O objetivo da disciplina é estimular o desenvolvimento permanente da competência textual-discursiva, visando à leitura, compreensão e produção de textos de forma crítica, analítica e reflexiva. Relacionam-se conceituações teóricas à prática de situações de divulgação de pesquisas acadêmicas, com ênfase em i) apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos e ii) redação de artigos. Além da ampliação da compreensão/interpretação de textos, objetiva-se capacitar o aluno a organizar idéias de modo a conseguir uma comunicação eficaz oralmente ou por escrito, tendo em conta as especificidades do contexto acadêmico.
Comunicação Oral e Escrita: enfatiza as especificidades da linguagem acadêmica, para preparar o aluno para a apresentação oral de trabalhos acadêmicos e a redação de artigos. Dessa forma, integra-se às práticas redacionais do curso, preparando o aluno para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que envolve a redação da monografia e a apresentação pública da pesquisa.
1. Produção acadêmica1.1. Eventos acadêmicos1.2. Divulgação escrita das pesquisas 2. Língua escrita e língua falada 3. O texto escrito3.1. Condições de produção3.2. Leitura 3.3. Compreensão3.4. Pontuação e a construção do sentido 4. A organização e o desenvolvimento de ideias4.1 A escolha do tema4.2 A organização das ideias em torno do tema5. A argumentação6. Interpretação de texto 7. Expressão oral: exercícios de língua oral em situações públicas coletivas
BIBLIOGRAFIA BÁSICABLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 22. ed. São Paulo: Ática, 2006.CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo: de acordo com a nova ortografia. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.DAHLET, Véronique. As (man) obras da pontuação: usos e significações. São Paulo: Humanitas, 2006. FÁVERO, Leonor L. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.LUFT, Celso P. A vírgula. São Paulo: Ática, 1996.NÓBREGA, Maria Helena da. Como fazer apresentações em eventos acadêmicos e empresariais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2007.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARARISTÓTELES. Retorica. Santa Alicia: Aguilar, 1964.CAMARGO, Thaís N. de. Uso da vírgula. Barueri: Manole, 2005.GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. 10. ed. São Paulo: Ática, 2007.HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, Ruqaiya. Cohesion in English. London, New York: Longman, 1976.SALOMON, Délcio V. Como fazer uma monografia. 12. ed. rev. e atual. São Paulo: Martins Fontes, 2010.