Caracterização do que distingue, esteticamente, a literatura infantil da literatura em geral. Visão panorâmica da Literatura Infantil, desde as origens até o século XIX: obras e autores compreendidos não só em relação à época histórica a que pertencem, mas também em relação à estética literária adulta a que corresponderiam.
Origens e Formação da Literatura Infantil/Juvenil. A natureza da arte literária e seus gêneros, formas, espécies. Conceitos de LIJ, Leitura, Literatura. A linguagem simbólica. Dos textos inaugurais a Júlio Verne.
1. A natureza da arte literária, Literatura, a natureza e função da Literatura infantil e juvenil. Conceituação de leitura, literatura, literatura e educação. Estratégias decorrentes. Metodologia de pesquisa. Origem da Literatura: a comunicação oral e a escrita. A dimensão simbólica da linguagem. Panorama histórico-literário-cultural: das origens da Literatura Infantil ao Século XIX.2. O século XVII: As Fábulas de la Fontaine e os Contos de Charles Perrault: últimas ramificações do mito, lendas e literatura folclórica. A redescoberta do "homem natural". Swift e a denúncia satírica das deformações morais do "homem civilizado"3. O século XIX e a criação definitiva da Literatura Infantil e Juvenil: os Irmãos Grim, H. C. Andersen, Collodi, Júlio Verne, Lewis Carroll, De Amicis, R. L. Stevenson... O homem entre o maravilhoso e a aventura realista. Condessa de Ségur. 4.O problema das traduções e adaptações
ARROYO, Leonardo - Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.COELHO, Nelly Novaes - A Literatura Infantil; 5ª ed. São Paulo, Ática, 1991.____________________ - Dicionário crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1991.____________________ - Panorama histórico da Literatura Infantil. (4 L ed.) São Paulo, EDUSP.GÕES, Lúcia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. S. Paulo, Pioneira, 1984.JESUALDO. A Literatura Infantil. S. Paulo, Cultrix/USP, 1978.PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança. Rio, Zahar ed. 1978.ROUSSEAU, Jean Jacques. Emile I e II. Paris, Larousse, s/d.RODARI, Giani. Gramática da Fantasia. S. Paulo, Summus, 1982.SORIANO, Marc. Guide de Litterature pour la Jeunesse. Paris, Flammarion, 1975.YUNES, ELIANA E ponde, GLÓRIA. Leitura e leituras da literatura infantil São Paulo FTD, 1988.