Apresentar elementos poéticos e/ou retóricos, seja refletindo sobre práticas específicas em determinado(s) autor(es), seja concentrando-se nos estudos da tratadística retórica e ou poética, em viés comparatista ou não. Abordar as práticas pedagógicas de compreensão de textos escritos.
Análise de textos preceptivos e/ou literários que permitam a reflexão sobre o fazer poético e ou retórico.
Seleção e reflexão sobre práticas e ou tratadísticas poéticas e/ou retóricas de autores específicos, contemplando noções de ensino.
BARNES, J. (ed.). The Cambridge companion to Aristotle. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.CALAME, C. The craft of poetic speech in ancient Greece. Trad. J. Orion. Ithaca: Cornell University Press, 1995.FORD, A. The origins of criticism. Princeton: Princeton University Press, 2002.GROSS, A. G.; WALZER, A. E. (eds.). Rereading Aristotle’s Rhetoric. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2000.KENNEDY, G. The Cambridge history of literary criticism-I. Classical criticism. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.PFEIFFER, R. A history of classical scholarship – I. From the beginnings to the end of the Hellenistic age. Oxford: Clarendon Press, 1998. [1a ed.: 1968]RUSSELL, D. A. Criticism in Antiquity. London: Duckworth, 1981.________; WINTERBOTTOM, M. Classical literary criticism. Oxford: Oxford University Press, 1989.WORTHINGTON, I. (ed.). A companion to Greek rhetoric. London: Blackwell, 2007.