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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0536 - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa III
Comparative Studies in Lusophone Literatures III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos e alunas a compreensão do fenômeno da circulação de repertórios temáticos e formais entre as literaturas portuguesa, brasileira e africanas de língua portuguesa, com foco específico no estudo da poesia; 
Analisar e interpretar, a partir de uma perspectiva comparatista e interdisciplinar, textos poéticos produzidos em língua portuguesa;



Refletir sobre a constituição de projetos poéticos autorais, tendo em visa especificidades culturais, ideológicas e estéticas;
Contribuir para a efetivação da Lei 11.634/08 a partir da leitura de textos das literaturas africanas e negra/ afro-brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
70893 - Benjamin Abdala Junior
5763421 - Emerson da Cruz Inacio
992985 - Fabiana Buitor Carelli
1779515 - Rosangela Sarteschi
1764978 - Vima Lia de Rossi Martin
 
Programa Resumido
Critérios e conceitos para o comparatismo literário; estudo analítico da poesia portuguesa, brasileira e africana de língua portuguesa, em perspectiva comparatista e interdisciplinar; Lei 11.645/08.
 
 
 
Programa
Critérios para o comparatismo literário;
Literatura e identidade;
Colonialismo, pós-colonialismo e anticolonialismo; 
Investigações sobre história e política na formação das literaturas de língua portuguesa;
Poesia, gênero e etnicidade em língua portuguesa;
Análise e interpretação de textos poéticos brasileiros, portugueses e africanos de língua portuguesa em contraste;
Relações entre poesia e música (com análise de textos e de produções sonoras);
Poesia e cultura no contexto contemporâneo: fundamentação teórica para uma crítica cultural;
Lei 11.645/08 e educação para as relações étnico-raciais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; Exibição de filmes ficcionais e/ou documentais; Audição de músicas, poemas e entrevistas; Discussões coletivas; Seminários.
Critério
A aprendizagem será aferida mediante a elaboração de fichamentos, seminários, provas e/ou trabalhos monográficos, a critério da/o docente. Serão aprovadas/os as/os alunas/os que obtiverem média cinco ou superior a cinco no conjunto das atividades propostas como avaliação de desempenho.
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante plano de estudo, compreendendo, a critério da/o docente, elaboração ou reelaboração de trabalhos escritos e/ou realização de prova oral e/ou escrita. O estabelecimento final dos resultados de aproveitamento, para fins de nota, dar-se-á até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ABDALA Jr., Benjamin (org.). Estudos comparados: teoria, crítica e metodologia. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.	
AGAMBEN, Giorgio. The End of the Poem. Trad. Daniel Heller-Roazen. Stanford: Stanford University Press, 1999. 
_____________. A comunidade que vem. Trad. António Guerreiro. Lisboa: Presença, 1993.
BAKER Jr., Houston A. Black Studies, Rap and the Academy. Chicago: Chicago University Press, 1995.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. Caderno de análise literária. São Paulo: Ática, 1998.



____. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas, 1996.
CASANOVA, Pascale. A república mundial das letras. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
CÍCERO, Antonio. Finalidades sem fim. Ensaios sobre poesia e arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
DIOGO, Américo António Lindeza. Modernismos, pós-modernismos, anacronismos. Para uma história da poesia portuguesa recente. Lisboa: Cosmos, 1993.
TODOROV, Tzvetan et alii. O discurso da poesia. Coimbra: Almedina, 1982.
LARANJEIRA, Pires. Negritude africana. Lisboa: Angelus Novus, 2002.
LOPES, Nei. O negro no Rio de Janeiro e sua tradição musical. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
LOPES, Silvina Rodrigues. Literatura, defesa do atrito. Lisboa: Vendaval, 2003.
Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
PEDROSA, Célia e CAMARGO, Maria Lúcia de Barros (org.). Poéticas do olhar e outras leituras de poesia. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
SANTILLI, Maria Aparecida. Paralelas e tangentes entre literaturas de língua portuguesa. São Paulo: Arte e Ciência, 2003.
SANTOS, Milton. Fim de século e globalização – o novo mapa do mundo. São Paulo: Hucitec/Anpur, 1997. 
 

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