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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC1261 - Leitura e Produção de Textos II
Texts: reading and production II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua competência para leituras analíticas e escritas reflexivas. Levar o discente a integrar leitura e escrita, no processo de produção textual, tanto no âmbito profissional quanto no acadêmico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94750 - Beatriz Regina Benradt Martinez
 
Programa Resumido
Estudo do texto argumentativo. A redação no âmbito profissional: setores público e privado. A redação no âmbito acadêmico. 
 
 
 
Programa
1.Gêneros textuais e sua relevância no processo da escrita
2.O texto argumentativo
2.1Dissertação e argumentação
2.2.Estrutura do texto argumentativo
2.2.1.Referência e tematização
2.2.2.Introdução: ancoragem e formulação do ponto de vista
2.2.3.Desenvolvimento: recursos argumentativos para fundamentar uma opinião
2.2.4.Conclusão: possibilidades e limites
3. Marcadores sintático-argumentativos
4.Informatividade no texto argumentativo: recursos estilísticos dos âmbitos sonoro, lexical e sintático
5.Argumentação e redação empresarial: alguns gêneros textuais exemplificativos
6.Argumentação e redação acadêmica: alguns gêneros textuais exemplificativos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussão de textos, exercícios de análise, seminários.
Critério
Avaliação continuada, pela participação nas aulas; exercícios; pesquisas referentes aos itens do programa; seminários; redações.
Norma de Recuperação
Prova individual e/ou trabalho de avaliação, em época estipulada pela Unidade, conforme calendário.
 
Bibliografia
     
ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo: Ática, 2004.
ANDRADE, Maria Lúcia. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2006.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
BELLINE, A. H. A dissertação. São Paulo: Ática, 2002.
CIPRO Neto, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1998.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática,
1997.
GARCEZ, Lucília H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005.
GUIMARÃES, Eduardo. Texto e argumentação. Campinas (SP): Pontes, 1987.
KASPARY, Adalberto J. Correspondência empresarial. Porto Alegre (RS): Edita, 2005.
__________. Redação oficial: normas e modelos. Porto Alegre (RS): Edita, 2005.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1993.
LEITE, Marli Quadros. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2000.
MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à estilística: a expressividade na língua portuguesa. São Paulo: T.A. Queiroz/EDUSP, 1997.
SAYEG-SIQUEIRA, João Hilton. Organização do texto dissertativo. São Paulo: Selinunte, 1995.
THEREZO, Graciema Pires. Redação e leitura para universitários. Campinas (SP): Alínea, 2007.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
 

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