Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0487 - Literatura Infantil e Juvenil: Linguagens do Imaginário III
Children's and youth literature, Imaginary languages III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Contato breve com a poesia infantil (séc. XX e atualidade); a poética delineando seu receptor; o imaginário; a educação pela arte. O contraponto com a poesia não-infantil..
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4868023 - Jose Nicolau Gregorin Filho
92887 - Maria dos Prazeres Santos Mendes
2536832 - Maria Zilda da Cunha
 
Programa Resumido
A Poesia Infantil: a função poética da linguagem. Tipos de poemas para crianças – alguns autores: Cecília Meireles, Mário Quintana, Ricardo Azevedo, Sidônio Muralha, Roseana Murray, Bartolomeu Campos Queiroz, Pedro Bandeira, Marilda Castanha, José Paulo Paes, Lúcia Pimentel Góes, Ângela Lago, Sérgio Caparelli,  Ziraldo,  Leo Cunha, Luís Camargo e outros.
 
 
 
Programa
Literatura, Arte. Literatura para crianças e jovens. Leitura. Tipos de leitor. O leitor de Literatura Infantil e Juvenil. Relações entre a produção literária adulta e a destinada às crianças. A poesia infantil: linguagem poética; fundamentos do poema; estrutura e princípios organizacionais. Tipos de poesia. A poesia visual. Textos de Cecília Meireles, Mário Quintana, Sidônio Muralha, Henriqueta Lisboa, Sérgio Capçarelli, Elias José, Roseana Murray, Leo Cunha, Carlos Nejar, Bartholomeu Campos Queirós, José Paulo Paes, Maria Dinorah, e outros...
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas . Aulas práticas com análise de textos e obras. Seminários em pequenos grupos.
Critério
Na avaliação das atividades programadas, deverá ser levada em conta a capacidade do aluno em sentir o que é "tradicional" e o que é "novo" nas obras estudadas; e também em compreender a interdependência entre Sociedade e Literatura, especialmente em se tratando da Literatura Infantil e sua natural dependência das diretrizes educativas vigentes
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante trabalho e prova escrita, em torno do programa desenvolvido durante o semestre. As avaliações deverão ser entregues até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas, prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     



AGUIAR e SILVA, Vitor Manuel. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 2005.ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BORDINI, Maria da Glória - Poesia Infantil. São Paulo, Ática, 1986. S. Princípios.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo na poesia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2000.
_____ Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 2004.
CAMPOS, Haroldo de. Ideograma : lógica, poesia e linguagem. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1984.
CASCUDO, Câmara Luis de. Literatura oral no Brasil. São Paulo: Ed da Universidade de São Paulo, 1984.
COELHO, N.N. A Literatura Infantil. 7ª ed., São Paulo: Moderna, 2000.
_____ Dicionário Crítico da Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Edusp, 1995.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 1983.
MENDES, Maria dos Prazeres Santos. O texto literário: entre a estética e a prática educativa. In: Elisa Guimarães;Benilde Coronato; Lúcia Pimentel; Maria dos Prazeres Mendes. (Org.). Linhas e entrelinhas: homenagem a Nelly Novaes Coelho. São Paulo: Casemiro, 2003.
PALO, Maria José e OLIVEIRA, M. Rosa. Literatura Infantil. São Paulo: Ática, 1986.
PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na Literatura Infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
PLAZZA, Júlio. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998. PONDÉ, Maria da Glória. Arte de fazer artes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.
POUND, Ezra. ABC da literatura. São Paulo, Cultrix, 1989.
YUNES, Eliana e PONDÉ, M. da Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988









 

Clique para consultar os requisitos para FLC0487

Clique para consultar o oferecimento para FLC0487

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP