a)compreender que o processo ensino/aprendizagem envolve, por parte do professor, o domínio dos objetivos da disciplina e o conhecimento das várias concepções de linguagem e de gramática e que esse domínio e esse conhecimento estão associados à reflexão que se pretende propor no planejamento e em sua execução;b)dominar diferentes procedimentos metodológicos e de avaliação, adequados aos conteúdos a serem desenvolvidos e utilizáveis na execução de planos de aulas para o ensino fundamental e médio;c)analisar criticamente as diferentes abordagens sobre língua e discurso e refletir sobre propostas de transposição didática de tópicos específicos do conteúdo.
Reflexão sobre aspectos fundamentais da língua portuguesa (discurso, texto e gramática) e sua relação com o ensino.
1.Objetivos do ensino de língua materna2.Concepções de linguagem.3.Concepções de gramática. Tipos de gramática.4.Tipos de ensino de língua: gramática e/ou texto.5.Oralidade e ensino de língua6.Leitura e produção de textos7.Discurso: conceito de gênero discursivo e tipos de seqüência lingüística
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