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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC0603 - Diversidade Cultural e Educação:as Literaturas de Língua Portuguesa em Perspectiva
Cultural Diversity and Education: the Portuguese Language Literatures in Perspective

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2008 Desativação:

Objetivos
Fornecer subsídios teóricos e práticos aos educadores para que, através da abordagem comparativa das literaturas de língua portuguesa, possam atuar pedagogicamente no combate à discriminação cultural e étnico-racial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5763421 - Emerson da Cruz Inacio
1779515 - Rosangela Sarteschi
1764978 - Vima Lia de Rossi Martin
 
Programa Resumido
1. Literatura e colonialismo: a emergência das literaturas em língua portuguesa no Brasil, na África e na Ásia. 2. O diálogo entre a literatura e a história na constituição das identidades nacionais. 3. A presença da literatura brasileira nas literaturas africanas de língua portuguesa. 4. Literaturas africanas de língua portuguesa em contextos pós-coloniais. 5. Poéticas afro-brasileiras. 6. Literatura para crianças e jovens: textos africanos e afro-brasileiros. 7. Como ensinar as literaturas africanas e a literatura afro-brasileira na escola.
 
 
 
Programa
Cada um dos sete itens relacionados abaixo (na seção programa resumido) poderá gerar, sozinho ou combinado com outros itens, o programa específico da disciplina a ser desenvolvido durante um semestre. Para tanto, deverá pautar-se em bibliografia específica para sua sustentação teórica e crítica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Fornecer subsídios teóricos e práticos aos educadores para que, através da abordagem comparativa das literaturas de língua portuguesa, possam atuar pedagogicamente no combate à discriminação cultural e étnico-racial.
Critério
Monografias individuais ou em grupo,Seminários, Provas, Auto-avaliação
Norma de Recuperação
Serão aprovados os alunos que obtiverem média cinco ou superior a cinco no conjunto das atividades propostas como avaliação de desempenho.Os alunos em recuperação (que obtiverem média final entre três e cinco) farão uma prova de recuperação em data acordada com o professor
 
Bibliografia
     
1. ABDALA Jr., Benjamin. De vôos e ilhas. Literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.2. __________. (org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004.3. ABREU, Márcia. Cultura letrada. Literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.4. APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai. A África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.5. CHAVES, Rita. Angola e Moçambique. Experiência Colonial e Territórios Literários. São Paulo: Ateliê, 2005.6. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2005.7. FIGUEIREDO, Eurídice (org.). Conceitos de Literatura e Cultura. Juiz de Fora, UFJF, 2005.8. FIGUEIREDO, Maria do Carmo e FONSECA , Maria Nazareth (orgs.). Poéticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: Mazza/ PUC Minas, 2002.9. FREIRE, Paulo e GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente. São Paulo: Paz e Terra, 2003.10. GARMES, Hélder (org.). Oriente: engenho e arte. Imprensa e literatura de língua portuguesa em Goa, Macau e Timor Leste. São Paulo: Alameda, 2004.11. MACÊDO, Tania. Angola e Brasil: estudos comparados. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.12. MELLO e SOUZA, Marina de. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.13. MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido do retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.14. TRIGO, Salvato. Ensaios de literatura comparada afro-luso-brasileira. Lisboa: Vega, s/d.15. SANTILLI, Maria Aparecida. Paralelas e tangentes entre literaturas de língua portuguesa. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.16. MUNANGA, Kabengelê e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global/ Ação Educativa, 2000.


 

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