Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0502 - Toponímia Geral e do Brasil I
General and Brazilian Toponymy I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
A introdução dos estudos de Toponímia no currículo universitário veio preencher uma lacuna no âmbito da cultural brasileira . Através dos métodos de trabalho que lhes são próprios, numa interrelação indispensável com outras   disciplinas (Linguística, Geografia, História, etc.), o curso se propõe a fornecer, de início, noções teóricas de Toponímia, seus   objetivos, seu campo de atuação no contexto universal para, em seguida, estudar detalhada e exclusivamente a Toponímia do Brasil. As aulas teóricas serão, desde que possível, acompanhadas de pesquisa in loco, ou nas fontes pertinentes, visando não só  a investigação sincrônica ou diacrônica dos fenômenos toponímicos brasileiros mas também evidenciar o que   dela resulta de importante para um amplo conhecimento da realidade cultural da região examinada. O estudo da realidade toponímica brasileira, numa adequada simbiose linguistico-antropocultural, na qual se enfatizarão as áreas de influências dos grupos indígenas, é, consequentemente, o objetivo primordial do curso.
 
 
 
Programa Resumido
Os estudos de Toponímia Geral e do Brasil I e II, na graduação, visam introduzir o aluno: a) no conhecimento da realidade brasileira e de sua ocupação ambiental e populacional, a partir da visão panorâmica da instalação das culturas, dos primórdios à atualidade; b) nos conceitos gerais da ciência da linguagem e na formação do sistema onomástico, do ponto de vista da lingüística (signo lingüístico); c) no entendimento total do conceito do nome e do nome próprio, de acordo com as abordagens léxico-semânticas e etnolingüísticas contemporâneas; d) na aplicação prática do método das áreas, segundo a linha dauziana (geografia lingüística; projeto ATESP).
 
 
 
Programa
1. Conceito de Toponímia. Questões terminológicas.
2. A Toponímia no quadro geral das ciências. A Toponímia comparada (estudos genéricos da Península Ibérica).
3. Técnicas para uma investigação toponímica.
4. A taxionomia toponímica. Os diversos embasamentos classificatórios.
5. Os estudos de Toponímia no Brasil. Considerações gerais sobre o problema.
6. A problemática da influência indígena na Toponímia brasileira. Principais áreas de influência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários e aulas práticas (leitura e interpretação de mapas e cartas geográficas).
Critério
Provas escritas individuais e trabalhos práticos (levantamento toponímico e interpretação de dados). A recuperação na disciplina será feita mediante prova individual e/ou trabalho escrito versando sobre as áreas geográficas estudadas (São Paulo e/ou Brasil). Época da recuperação: primeira quinzena do semestre subsequente à data da reprovação.
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante plano de estudo, compreendendo, a critério do professor, programação de leituras, exercícios, trabalhos escritos, determinados encerramento do semestre letivo, e verificação final de aproveitamento, para fins de nota, por meio de prova escrita a ser realizada até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
CUNHA, A.G. - Dicionário histórico das palavras portuguesas de origem tupi. São Paulo, Melhoramentos e EDUSP, 1978.
DAUZAT, Albert . Les noms de lieux. Paris, Delagrave, 1932.
____ La toponymie française. Paris, Payot, 1939.
DICK, Maria Vicentina de P. do Amaral - Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de estudos. S.Paulo, Serviços de Arte Gráfica da FFLCH/USP, 1987.
____ A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo, Edições Arquivo do Estado, 1900 (Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura).
DORION, H. e MORISSONEAU, Ch. - Les noms de lieux et le contact des langues. Québec, Les Presses de l'Université Laval, 1972.
LEVY CARDOSO, A. - Toponímia Brasílica. R. Janeiro, Bibl. Exerc. Edit., 1961.
SAMPAIO, Theodoro - O Tupi na Geografia Nacional 4ª ed., Salvador, Câmara Municipal, 1955.
VASCONCELOS, J. L. - Opúsculos, 1931, vol. III
 

Clique para consultar os requisitos para FLC0502

Clique para consultar o oferecimento para FLC0502

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP