Reflexão crítica sobre a didática da Literatura Brasileira no curso médio
A disciplina pretende proporcionar uma reflexão crítica sobre a literatura como elemento formador do aluno e do educador; discutir e avaliar estratégias metodológicas de ensino da literatura na educação básica; relacionar conteúdo de disciplinas de Literatura Brasileira com exigências da prática da licenciatura; debater sobre o lugar da disciplina Literatura Brasileira no currículo escolar do ensino médio; fornecer ao futuro professor instrumental pedagógico para uma análise crítica dos textos literários; apresentar um historio das principais vertentes da interpretação literária e seu potencial didático; problematizar os conceitos de escolas, gêneros e de estilos literários, bem como da construção do cânone; fornecer elementos para elaboração de uma história do ensino da literatura; discutir criticamente materiais didáticos em circulação; explorar níveis de compreensão de fenômenos literários conjugados a valores sociais; discutir o papel da literatura como expressão de uma cosmovisão nacional; debater questões ligadas ao relacionamento da literatura com as diversas mídias.
1. Literatura e formação do aluno e do educador 2. Ensino de Literatura Brasileira: perspectiva histórica 3. Literatura na grade curricular do curso ensino médio 4. Didática da Literatura Brasileira: instrumental crítico 5. Escolas, gêneros, estilos literários e formação do cânone: perspectiva pedagógica 6. Material didático de Literatura Brasileira: visada crítica 7. Literatura e outras mídias na sala de aula.
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