Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0503 - Toponímia Geral e do Brasil II
General and Brazilian Toponymy II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
A introdução de estudos de Toponímia no currículo universitário veio preencher uma lacuna inadmissível no âmbito da cultura brasileira. Através dos métodos de trabalho que lhes são próprios, numa interelação indispensável com outras disciplinas (Linguística, Geografia, História, etc), o curso se propõe a fornecer, início, noções teóricas de Toponímia, seus objetivos, seu campo de atuação no contexto universal para em seguida estudar, detalhada e exclusivamente, a Toponímia do Brasil. As aulas teóricas serão sempre acompanhadas de pesquisa in loco ou nas fontes que lhe são pertinentes, visando não só a investigação ou diacrônica dos fenômenos toponímicos brasileiros mas também evidenciar o que dela resulta de importante para um amplo conhecimento da realidade cultural da região examinada. O estudo da realidade toponímica brasileira, numa adequada simbiose linguístico-antropocultural, na qual se enfatizarão as áreas de influências dos grupos indígenas, é, consequentemente, o objetivo primordial do curso.
 
 
 
Programa Resumido
Os estudos de Toponímia Geral e do Brasil I e II, na graduação, visam introduzir o aluno: a) no conhecimento da realidade brasileira e de sua ocupação ambiental e populacional, a partir da visão panorâmica da instalação das culturas, dos primórdios à atualidade; b) nos conceitos gerais da ciência da linguagem e na formação do sistema onomástico, do ponto de vista da lingüística (signo lingüístico); c) no entendimento total do conceito do nome e do nome próprio, de acordo com as abordagens léxico-semânticas e etnolingüísticas contemporâneas; d) na aplicação prática do método das áreas, segundo a linha dauziana (geografia lingüística; projeto ATESP).
 
 
 
Programa
1. Áreas culturais brasileiras e áreas toponímicas.
2. Os ciclos histório-econômicos e seu reflexo na Toponímia.
3. Estudos de campos específicos da Toponímia do Brasil: a) Antropotoponímia; b) Fitotoponímia; c) Hidrotoponímia; d) Hierotoponímia; e) Geomorfotoponímia; f) Litotoponímia; g) Zootoponímia, etc.
4. O problema da Toponímia de origem africana no Brasil.
5. A Toponímia da Cidade de São Paulo. Fundamentos históricos.
6. A Antroponímia. Sua correlação com os estudos toponímicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários e aulas práticas (Leitura e interpretação de mapas e cartas geográficas).
Critério
Provas escritas e trabalhos práticos (levantamentos toponímicos e interpretação de dados).
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante trabalho e prova escrita, em torno do programa desenvolvido durante o semestre. As avaliações deverão ser entregues até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas, prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
CARVALHINHOS, P.J. Hierotoponímia portuguesa. De Leite de Vasconcelos às atuais teorias onomásticas. Estudo de caso: as Nossas Senhoras. 2005.  (Doutorado pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Lingüística Geral – Departamento de Lingüística). Universidade de São Paulo, São Paulo.  292p.
DAUZAT, Albert - Les noms de personnes. Paris, Delagrave, 1934.
DICK, Maria Vicentina de P. do Amaral - A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo, Edições Arquivo do Estado, 1990 (Governo do Estado de São Paulo e Secretaria do Estado da Cultura).
____ Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de estudos. 2ª ed., S.Paulo, Serviços de Arte Gráfica da FFLCH/USP, 1990.
___A dinâmica dos nomes na cidade de São Paulo 1554-1897, São Paulo: Ed. Annablume, 1997.
DRUMOND, C. - Contribuição do Bororo à toponímia brasílica. São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros/USP, 1965.
EDELWEISS, F.G. - Estudos tupis e tupi-guaranis. Rio de Janeiro, Livr. Brasil. Edit .1969.
GUERIOS, Rosário Farâni Mansur - Dicionário etimológico de nomes e sobrenomes. 4ª ed. rev., São Paulo: Edit. Ave Maria, 1994.
SAMPAIO, Theodoro - O Tupi na Geografia Nacional. 4ª ed., Salvador, Câmara Municipal, 1955.
 

Clique para consultar os requisitos para FLC0503

Clique para consultar o oferecimento para FLC0503

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP