Caracterização do surto de criatividade e a diversidade de caminhos apresentados pela nova produção literária brasileira, na área infantil e juvenil. Colocar em questão possíveis novos objetivos da literatura para crianças e jovens, tendo em vista a mudança dos tempos e o novo mundo que se abre para a humanidade.
A Literatura Infantil/Juvenil; Contemporânea. O Olhar de Descoberta e o Objeto Novo. Leitura da imagem. Semioses especiais. Um novo fabulário infantil. Re-invenção do passado. Linha da Paródia e da Carnavalização. A Literatura de testemunho: problemática social. Revalorização da Literatura Oral.
1. Instrumentalização para trabalhos científicos: indicação bibliográfica; natureza dos trabalhos pedidos; requisitos formais.2 Conceitos básicos: arte, literatura, leitura e leitor3. Leitura da imagem; o “Objeto Novo”; diálogos intersemióticos e as novas possibilidades de suporte para a arte.4. O realismo mágico: linha parodística e da carnavalização.5. A literatura testemunho: o cotidiano e os problemas sociais.6. A redescoberta do passado (valorização do folclore em busca das origens).7. Os vetores estilísticos da literatura infantil-juvenil contemporânea.8. Principais autores e obras da contemporaneidade.
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