Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0479 - Comunicação Oral e Escrita
Oral and written communication

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
O objetivo da disciplina é estimular o desenvolvimento permanente da competência textual-discursiva, visando à leitura, compreensão e produção de textos de forma crítica, analítica e reflexiva. Relacionam-se conceituações teóricas à prática de situações de divulgação de pesquisas acadêmicas, com ênfase em i) apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos e ii) redação de artigos. Além da ampliação da compreensão/interpretação de textos, objetiva-se capacitar o aluno a organizar idéias de modo a conseguir uma comunicação eficaz oralmente ou por escrito, tendo em conta as especificidades do contexto acadêmico.
 
 
 
Programa Resumido
Comunicação Oral e Escrita: enfatiza as especificidades da linguagem acadêmica, para preparar o aluno para a apresentação oral de trabalhos acadêmicos e a redação de artigos. Dessa forma, integra-se às práticas redacionais do curso, preparando o aluno para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que envolve a redação da monografia e a apresentação pública da pesquisa.
 
 
 
Programa
1. Produção acadêmica
1.1. Eventos acadêmicos
1.2. Divulgação escrita das pesquisas

2. Língua escrita e língua falada

3. O texto escrito
3.1. Condições de produção
3.2. Leitura
3.3. Compreensão
3.4. Pontuação e a construção do sentido

4. A organização e o desenvolvimento de ideias
4.1 A escolha do tema
4.2 A organização das ideias em torno do tema

5. A argumentação

6. Interpretação de texto

7. Expressão oral: exercícios de língua oral em situações públicas coletivas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os temas são agendados com antecedência, para que todos possam participar ativamente das reflexões. Durante a aula, a interação com os alunos busca a construção conjunta do conhecimento, evitando a mera transmissão de conceitos. Trabalha-se com tarefas e problematização de situações reais da prática acadêmica. Utilizam-se vídeos e demais recursos visuais
Critério
Avaliação do desempenho nas atividades propostas. Apresentação oral. Trabalhos escritos. Prova. Propostas individuais e em grupo.
Norma de Recuperação
AR=(A+R)/2, sendo: AR = aproveitamento na recuperação; A = Aproveitamento obtido no critério anterior; R = nota obtida na prova do período de recuperação.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 22. ed. São Paulo: Ática, 2006.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo: de acordo com a nova ortografia. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
DAHLET, Véronique. As (man) obras da pontuação: usos e significações. São Paulo: Humanitas, 2006.
FÁVERO, Leonor L. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LUFT, Celso P. A vírgula. São Paulo: Ática, 1996.
NÓBREGA, Maria Helena da. Como fazer apresentações em eventos acadêmicos e empresariais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARISTÓTELES. Retorica. Santa Alicia: Aguilar, 1964.
CAMARGO, Thaís N. de. Uso da vírgula. Barueri: Manole, 2005.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.
GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. 10. ed. São Paulo: Ática, 2007.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, Ruqaiya. Cohesion in English. London, New York: Longman, 1976.
SALOMON, Délcio V. Como fazer uma monografia. 12. ed. rev. e atual. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para FLC0479

Clique para consultar o oferecimento para FLC0479

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP