Sob a forma de Oficina Literária, dedicada à poesia e ao conto (com o foco em cada um desses gêneros em semestres alternados), a disciplina desenvolverá a prática da escrita, tendo como repertório as produções brasileiras, africanas e portuguesas, nas esferas da lírica e da narrativa (séculos XX e XXI). Tomando, também, como base o campo teórico concernente aos Estudos Comparados, o laboratório de criação será compreendido como espaço de reflexão crítica e de ingresso investigativo nos processos de composição textual. Como extensão das problemáticas conceituais da Literatura Comparada, a análise das dimensões sócio-culturais e políticas que envolvem as literaturas do Brasil, da África e do Portugal fará parte dos projetos de escrita a serem elaborados.
A disciplina concentrar-se-á nas linhas teóricas do comparativismo contemporâneo, abrangendo literaturas (do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua portuguesa) e outras artes; escrita criativa e outras áreas do saber (notadamente, a filosofia, a história, a antropologia e a cultura). Numa primeira etapa, atividades relacionadas a processos e procedimentos de escrita terão proeminência. Pretende-se a habilitação gradativa dos estudantes na criação de textos de poesia e narrativas breves a contar de leituras e análises da produção literária dos séculos XX e XXI e de um referencial crítico-teórico pautado na problemática interdisciplinar na atualidade, envolvendo tópicos como: pós-modernidade e pós-colonialismo; comunitarismo e cultura planetária; literatura e outros sistemas semióticos; arte poética e relatos de ficção no contexto da globalização.
Literatura e Teoria – Processos de escrita (constituição do corpus); Poesia e Narrativa – A peculiaridade dos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa; Gêneros literários – Formas e reconfigurações do cânone; Estilo/Leitura/Literatura (s); Relações Brasil/África/Portugal: a dimensão interdisciplinar da escrita; O contexto cultural do século XX – Escrita e historicidade; O contexto cultural do século XX – História e pós-modernidade; Literatura e outras artes: o cinema e a esfera áudio-visual; Formas breves – o campo cinemático e as artes visuais; Processos histórico-culturais do século XXI – projetos de escrita na cena contemporânea.
ABDALA Jr., Benjamin (org.). Estudos comparados: teoria, crítica e metodologia. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014. BIRMAN, Joel. O sujeito na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2012. BRUM, Eliane. Banzeiro òkòtó: uma viagem à Amazônia centro do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. HAN, Byung-Chul. Agonia do eros. Petrópolis: Vozes, 2017. hooks, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. LODGE, David. A arte da ficção. Porto Alegre: L&PM, 2010. Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006. PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009. PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. PROSE, Francine. Para ler como um escritor. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. SANTOS, Milton. Fim de século e globalização – o novo mapa do mundo. São Paulo: Hucitec/Anpur, 1997. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.