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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0488 - Literatura Infantil e Juvenil: Linguagens do Imaginário IV
Children's and youth literature, Imaginary languages IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Caracterização do surto de criatividade e a diversidade de caminhos apresentados pela nova produção literária brasileira, na área infantil e juvenil. Colocar em questão possíveis novos objetivos da literatura para crianças e jovens, tendo em vista a mudança dos tempos e o novo mundo que se abre para a humanidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4868023 - Jose Nicolau Gregorin Filho
92887 - Maria dos Prazeres Santos Mendes
2536832 - Maria Zilda da Cunha
 
Programa Resumido
A Literatura Infantil/Juvenil; Contemporânea. O Olhar de Descoberta e o Objeto Novo. Leitura da imagem. Semioses especiais. Um novo fabulário infantil. Re-invenção do passado. Linha da Paródia e da Carnavalização. A Literatura de testemunho: problemática social. Revalorização da Literatura Oral.
 
 
 
Programa
1. Instrumentalização para trabalhos científicos: indicação bibliográfica; natureza dos trabalhos pedidos; requisitos formais.
2 Conceitos básicos: arte, literatura, leitura e leitor
3. Leitura da imagem; o “Objeto Novo”; diálogos intersemióticos e as novas possibilidades de suporte para a arte.
4. O realismo mágico: linha parodística e da carnavalização.
5. A literatura testemunho: o cotidiano e os problemas sociais.
6. A redescoberta do passado (valorização do folclore em busca das origens).
7. Os vetores estilísticos da literatura infantil-juvenil contemporânea.
8. Principais autores e obras da contemporaneidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas . Aulas Práticas com análise de textos e obras. Seminários.
Critério
Na avaliação das atividades programadas deverá ser levada em conta a capacidade de leitura crítica e interpretativa do aluno, levando em consideração o acervo de informações extra-literárias discutidas durante o curso.
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante trabalho e prova escrita, em torno do programa desenvolvido durante o semestre. As avaliações deverão ser entregues até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas, prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ABDALLA JÚNIOR, Benjamin. Fronteiras múltiplas, identidades plurais. São Paulo: Senac, 2002.AGUIAR e SILVA, Vitor Manuel. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 2005.ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.BOSI, Alfredo. O ser e o tempo na poesia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2000._____ Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 2004.CAMARGO, Luís. A ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995.CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 1986.CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura Infantil. São Paulo: Global, 1984.COELHO, N.N. A Literatura Infantil. 7ª ed., São Paulo: Moderna, 2000._____ Panorama Histórico da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Ática, 1991._____ Dicionário Crítico da Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Edusp, 1995.CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 1983.EVANGELISTA, Aracy Alves. M. (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.GÓES, Lúcia Pimentel. A aventura da literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1991._____ Olhar de Descoberta. 2.ed. São Paulo: Ed. Paulinas, 2003._____ Em busca da matriz. Uma contribuição para a História da Literatura Infantil Portuguesa. São Paulo: Cliper/Faculdades Teresa Martin, 1998.GREGORIN FILHO, José Nicolau. A roupa infantil da literatura. Araraquara, SP: 1995. Dissertação apresentada à FCL-UNESP-Araraquara, 1995._____ Figurativização e imaginário cultural. Tese de Doutoramento. FCL-UNESP, Araraquara, 2002._______ “Literatura infantil brasileira: da colonização à busca da identidade” in Revista Via Atlântica, n. 9, p. 185-194.JESUALDO, J. A Literatura Infantil. São Paulo: Cultrix/USP, 1978.JOLLES, André. As formas simples. (trad. Álvaro Cabral) São Paulo: Cultrix, 1976.JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: Editora UNESP, 2002.KHEDE, Sônia Salomão (org.) Literatura Infanto-Juvenil:uma gênero polêmico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1983._____ Personagens da literatura infanto-juvenil. São Paulo: Ática, 1986. LAJOLO Marisa. Usos e abusos da Literatura na escola. Rio de Janeiro: Globo, 1982.LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias. São Paulo: Ática, 1984.LARANJEIRA, P. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1985. MARTIN, Vima L. (org.) Diálogos Críticos. Literatura e Sociedade nos países de Língua Portuguesa. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.MARTINS, Maria Helena. Crônica de uma utopia. Leitura e literatura infantil em trânsito. São Paulo: Brasiliense, 1989.MELLO E SOUZA, Antonio Candido. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 7.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2 vols.________. Literatura e sociedade. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1973.MENDES, Maria dos Prazeres Santos. Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Lygia B. Nunes: o estético em diálogo na literatura infanto-juvenil. São Paulo: 1994. Tese apresentada à Comunicação e Semiótica PUC-SP.MORAES, Antonieta Dias de. Reflexos da violência na literatura infanto-juvenil. SP: letras e Letras, 1991.NITRINI, Sandra Margarida. Literatura comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: ROCHA, Natércia. Breve História da Literatura para Crianças em Portugal. Lisboa: Biblioteca Breve, 1992.PALO, Maria José e OLIVEIRA, M. Rosa. Literatura Infantil. São Paulo: Ática, 1986.PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na Literatura Infantil. São Paulo: Ícone, 1986.PONDÉ, Maria da Glória. Arte de fazer artes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985. ROSÁRIO, Lourenço. A narrativa africana. Lisboa: Angolê, 1989.ROSEMBERG, Fúlvia. Literatura Infantil e Ideologia. São Paulo: Global, 1984.SANDRONI, Laura. De Lobato a Bojunga. As reinações renovadas. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1987.SORIANO, Marc. Guide de la Literature pour la Jeunesse. Paris : Flamarion, 1975.TRIGO, Salvato. Ensaios de literatura comparada afro-luso-brasileira. Lisboa: Vega, s.d.WORNICOV, Ruth et al. Criança, leitura, livro. São Paulo: Nobel, 1986.YUNES, Eliana e PONDÉ, M. da Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.ZILBERMAN, R. (org.) A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982 ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.


 

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