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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0486 - Literatura Infantil e Juvenil: Linguagens do Imaginário II
Children's and youth literature, Imaginary languages II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Caracterização da paisagem cultural do Brasil do século XIX às primeiras décadas do Séc. XX, tendo em vista a formação da Literatura Infantil Juvenil Nacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4868023 - Jose Nicolau Gregorin Filho
92887 - Maria dos Prazeres Santos Mendes
2536832 - Maria Zilda da Cunha
 
Programa Resumido
Origens e Formação da Literatura Infantil/Juvenil e Monteiro Lobato. Caracterização do período, Lobato e Precursores. Dimensão existencial da leitura, percurso do leitor. Instrumentação do trabalho científico. Sra. Leandro Dupré.
 
 
 
Programa
1. Instrumentalização para trabalhos científicos: indicação bibliográfica; natureza dos trabalhos pedidos; requisitos formais.2 Conceitos básicos: arte, literatura, leitura e leitor.3. Leitura e Pedagogia no início do século no Brasil. Primeiras tentativas de criação da Literatura Infantil Brasileira. Algumas características da literatura infantil e juvenil do período. Principais autores e obras.4. Monteiro Lobato e a concretização da literatura infantil brasileira.5. O texto lobatiano e suas inovações temáticas e estilísticas. Primeiros seguidores da obra de Lobato.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas . Aulas práticas com análise de textos. Seminários em pequenos grupos.
Critério
Na avaliação das atividades programadas deverá ser levada em conta a capacidade do aluno em relacionar e contexto histório-pedagógico-literário, tendo em vista a dupla intencionalidade "literária" e "didática" que caracteriza os textos de literatura infantil da época.
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante trabalho e prova escrita, em torno do programa desenvolvido durante o semestre. As avaliações deverão ser entregues até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas, prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ABRAMOVITCH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1988.ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1996.CAMARGO, Luís. A ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995.CÃNDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura Infantil. São Paulo: Global, 1984.COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Ática, 1991._____ Dicionário Crítico da Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006._____ A Literatura Infantil. São Paulo: Moderna, 2000.CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 1983.CUNHA, Maria Zilda. A literatura infantil e os novos meios de produção de linguagem. In: Pedagogias do Imaginário: olhares sobre a literatura infantil. Portugal, Ed. ASA, 2002.DINORAH, Maria. O livro na sala de aula. Porto Alegre: LP&M, 1987.EVANGELISTA, Aracy Alves. M. (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2003.GÓES, Lúcia Pimentel. A aventura da literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1991._____ A Fábula Brasileira ou a Fábula Saborosa. Tentativa paideumática da Fábula no Brasil. São Paulo, 1994. Tese apresentada à FFLCH-USP._____ Olhar de Descoberta. São Paulo: Paulinas, 2004.GREGORIN FILHO, José Nicolau. A roupa infantil da literatura. Araraquara, SP: 1995. Dissertação apresentada à FCL-UNESP._____ Figurativização e imaginário cultural. Araraquara. SP, 2002. Tese apresentada à FCL-UNESP._____ “Literatura infantil brasileira: da colonização à busca da identidade” in Revista Via Atlântica, n. 9, p. 185-194.JESUALDO, J. A Literatura Infantil. São Paulo: Cultrix/USP, 1978.JOLLES, André. As formas simples. (trad. Álvaro Cabral) São Paulo: Cultrix, 1976.JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: Editora UNESP, 2002.KHEDE, Sônia Salomão (org.) Literatura Infanto-Juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1983._____ Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática, 1986.LAJOLO, Marisa. e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1984.LAJOLO Marisa. Usos e abusos da Literatura na escola. Rio de Janeiro: Globo, 1982.MARTINS, Maria Helena. Crônica de uma utopia. Leitura e literatura infantil em trânsito. São Paulo: Brasiliense, 1989.MENDES, Maria dos Prazeres Santos. Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Lygia B. Nunes: o estético em diálogo na literatura infanto-juvenil. São Paulo: 1994. Tese apresentada à Comunicação e Semiótica PUC-SP.MORAES, Antonieta Dias de. Reflexos da violência na literatura infanto-juvenil. SP: letras e Letras, 1991.PALO, Maria José e OLIVEIRA, M. Rosa. Literatura Infantil. São Paulo: Ática, 1986.PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na Literatura Infantil. São Paulo: Ícone, 1986._____. Confinamento cultural, Infância e Leitura. São Paulo: Summus Editorial, 1990.PONDÉ, Maria da Glória. Arte de fazer artes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985. RESENDE, Vânia. Relatos de uma experiência na escola. Belo Horizonte: Comunicação, 1983._____ Literatura Infantil & juvenil: Vivências de Leitura e Expressão Criadora. São Paulo: Saraiva, 1993.ROCCO, Maria Tereza Fraga. Crise na linguagem. São Paulo: Mestre Jou, 1981.RODARI, Giani. Gramática da Fantasia. São Paulo: Summus, 1982.ROSEMBERG. Fúlvia. Literatura Infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1984.SANDRONI, Laura. De Lobato a Bojunga. As reinações renovadas. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1987.SANT’ANNA, Afonso R. Paródia, paráfrase e Cia. São Paulo: Editora Ática, 2001.SORIANO, Marc. Guide de la Literature pour la Jeunesse. Paris : Flamarion, 1975.SOUZA, Ângela Leite de. Contos de fada : Grimm e a literatura oral no Brasil. Belo Horizonte : Editora Lê, 1999.VALE, Fernando Marques do. A obra infantil de Monteiro Lobato. Inovações e repercussões. Lisboa: Portugalmundo, 1994.VON FRANZ, Marie - Louise. A sombra e o mal nos contos de fada. São Paulo: Ed. Paulinas, 1985._____ A interpretação dos contos de fada. São Paulo: Paulus, 1990.YUNES, Eliana e PONDÉ, M. da Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982._____. (org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982._____ A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.WORNICOV, Ruth et al. Criança, leitura, livro. São Paulo: Nobel, 1986.


 

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