Proporcionar ao aluno conhecimento de uma língua indígena que, num determinado momento da História brasileira, teve larga veiculação, bem como oferecer elementos básicos para o estudo de brasileirismos e treinamento para investigação de campo em línguas indígenas.
Os estudos de línguas indígenas e sua importância para o contexto cultural do Brasil. Distribuição dos grupos indígenas na América do Sul. Origens do homem americano. Distribuição dos grupos indígenas no Brasil. Dispersão das línguas do Tronco Tupi. A (s) migração(s) dos Tupi-Guarani. Estudo crítico-descritivo dos estudos sobre o Tupi e Guarani no mundo colonial. Fonologia e Aspectos de Morfologia do Tupi Antigo
Os estudos de línguas indígenas e sua importância para o contexto cultural do Brasil. Distribuição dos grupos indígenas na América do Sul. Origens do homem americano. Distribuição dos grupos indígenas no Brasil. Dispersão das línguas do Tronco Tupi. A (s) migração(s) dos Tupi-Guarani. Estudo crítico-descritivo dos estudos sobre o Tupi e Guarani no mundo colonial. Fonologia e Aspectos de Morfologia do Tupi Antigo.
ANCHIETA, Pe. José de - Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil. Coimbra, 1595 (Rio de Janeiro, 1933).BARBOSA, Pe. Antonio Lemos - Curso do Tupi Antigo. Rio de Janeiro, Livr. São José, 1956.BOUDIN, Max H. - O simbolismo verbal primitivo. Presidente Prudente, FFCL, 1963.CUNHA, Antonio Geraldo da - Dicionário histórico das palavras portuguesas de origem tupi.. S.Paulo, Melhoramentos-EDUSP, 1978.MAGALHÃES, Erasmo d'Almeida - Quinze anos de linguística indígena brasileira. Língua e Literatura. S.Paulo, 3:251-278, 1973.MELATTI, Júlio Cesar - Índios do Brasil. S.Paulo, Edit. Hucitec, 1983.PRO-MEMÓRIA (Fundação Nacional) - Mapa etno-histórico de Curt Nimendajú. R. de Janeiro, IBGE, 1981.RIBEIRO, Berta - O índio na cultura brasileira. R. Janeiro, Unibrade, 1987._____________ - O índio na história do Brasil. S.Paulo, Global, 1983.RODRIGUES, Aryon D. - Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. S.Paulo, Ed. Loyola, 1986.