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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0547 - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa V (Oficina de Literatura)
Comparative Studies in Lusophone Literatures V (Literary workshop)

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Sob a forma de Oficina Literária, dedicada à poesia e ao conto (com o foco em cada um desses gêneros em semestres alternados), a disciplina desenvolverá a prática da escrita, tendo como repertório as produções brasileiras, africanas e portuguesas, nas esferas da lírica e da narrativa (séculos XX e XXI). Tomando, também, como base o campo teórico concernente aos Estudos Comparados, o laboratório de criação será compreendido como espaço de reflexão crítica e de ingresso investigativo nos processos de composição textual.  Como extensão das problemáticas conceituais da Literatura Comparada, a análise das dimensões sócio-culturais e políticas que envolvem as literaturas do Brasil, da África e do Portugal fará parte dos projetos de escrita a serem elaborados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5763421 - Emerson da Cruz Inacio
992985 - Fabiana Buitor Carelli
1779515 - Rosangela Sarteschi
1764978 - Vima Lia de Rossi Martin
 
Programa Resumido
A disciplina concentrar-se-á nas linhas teóricas do comparativismo contemporâneo, abrangendo literaturas (do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua portuguesa) e outras artes; escrita criativa e outras áreas do saber (notadamente, a filosofia, a história, a antropologia e a cultura). Numa primeira etapa, atividades relacionadas a processos e procedimentos de escrita terão proeminência. Pretende-se a habilitação gradativa dos estudantes na criação de textos de poesia e narrativas breves a contar de leituras e análises da produção literária dos séculos XX e XXI e de um referencial crítico-teórico pautado na problemática interdisciplinar na atualidade, envolvendo tópicos como: pós-modernidade e pós-colonialismo; comunitarismo e cultura planetária; literatura e outros sistemas semióticos; arte poética e relatos de ficção no contexto da globalização.
 
 
 
Programa
Literatura e Teoria –
Processos de escrita (constituição do corpus);
Poesia e Narrativa – A peculiaridade dos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa;
Gêneros literários – Formas e reconfigurações do cânone;
Estilo/Leitura/Literatura (s);
Relações Brasil/África/Portugal: a dimensão interdisciplinar da escrita;
O contexto cultural do século XX – Escrita e historicidade;
O contexto cultural do século XX – História e pós-modernidade;
Literatura e outras artes: o cinema e a esfera áudio-visual;
Formas breves – o campo cinemático e as artes visuais;
Processos histórico-culturais do século XXI – projetos de escrita na cena contemporânea.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Oficinas de leitura, escrita e criação; Rodas de leitura compartilhada; Aulas expositivas; Discussões coletivas; Seminários.
Critério
A aprendizagem será aferida mediante a elaboração de fichamentos, seminários, provas e/ou projetos de escrita, a critério da/o docente. Serão aprovadas/os as/os alunas/os que obtiverem média cinco ou superior a cinco no conjunto das atividades propostas como avaliação de desempenho.
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante plano de estudo, compreendendo, a critério da/o docente, elaboração ou reelaboração de trabalhos escritos e/ou realização de prova oral e/ou escrita. O estabelecimento final dos resultados de aproveitamento, para fins de nota, dar-se-á até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas prevista para o semestre seguinte
 
Bibliografia
     
ABDALA Jr., Benjamin (org.). Estudos comparados: teoria, crítica e metodologia. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.
BIRMAN, Joel. O sujeito na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2012.



BRUM, Eliane. Banzeiro òkòtó: uma viagem à Amazônia centro do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
HAN, Byung-Chul.  Agonia do eros. Petrópolis: Vozes, 2017.
hooks, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LODGE, David. A arte da ficção. Porto Alegre: L&PM, 2010.
Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PROSE, Francine. Para ler como um escritor. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
SANTOS, Milton. Fim de século e globalização – o novo mapa do mundo. São Paulo: Hucitec/Anpur, 1997.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
 

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