Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua competência para leituras analíticas e escritas reflexivas. Levar o discente a integrar leitura e escrita, no processo de produção textual, tanto no âmbito profissional quanto no acadêmico.
Estudo do texto argumentativo. A redação no âmbito profissional: setores público e privado. A redação no âmbito acadêmico.
1.Gêneros textuais e sua relevância no processo da escrita2.O texto argumentativo 2.1Dissertação e argumentação2.2.Estrutura do texto argumentativo2.2.1.Referência e tematização2.2.2.Introdução: ancoragem e formulação do ponto de vista2.2.3.Desenvolvimento: recursos argumentativos para fundamentar uma opinião2.2.4.Conclusão: possibilidades e limites 3. Marcadores sintático-argumentativos4.Informatividade no texto argumentativo: recursos estilísticos dos âmbitos sonoro, lexical e sintático5.Argumentação e redação empresarial: alguns gêneros textuais exemplificativos6.Argumentação e redação acadêmica: alguns gêneros textuais exemplificativos
ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo: Ática, 2004.ANDRADE, Maria Lúcia. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2006.BECHARA, Evanildo. Moderna gramática da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.BELLINE, A. H. A dissertação. São Paulo: Ática, 2002.CIPRO Neto, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1998.FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.GARCEZ, Lucília H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2002.GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005.GUIMARÃES, Eduardo. Texto e argumentação. Campinas (SP): Pontes, 1987.KASPARY, Adalberto J. Correspondência empresarial. Porto Alegre (RS): Edita, 2005.__________. Redação oficial: normas e modelos. Porto Alegre (RS): Edita, 2005.KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1993.LEITE, Marli Quadros. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2000.MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à estilística: a expressividade na língua portuguesa. São Paulo: T.A. Queiroz/EDUSP, 1997. SAYEG-SIQUEIRA, João Hilton. Organização do texto dissertativo. São Paulo: Selinunte, 1995.THEREZO, Graciema Pires. Redação e leitura para universitários. Campinas (SP): Alínea, 2007.VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.