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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0376 - Atuação Profissional na Área de Letras
Professional Experience in Letters

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
A disciplina apresenta a diversidade de atuação para os profissionais de língua portuguesa, idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas e culturas, bem como demonstra formas de integrar-se no mercado de trabalho. Como objetivos, pretende-se i) orientar o aluno no processo de autoconhecimento que irá conduzi-lo a ii) definir sua própria atuação profissional e iii) traçar metas para alcançar seus objetivos pessoais. Ao aprender a gerir o próprio conhecimento, o aluno deve iv) conscientizar-se de que planejamento e disciplina são fundamentais para o desempenho profissional sustentável, além de v) reconhecer que esse percurso é individual e permanente. A partir da construção da própria identidade profissional, condição para atuar com autonomia, o aluno deve aprender a vi) valorizar a área de Letras na sociedade do conhecimento e vii) perseverar na obtenção do reconhecimento social da área.
 
 
 
Programa Resumido
Atuação profissional
1. Mercado empresarial
2. Mercado editorial
3. Mercado educacional
 
 
 
Programa
1. Mercado empresarial 
1.1. Comunicação nas empresas e nos processos de seleção
1.2. Currículo
1.3. Carta de apresentação
1.4. Entrevista

2. Mercado editorial
2.1. Seleção e edição de textos
2.2. Redação e preparação de originais: obras literárias e científicas
2.3. Produção de material didático e planejamento de coleções
2.4. Textos eletrônicos: CDROMs, tablets, e-books
2.5. Tradução
2.6. Revisão técnica, revisão linguística, copidescagem

3. Mercado educacional
3.1. Ensino fundamental e médio: instituições públicas e privadas
3.2. Ensino superior: instituições públicas e privadas
3.3. Escolas de idiomas
3.4. Português para estrangeiros: no Brasil e no exterior
3.5. Libras: Língua Brasileira de Sinais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Concebendo o aluno como participante ativo no processo de ensino/aprendizagem, evita-se privilegiar os conteúdos teóricos com ênfase instrucional e busca-se a construção conjunta do conhecimento por meio de atividades sociais e coletivas. Trabalha-se com tarefas e problematização de situações reais. Para adequar o conteúdo às dinâmicas de mercado, enfatiza-se o caráter interdisciplinar das particularidades de cada um dos ambientes profissionais analisados. Para dar conta da diversidade das práticas profissionalizantes, organizam-se palestras com profissionais de empresas, editoras, instituições de ensino etc. Utilizam-se atividades integradoras, vídeos e demais recursos visuais.
Critério
Além de 70% de frequência, a aprovação engloba a participação ativa nas propostas. Avaliação do desempenho nas atividades. Apresentações orais. Trabalhos escritos. Propostas individuais e em grupo. Prova.
Norma de Recuperação
AR=A+R/2 , sendo: AR = aproveitamento na recuperação; A = aproveitamento obtido no critério anterior; R = nota obtida na prova do período de recuperação.
 
Bibliografia
     
BANOV, Márcia R. Recrutamento, seleção e competências. São Paulo: Atlas, 2011. 
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
DEMO, Pedro. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FURTOSO, Viviane B. (Org.) Formação de professores de português para falantes de outras línguas: reflexões e contribuições. Londrina: Eduel, 2009.
GOLD, Miriam. Redação empresarial. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010.
MEDINA, Cremilda de A. Entrevista – o diálogo possível. São Paulo: Ática, 2008.
MILTON, John. Tradução – teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NEVES, Maria H. de M. Gramática de usos do português. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2011.
OUSTINOFF, Michael. Tradução – história, teoria e métodos. São Paulo: Parábola, 2011.
PEREIRA, Maria C. da C. Libras – conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson Brasil, 2011.
PROCÓPIO, Ednei. O livro na era digital: o mercado editorial e as mídias digitais. São Paulo: Giz, 2010.
SCHNAIDERMAN, Boris. Tradução, ato desmedido. São Paulo: Perspectiva, 2011.
VERAS, Marcelo. Inovação e métodos de ensino para nativos digitais. São Paulo: Atlas, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASTRO, Elizabeth. EPUB Straight to the point – creating ebooks for the Apple Ipad and other ereaders. New York: Addison Wesley, 2010.
DEMO, Pedro. Habilidades e competências do século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2010.
EMBREE, Mary. Starting your career as a freelance editor. New York: W W Norton, 2012.
ERICKSON, Tamara J. E agora, geração x? Rio de Janeiro: Campus, 2011.
FIGUEIRA, Alexandre dos S. Material de apoio para o aprendizado de Libras. São Paulo: Phorte, 2011.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.
KEARSLEY, Greg. Educação on-line. São Paulo: Cengage, 2012.
PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação – de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2012.
SAATKAMP JR, Herman J. O livro: preparação & revisão de originais. Porto Alegre: Age, 1996.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o ofício do escritor. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
 

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