introdução aos metros líricos: Catulo e Horácio.
Problemas e estratégias didáticas do ensino da distinção entre lírica, iambo e elegia. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com literatura latina e com cultura romana).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas, e/ou leitura e comentário de textos. Uso de recursos audiovisuais e de tecnologia da informação e comunicação.
Critério
A avaliação dos alunos levará em conta os resultados das provas, e/ou a realização de exercícios e/ou traba-lhos monográficos e/ou a participação nas aulas. Serão observados aspectos como capacidade de análise críti-ca dos textos, capacidade de redação, adequação à bibliografia proposta, entre outros.
Norma de Recuperação
Conforme norma vigente, terá direito a recuperação o aluno que alcançar a média mínima 3,0 (e abaixo de 5,0) no período letivo normal. A recuperação se fará mediante trabalho e/ou prova escrita (e/ou outros instru-mentos, equivalentes aos utilizados no período letivo) em torno do programa desenvolvido durante o semestre. A média final do aluno será o resultado de uma média ponderada, em que a nota anterior terá peso 1 e a nota obtida na recuperação terá peso 3, isto é, a nota inicial corresponde a 25 % da média final.
 
Bibliografia
     
ACHCAR, Francisco. Lírica e lugar-comum. Alguns temas de Horácio e sua presença em Português. São Paulo: Edusp, 1994.
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NOUGARET, Louis. Traité de métrique latine classique. Paris: Klincksieck, 1948.
NOVAK, Maria da Glória, NERY, Maria Luíza. Poesia lírica latina. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
POYARD, C. - Pindare, ouvres complètes, nouvelle édition, augmentée d’Anacréon, de Sappho et d’Érinna. Paris: Garnier, s/d.
REINACH, Théodore - Alcée, Sapho, texte établi et traduit par Théodore Reinach, avec la collaboration de Aimé Puech. Paris: “Les Belles Lettres”, 1937.
ROSSI, L. E. “I generi letterari e le loro leggi scritte e non scritte nelle letterature classiche”, Bulletin of the Institute of Classical Studies, 18 (1971), p. 69-94.
Bibliografia didática:
ANCONNA, R. A Concise Guide to Teaching Latin Literature. Norman: University of Oklahoma, 2007.
GAILLARD, J. Approches de la littérature latine. Paris: Nathan, 1992.
- “Sites” da internet:
LINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.html
PERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/
ROME REBORN: http://romereborn.frischerconsulting.com/gallery-current.php#videos_2_1
THE LATIN LIBRARY: http://www.thelatinlibrary.com/
 

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