O curso tem como finalidade apresentar a literatura angolana, focalizando as marcas decisivas em seu processo de formação, tendo em vista a sua constituição como fenômeno estético e como fator cultural. As questões ligadas às relações entre linguagem e identidade nacional, a projeção dos movimentos africanistas, a incorporação e a reformulação dos gêneros literários, com atenção especial para as articulações entre as matrizes das tradições orais e a dicção da modernidade estarão na base das abordagens da ficção e da poesia, dos momentos iniciais até a contemporaneidade.
A literatura angolana como fenômeno estético e como fator cultural. Linguagem e identidade nacional. As propostas africanistas e o movimento da negritude. A incorporação e a reformulação dos gêneros literários. As matrizes das tradições orais e a dicção da modernidade. A ficção e a poesia, dos momentos iniciais até a contemporaneidade.
1. A literatura no contexto colonial africano;2. A formação da consciência nacional. A Casa dos Estudantes do Império e os Novos intelectuais de Angola;3. A moderna poesia angolana e o sentimento nacional;4. Os ecos do Modernismo Brasileiro5. A poesia e a luta de libertação nacional;6. A prosa de ficção: a recuperação da tradição;7. O lirismo na pós-independência;8. O romance e as matrizes da oralidade.9. Manifestações contemporâneas na poesia 10. Manifestações contemporâneas na prosa.
ABDALA JÚNIOR, Benjamin. De vôos e ilhas. Literatura e comunitarismos. Cotia, Ateliê, 2003. ANDRADE, Mário Pinto de. Antologia temática de poesia africana. Na noite grávida de punhais. Lisboa, Sá da Costa, 1976. ______________________ Antologia temática de poesia africana. O canto armado. Lisboa, Sá da Costa, 1980. CAVACAS, Feranada e GOMES, Aldónio. Dicionário de autores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Lisboa, Caminho, 1997.CHAVES, Rita. Angola e Moçambique - Experiência colonial e territórios literários. Cotia, Ateliê, 2005.CHAVES, Rita , MACEDO, Tânia e MATA, Inocência. Boaventura Cardoso – a escrita em processo. São Paulo/Luanda: Alameda Editorial/UEA, 2005.CHAVES, Rita & MACÊDO, Tânia. Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: Alameda Editorial, 2006.FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa. São Paulo: Ática, 1987.FERREIRA, Manuel (org). No reino de Caliban. Lisboa: Sá da Costa, 1980.GLASGOW, Roy. Nzinga. São Paulo, Perspectiva, 1982.HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.HAMILTON, Russell. Literatura africana. Literatura necessária. Lisboa: Edições 70, 1983.KI-ZERBO, Joseph. História da África Negra Vol. I e II. Lisboa: Publicações Europa-América, 1972.LABAN, Michel. Angola: Encontro com escritores. Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida, 1991.LEÃO, Angela Vaz. ( org.) Contatos e ressonâncias. Literaturas africanas de Língua Portuguesa. Belo Horizonte, PUCMINAS, 2003.LEITE, Ana Mafalda. Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. Lisboa: Colibri, 2003.MACEDO, Tania. Angola/ Brasil: Estudos comparados de literatura. São Paulo: Arte e Ciência / Via Atlântica, 2003.MARGARIDO, Alfredo. Estudos sobre literaturas das nações de língua oficial portuguesa. Lisboa: A regra do Jogo, 1980.PADILHA, Laura. Novos pactos, outras ficções. Porto Alegre, Editora da PUC-RS, 2002.PANTOJA, Selma; SARAIVA, José Flávio Sombra (organizadores). Angola e Brasil nas rotas do Atlântico Sul. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.ROSÁRIO, Lourenço do. A narrativa africana de expressão oral. Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1989.SALGADO, Maria Teresa e SEPÙLVEDA, Maria do Carmo. África & Brasil: letras em laços. São Caetano do Sul: Yendis.2006.SECCO, Carmen Tindó. A magia das letras africanas. Rio de Janeiro: ABE Graph, 2003.THOMAZ, Omar Ribeiro. “O Império no Porto: representações sobre a colonização portuguesa no século XX”, São Paulo: CEBRAP, 1994.