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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0537 - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa IV
Comparative Studies in Lusophone Literatures IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos e alunas a compreensão do fenômeno da circulação de repertórios temáticos e formais entre as literaturas portuguesa, brasileira e africanas de língua portuguesa, com foco específico no estudo de textos em prosa; 
Analisar e interpretar, a partir de uma perspectiva comparatista e interdisciplinar, contos e romances produzidos em língua portuguesa;
Discutir a formulação/reformulação de gêneros literários culturalmente consolidados, como o conto e o romance modernos, ou de outros gêneros discursivos e artísticos, como o cinema, o teatro e as artes visuais, a partir da criação/recriação de suas estruturas narrativas pela incorporação de traços culturais diversos e/ou não hegemônicos.
Contribuir para a efetivação da Lei 11.634/08 a partir da leitura de textos das literaturas africanas e negra/ afro-brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
70893 - Benjamin Abdala Junior
5763421 - Emerson da Cruz Inacio
992985 - Fabiana Buitor Carelli
1779515 - Rosangela Sarteschi
1764978 - Vima Lia de Rossi Martin
 
Programa Resumido
Critérios e conceitos para o comparatismo literário; gênero e cânone; a narrativa moderna e contemporânea do Brasil/Portugal/África de língua portuguesa; aspectos da oralidade na prosa escrita; aspectos narrativos em outros gêneros discursivos e artísticos; Lei 11.645/08. 
 
 
 
Programa
Critérios para o comparatismo literário;
Literatura e identidade;
Colonialismo, pós-colonialismo e anticolonialismo;
Investigações sobre história e política na formação das literaturas de língua portuguesa;
Gênero e cânone;
Análise e interpretação de contos e romances brasileiros, portugueses e africanos de língua portuguesa em contraste;
Análise e interpretação de outros gêneros narrativos em contraste;
Violência e (des-)colonização;
Oralidade e literatura;
Lei 11.645/08 e educação para as relações étnico-raciais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; Exibição de filmes ficcionais e/ou documentais; Audição de músicas, poemas e entrevistas; Discussões coletivas; Seminários.
Critério
A aprendizagem será aferida mediante a elaboração de fichamentos, seminários, provas e/ou trabalhos monográficos, a critério da/o docente. Serão aprovadas/os as/os alunas/os que obtiverem média cinco ou superior a cinco no conjunto das atividades propostas como avaliação de desempenho.
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante plano de estudo, compreendendo, a critério da/o docente, elaboração ou reelaboração de trabalhos escritos e/ou realização de prova oral e/ou escrita. O estabelecimento final dos resultados de aproveitamento, para fins de nota, dar-se-á até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ABDALA Jr., Benjamin. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no século XX. São Paulo: Ática, 2007.
_______ (org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004.
AGUIAR, Flávio e VASCONCELOS, Sandra Guardini T. (orgs.). Angel Rama: literatura e cultura na América Latina. São Paulo: EDUSP, 2001. 
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.
ARANTES, Paulo. “Nação e reflexão”. In ABDALA JR., Benjamin & CARA, Salete de Almeida. Moderno de nascença: figurações críticas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 27-45.
BELLO, Maria do Rosario Lupi. Narrativa literária e narrativa fílmica: o caso de Amor de perdição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
BENJAMIN, Walter. “Conto e cura”. In: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, s/d.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
______. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CHAVES, Rita. Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005. 
DENIS, Benoît. Literatura e engajamento – de Pascal a Sartre. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005. 
JAMESON, Fredric. O inconsciente político. Narrativa como ato socialmente simbólico. São Paulo, Ática, 1992.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – episódios de racismo cotidiano. Lisboa: Orfeu Negro, 2019.


LEITE, Ana Mafalda. Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. Lisboa: Colibri, 2003.
LOURENÇO, Eduardo. Do colonialismo como nosso impensado. Prefácio de Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi. Lisboa: Gradiva, 2014.
MATA, Inocência. Ficção e história na literatura angolana. Lisboa: Edições Colibri, 2008.
ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998.
Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
RICOUER, Paul. Tempo e  narrativa. 3 vols. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
SAID, Edward. Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SANCHES, Manuela Ribeiro (org.). Malhas que o Império tecem – textos anticoloniais, contextos pós-coloniais. Lisboa: Edições 70, 2012.
SONTAG, Susan. Doença como metáfora. AIDS e suas metáforas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
 

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