Opção Historiografia: Proporcionar uma abordagem dos principais subgêneros, autores, tópicos e convenções da historiografia latina. A disciplina pretende discutir os problemas didáticos de ensinar a prática historiográfica latina, distinguindo o caráter laudatório desta do caráter pretensamente científico da prática historiográfica moderna. Opção Retórica/Oratória: Proporcionar uma abordagem dos conceitos mais importantes de retórica e oratória antigas que possibilitem uma leitura contextualizada, e assim uma interpretação mais adequada, detextos latinos clássicos. A disciplina pretende discutir os problemas didáticos de ensinar retórica latina, que era parte da formação elementar do cidadão e instrumento do exercício da cidadania, no contexto atual, em que o julgamento da retórica é negativo.
Opção Historiografia:O curso se propõe o estudo de textos da historiografia latina em suas várias modalidades e subgêneros, a partir das considerações teóricas elaboradas pela Retórica e pela Poética, assim como pelas definições tecidas pelos próprios autores das obras historiográficas.Opção Retórica/Oratória: O curso começa com o De oratore de Cícero, em que se examinam as diferentesescolas retóricas e a avaliação ciceroniana de cada uma delas. Estudam-se ainda as partes da retórica – invenção, disposição, elocução, memória e ação – e as virtudes da elocução – clareza, brevidade, correção, adequação e elegância. Por fim, aplicam-se os conceitos estudados a discursos de Cícero.
Opção Historiografia:1) Historiografia e retórica (Cícero);2) Leitura e comentário de textos de César, Salústio, Tito Lívio e/ou Tácito;3) Subgêneros historiográficos: biografia (Suetônio e/ou Cornélio Nepos)4) Subgêneros historiográficos: comentário;5) Subgêneros historiográficos: monografia: Salústio;6) Subgêneros historiográficos: anais;7) Subgêneros historiográficos: epítome;8) Subgêneros historiográficos: história universal;9) Subgêneros historiográficos: história pragmática.Problemas e estratégias didáticas do ensino das convenções da prática historiográfica latina e da distinção entre história, anais, comentários, biografia.Opção Retórica/Oratória:1. Cícero: a penetração da retórica como técnica, como sistema codificado, no mundo romano; 2. as diferentes escolas retóricas e a avaliação ciceroniana de cada uma delas; 3. a relação entre retórica, ou eloqüência, e sabedoria; os pontos de vista de Antônio e de Crasso (De Oratore) acerca do orador ideal; 4. o conceito de cultura geral, ou de “humanismo” (humanitas), por oposição ao conhecimento das técnicas da oratória; 5. as partes da retórica: invenção, disposição, elocução, memória e ação; o ritmo e a concinnitas; 6. as virtudes da elocução: clareza, brevidade, correção, adequação e elegância;7. os tipos de questões: conjetura, definição, qualificação; 8. os discursos de Cícero.Problemas e estratégias didáticas do ensino dos preceitos da retórica latina e da distinção entre os gêneros oratórios (deliberativo, judiciário, demonstrativo).Em ambas as opções: Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com literatura latina e com cultura romana).
Opção Historiografia:CAPE Jr. Robert W. “Persuasive history: Roman Rhetoric And Historiography”. In: DOMINIK, W. J. Roman Eloquence. London: Routledge, 1997, p. 212-228. JOLY, Fábio Duarte. Ensaios sobre historiografia antiga. São Paulo, Alameda, 2007.LEEMAN. A.D. “Le genre et le style historique à Rome: Théorie et pratique”. REL. Paris, v. 33. p. 183-208, 1955. - “L’historiographie dans le De oratore de Cicéron”. BAGB, Paris, v.3, p. 280-288, 1985. HARTOG, F. A história de Homero a Santo Agostinho. Trad. J. L. Brandão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.MARINCOLA, John (ed.). A Companion to Greek and Roman Historiography. 2 vols. Oxford, Blackwell, 2007.MARTIN, René; GAILLARD, Jacques. Les genres litteraires à Rome. Paris. Éditions Nathan, 1990.ROLLER, Matthew B. “Color-Blindness: Cicero´s Death, Declamation and the Production of History”. CPh. Chicago, v. 92, p. 109-130, 1997. SYME, Ronald. The Roman Revolution. Oxford: Oxford University Press, 1960.WISEMAN, T.P. “Practice and Theory in Roman Historiography”. History 66, p. 375-393, 1981. WIEDEMANN, Th. “Reflections of Roman Political Thought in Latin Historical Writing”. In: AAVV. The Cambridge History of Greek and Roman Political Thought”. Cambridge, Cambridge University Press, 2000, p. 523-.WOODMAN, A.J. Rhetoric in Classical Historiography. Four Studies. Sidney, Croom Helm, 1988.Opção Retórica/Oratória:BYCHKOV, O. V. & SHEPPARD, A. (Eds.) Greek and Roman Aesthetics. Cambridge, Cambridge University Press, 2010.CLARKE, M. L. Rhetoric at Rome -- A Historical Survey. Routledge, London/New York, 1996 (3rd edition).DOMINIK, W. J. & HALL, J. (Eds.) A Companion to Roman Rhetoric. Oxford, Blackwell, 2007.DOMINIK, W. J. (Ed.). Roman Eloquence -- Rhetoric in Society and Literature. Routledge, London/New York, 1997.GUNDERSON, E. (Ed.) The Cambridge Companion to Ancient Rhetoric. Cambridge, Cambridge University Press, 2009.HABINEK, T. Ancient Rhetoric and Oratory. Oxford, Blackwell Publishing, 2005.KENNEDY, G. A. A New History of Classical Rhetoric. Princeton, Princeton University Press, 1994.MAY, J. (Ed.) Brill’s Companion to Cicero— Oratory and Rhetoric. Brill, Leiden/Boston/Köln, 2002.PERNOT, L. La Rhétorique dans L’Antiquité. Paris, Librairie Générale Française, 2000.POWELL, J., & PATERSON, J. (Ed.) Cicero the Advocate. Oxford, Oxford University Press, 2004.STEEL, C. Roman Oratory. Cambridge, Cambridge University Press, 2006.TOO, Y. L. (Ed.). Education in Greek and Roman Antiquity. Brill, Leiden/Boston, Köln, 2001.WALKER, J. Rhetoric and Poetics in Antiquity. Oxford, Oxford University Press, 2000.WARDY, R. The Birth of Rhetoric. Routledge, London/New York, 1998.WORTHINGTON, I. (Ed.) A Companion to Greek Rhetoric. Oxford, Blackwell, 2007.Bibliografia didática:ANCONNA, R. A Concise Guide to Teaching Latin Literature. Norman: University of Oklahoma, 2007.GAILLARD, J. Approches de la littérature latine. Paris: Nathan, 1992.Bibliografia didática:ANCONNA, R. A Concise Guide to Teaching Latin Literature. Norman: University of Oklahoma, 2007.GAILLARD, J. Approches de la littérature latine. Paris: Nathan, 1992.- “Sites” da internet:LINKS LATINOS: http://frcoulter.com/latin/links.htmlPERSEUS DIGITAL LIBRARY: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/ROME REBORN: http://romereborn.frischerconsulting.com/gallery-current.php#videos_2_1THE LATIN LIBRARY: http://www.thelatinlibrary.com/