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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0602 - Literatura Portuguesa: Ensino-Aprendizagem
Portuguese Literature: Teaching-learning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2008 Desativação:

Objetivos
Contribuir para a formação do professor, enquanto agente de ensino na educação institucional, e capacitá-lo para a compreensão e a análise da natureza das produções sobre ensino da Literatura Portuguesa e sua relação com a orientação da prática pedagógica. Apresentar, ao professor em formação, as diferentes perspectivas de análise do binômio ensino-aprendizagem da Literatura Portuguesa e da relação professor/aluno e levá-lo a reflexão e discussão de questões da prática pedagógica no cotidiano escolar.   
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4987263 - Aparecida de Fatima Bueno
3016271 - Caio Márcio Poletti Lui Gagliardi
94847 - Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin
2917062 - Francisco Maciel Silveira
3426139 - Paulo Fernando da Motta de Oliveira
 
Programa Resumido
A disciplina pretende contribuir para a formação do professor, enquanto agente de ensino na educação institucional, através de:- análise da natureza das produções sobre ensino da Literatura Portuguesa e sua relação com a orientação da prática pedagógica;- apresentação de diferentes perspectivas de análise do binômio ensino- aprendizagem da Literatura Portuguesa e da relação professor/aluno;- discussão de questões da prática pedagógica no cotidiano escolar 
 
 
 
Programa
1.Revisão crítica dos textos didáticos do Ensino Fundamental que enfocam a Literatura Portuguesa;                                                   2.Revisão crítica dos textos didáticos do Ensino Médio que enfocam a Literatura Portuguesa;                                                                3.Manutenção da periodologia literária (Idade Média ao Modernismo);                                                                               4.Inversão da periodologia literária (Modernismo à Idade Média);       5.O ensino de Literatura Portuguesa através de técnicas teatrais;     6.O ensino de Literatura Portuguesa através de recursos áudio-visuais;                                                                                7.Técnicas para análise do texto poético;                                        8.Técnicas para análise do texto narrativo;                                      9.Técnicas para análise do texto dramático;                                  10.Historicidade da Literatura (Portuguesa) e do Leitor;                  11.Ensino de Literatura Portuguesa e formação de leitores de obras da Literatura Portuguesa;                                                             12.Relação Leitor-texto (leitor enquanto destinatário do texto literário e enquanto sujeito com "horizonte de expectativas" em relação à obra literária e ao ensino de Literatura Portuguesa).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; Seminários; discussão em grupo.
Critério
Verificação da habilidade do discente em ministrar aulas de Literatura Portuguesa, em refletir sobre os procedimentos e materiais didáticos e em formar leitores críticos. Formas de avaliação:Avaliação individual; avaliação em grupo; Seminários; Provas; Trabalhos.
Norma de Recuperação
Dar-se-á segundo o modelo apresentado no item anterior e segundo o calendário acadêmico.
 
Bibliografia
     
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