Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0601 - Ensino de Literatura Brasileira
TEACHING BRAZILIAN LITERATURE

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2008 Desativação:

Objetivos
Reflexão crítica sobre a didática da Literatura Brasileira no curso médio
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
728648 - Jaime Ginzburg
837316 - Jose Alcides Ribeiro
1632720 - Marcos Roberto Flamínio Peres
3177813 - Vagner Camilo
 
Programa Resumido
A disciplina pretende proporcionar uma reflexão crítica sobre a literatura como elemento formador do aluno e do educador; discutir e avaliar estratégias metodológicas de ensino da literatura na educação básica; relacionar conteúdo de disciplinas de Literatura Brasileira com exigências da prática da licenciatura; debater sobre o lugar da disciplina Literatura Brasileira no currículo escolar do ensino médio; fornecer ao futuro professor instrumental pedagógico para uma análise crítica dos textos literários; apresentar um historio das principais vertentes da interpretação literária e seu potencial didático; problematizar os conceitos de escolas, gêneros e de estilos literários, bem como da construção do cânone; fornecer elementos para elaboração de uma história do ensino da literatura; discutir criticamente materiais didáticos em circulação; explorar níveis de compreensão de fenômenos literários conjugados a valores sociais; discutir o papel da literatura como expressão de uma cosmovisão nacional; debater questões ligadas ao relacionamento da literatura com as diversas mídias.
 
 
 
Programa
1. Literatura e formação do aluno e do educador 2. Ensino de Literatura Brasileira: perspectiva histórica 3. Literatura na grade curricular do curso ensino médio 4. Didática da Literatura Brasileira: instrumental crítico 5. Escolas, gêneros, estilos literários e formação do cânone: perspectiva pedagógica 6. Material didático de Literatura Brasileira: visada crítica 7. Literatura e outras mídias na sala de aula.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e seminários
Critério
Avaliação, monografia e seminários
Norma de Recuperação
Acompanhamento de aluno e avaliação.
 
Bibliografia
     
AMARAL, Emília. O ensino de literatura no segundo grau. Dissertação de mestrado, IEL-UNICAMP, 1986.BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo, Ática, 1988.BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3.ed. São Paulo, Cultrix, 1988.CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. Em Vários escritos. 3. ed. São Paulo, Duas Cidades, 1995.________________. Formação da Literatura Brasileira (2 V.). 6.ed. Belo Horizonte, Itatiaia, 1981.________________. “A literatura e a formação do homem”. Separata da revista Ciência e Cultura, 24 (9): 803-9, set. 1972.COELHO, Nelly Novaes. O ensino da literatura. 2.ed. Rio de Janeiro, José Olímpio/INL/MEC, 1973.FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 36 ed. São Paulo, Cortez, 1998.JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo, Editora da Unesp, 1993.LAJOLO, Marisa. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de Janeiro, Objetiva, 2004.____________. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo, Ática, 2000._____________. Literatura: leitores & Leitura. São Paulo, Moderna, 2001._____________. Usos e abusos da literatura na escola. Porto Alegre, Globo, 1992._____________ & ZILBERMANN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo, Ática, 1996.MACHADO, Ana Maria. Contracorrente. Conversas sobre leitura e política. São Paulo, Ática, 1999. Série Temas.____________________. Texturas. Sobre leituras e escritas. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001.RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira. Dos primeiros cronistas aos últimos românticos. 2.ed. São Paulo, Edusp, 2002.ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura/Ensino. Uma problemática. São Paulo, Ática, 1981.RÖSING, Tânia M. K. Ler na escola. Para ensinar literatura no 1º, 2º e 3º graus. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1988. Coleção educação.ZILBERMANN, Regina (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 7. Ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1986.___________________. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo, Contexto, 1991.


 

Clique para consultar os requisitos para FLC0601

Clique para consultar o oferecimento para FLC0601

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP