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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC1460 - Português para o Latim e o Grego Antigo
Portuguese to Latim and Ancient Greek

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
O curso visa solidificar os conhecimentos da gramática normativa da Língua portuguesa, observando suas especificidades metalinguísticas, tanto sob a perspectiva de uma sintaxe do período simples como as do período composto, objetivando o aprendizado de línguas antigas, principalmente o Latim e o Grego.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2085274 - João Angelo Oliva Neto
1484771 - Paulo Martins
 
Programa Resumido
Distinção entre os conceitos de período, oração e frase. O período simples e o composto. Termos essenciais, integrantes e acessórios. Termos associados ao nome. Termos associados ao verbo. Tipos de oração. A coordenação. A subordinação. Oração desenvolvida e reduzida. As Orações substantivas. As orações adjetivas. As orações adverbiais. As equivalências das orações. Casos controversos de sintaxe.
 
 
 
Programa
1) Sujeito e Predicado. Tipos de sujeito. Se apassivador. Se IIS. 2) Termos Associados ao Verbo. Objeto direto. Objeto direto preposicionado. Objeto Indireto. Agente da voz passiva. Adjunto adverbial. 3) Classificação dos verbos quanto à predicação. Transitivo direto. Transitivo indireto. Transitivo direto e indireto. Intransitivo. Verbo de ligação. Pronomes oblíquos como complementos verbais. Objetos pleonásticos. Análise do pronome relativo. 4) Termos Associados ao Nome. Adjunto adnominal. Predicativo. Tipos de predicativo. Complemento nominal. Aposto. 5) Tipos de predicado. Predicado nominal. Predicado verbal. Predicado verbo-nominal. Vocativo. 6) Oração. Período. Frase. Classificação do período. Oração principal e oração subordinada. Tipos de oração subordinada. Oração subordinada Substantiva.  Classificação da oração subordinada substantiva. Orações subordinadas substantivas introduzidas por pronomes interrogativos. 7) Oração subordinada adverbial. Conceituação. Classificação das orações subordinadas adverbiais. 8) Oração subordinada adjetivas. Conceituação Classificação das orações subordinadas adjetivas. 8) Orações reduzidas. Como analisar as orações subordinadas reduzidas? 9) Orações coordenadas. Conceituação. Classificação das orações coordenadas. Subclassificação das orações coordenadas sindéticas. 10) Regência. Conceituação de regência. Regência Verbal. Verbos que alteram a significação conforme alteram a regência. Verbos com regência diferente com a mesma significação. Verbos com regência diferente no uso culto e no uso popular. Regência nominal. 11) Crase.  Conceituação. Crase da preposição a = o artigo feminino a/as. Casos obrigatórios de crase. Casos facultativos de crase. Nunca se usa crase. 12) Concordância verbal. Regra geral. Casos especiais. 13) Concordância Nominal. Regra geral. Casos especiais. 14) O verbo. Morfologia. Tempos derivados do presente do indicativo. Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo. Conjugação verbal. Tempos verbais compostos. 15) Uso dos tempos verbais e modos verbais. Aspecto verbal. Uso literal e não literal dos tempos verbais. 
Avaliação
 Provas e Trabalhos
Método
Aulas expositivas e dialogadas, e/ou leitura e comentário de textos. Uso de recursos audiovisuais e de tecnologia da informação e comunicação.  
Critério
A avaliação dos alunos levará em conta os resultados das provas, e/ou a realização de exercícios e/ou trabalhos monográficos e/ou a participação nas aulas. Serão observados aspectos como capacidade de análise crítica dos textos, capacidade de redação, adequação à bibliografia proposta, entre outros.
Norma de Recuperação
Conforme norma vigente, terá direito a recuperação o aluno que alcançar a média mínima 3,0 (e abaixo de 5,0) no período letivo normal. A recuperação se fará mediante trabalho e/ou prova escrita (e/ou outros instru-mentos, equivalentes aos utilizados no período letivo) em torno do programa desenvolvido durante o semestre. A média final do aluno será o resultado de uma média ponderada, em que a nota anterior terá peso 1 e a nota obtida na recuperação terá peso 3, isto é, a nota inicial corresponde a 25 % da média final.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALLEN, J. H.; GREENOUGH, J. B. (1931). New latin grammar. Boston: The Athenaeum Press.
ALMEIDA, Napoleão Mendes de (2002). Gramática metódica da língua portuguesa. 44a edição.  4a tiragem. São Paulo: Ed. Saraiva.
BECHARA, Evanildo (1988). Lições de português pela análise sintática. 14a edição. Rio de Janeiro: Padrão – Livraria Editora.
BECHARA, Evanildo (2001). Moderna gramática da língua portuguesa. 37a edição Revista e ampliada. 
BECHARA, Evanildo (2002). Gramática escolar da língua portuguesa. 1a edição. Rio de Janeiro: Ed. Y. H. Lucerna.
CART, A.; GRIMAL, P.;  LAMAISON, J.; NOIVILLE, R. (1986).  Gramática latina. Tradução e adaptação de Maria Evangelina Villa Nova Soeiro. São Paulo: T. A. Queiroz & Edusp.
CROISET, A.; PETITJEAN, J. (1901). Grammaire grecque. Quatrième édition. Paris: Librarie Hachette.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley (1985). Nova gramática do português contemporâneo. 3a edição 16a impressão. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.
ERNOUT, A.; THOMAS, F. (1951). Syntaxe latine. Paris: Klincksieck (Nouvelle Collection A Lúsage des Classes – XXXVIII).
FARIA, Ernesto (1958). Gramática superior da língua latina. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica (Biblioteca Brasileira de Filologia – no 14).
GILDERSLEEVE, B. L.; LODGE, Gonzalez (2005). Latin grammar. London: Bristol Classical Press.
GOODWIN, William W. (1983). Greek grammar. London: Macmillan & St. Martin’s Press.
GREINER, E.; BILLORET, R. (1952). Grammaire du latin. Paris: Hachette.
KURY, Adriano da Gama (1987). Novas lições de análise sintática. 3a edição. São Paulo: Editora Ática (Série Fundamentos).
LIMA, Carlos Henrique da Rocha (2002). Gramática normativa da língua portuguesa. 42a edição. Rio de Janeiro: José Olympio Editora.
LIPPARINI, Giuseppe (1961). Sintaxe latina. Tradução e a adaptação de Pe. Alípio R. Santiago de Oliveira. Petrópolis: Editora Vozes.
MEILLET, A.; VEDRYES, J. (1927). Traité de grammaire comparée des langues classiques. Paris: Librairie Ancienne Honoré Champion. 
RAGON, E. (2012). Gramática grega. Inteiramente reformulada por A. Dain, J.-A. de Foucault e P. Poulin. Tradução de Cecilia Bartalotti. Supervisão de Luiz Alberto machado Cabral. São Paulo: Odysseus Editora.
RUBIO, Lisardo (1984). Introduccíon a la sintaxis estrutural del latín. 2a edición. Barcelona: Editorial Ariel.
SAVIOLI, Francisco Platão (1997). Gramática em 44 lições. 13a edição. São Paulo: Editora Ática (Série Compacta).
SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz (2004). Português 1. Gramática e interpretação de textos. São Paulo: Gráfica e Editora Anglo.
VASCONCELLOS, Paulo Sérgio de (2013). Sintaxe do período subordinado latino. São Paulo: Editora Fap-Unifesp.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas, e/ou leitura e comentário de textos. Uso de recursos audiovisuais e de tecnologia da informação e comunicação.
Critério
A avaliação dos alunos levará em conta os resultados das provas, e/ou a realização de exercícios e/ou trabalhos monográficos e/ou a participação nas aulas. Serão observados aspectos como capacidade de análise crítica dos textos, capacidade de redação, adequação à bibliografia proposta, entre outros.
Norma de Recuperação
Conforme norma vigente, terá direito a recuperação o aluno que alcançar a média mínima 3,0 (e abaixo de 5,0) no período letivo normal. A recuperação se fará mediante trabalho e/ou prova escrita (e/ou outros instru-mentos, equivalentes aos utilizados no período letivo) em torno do programa desenvolvido durante o semestre. A média final do aluno será o resultado de uma média ponderada, em que a nota anterior terá peso 1 e a nota obtida na recuperação terá peso 3, isto é, a nota inicial corresponde a 25 % da média final.
 
Bibliografia
     
ALLEN, J. H.; GREENOUGH, J. B. (1931). New latin grammar. Boston: The Athenaeum Press.
ALMEIDA, Napoleão Mendes de (2002). Gramática metódica da língua portuguesa. 44a edição.  4a tiragem. São Paulo: Ed. Saraiva.
BECHARA, Evanildo (1988). Lições de português pela análise sintática. 14a edição. Rio de Janeiro: Padrão – Livraria Editora.
BECHARA, Evanildo (2001). Moderna gramática da língua portuguesa. 37a edição Revista e ampliada. 
BECHARA, Evanildo (2002). Gramática escolar da língua portuguesa. 1a edição. Rio de Janeiro: Ed. Y. H. Lucerna.
CART, A.; GRIMAL, P.;  LAMAISON, J.; NOIVILLE, R. (1986).  Gramática latina. Tradução e adaptação de Maria Evangelina Villa Nova Soeiro. São Paulo: T. A. Queiroz & Edusp.
CROISET, A.; PETITJEAN, J. (1901). Grammaire grecque. Quatrième édition. Paris: Librarie Hachette.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley (1985). Nova gramática do português contemporâneo. 3a edição 16a impressão. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.
ERNOUT, A.; THOMAS, F. (1951). Syntaxe latine. Paris: Klincksieck (Nouvelle Collection A Lúsage des Classes – XXXVIII).
FARIA, Ernesto (1958). Gramática superior da língua latina. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica (Biblioteca Brasileira de Filologia – no 14).
GILDERSLEEVE, B. L.; LODGE, Gonzalez (2005). Latin grammar. London: Bristol Classical Press.
GOODWIN, William W. (1983). Greek grammar. London: Macmillan & St. Martin’s Press.
GREINER, E.; BILLORET, R. (1952). Grammaire du latin. Paris: Hachette.
KURY, Adriano da Gama (1987). Novas lições de análise sintática. 3a edição. São Paulo: Editora Ática (Série Fundamentos).
LIMA, Carlos Henrique da Rocha (2002). Gramática normativa da língua portuguesa. 42a edição. Rio de Janeiro: José Olympio Editora.
LIPPARINI, Giuseppe (1961). Sintaxe latina. Tradução e a adaptação de Pe. Alípio R. Santiago de Oliveira. Petrópolis: Editora Vozes.
MEILLET, A.; VEDRYES, J. (1927). Traité de grammaire comparée des langues classiques. Paris: Librairie Ancienne Honoré Champion. 
RAGON, E. (2012). Gramática grega. Inteiramente reformulada por A. Dain, J.-A. de Foucault e P. Poulin. Tradução de Cecilia Bartalotti. Supervisão de Luiz Alberto machado Cabral. São Paulo: Odysseus Editora.
RUBIO, Lisardo (1984). Introduccíon a la sintaxis estrutural del latín. 2a edición. Barcelona: Editorial Ariel.
SAVIOLI, Francisco Platão (1997). Gramática em 44 lições. 13a edição. São Paulo: Editora Ática (Série Compacta).
SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz (2004). Português 1. Gramática e interpretação de textos. São Paulo: Gráfica e Editora Anglo.
VASCONCELLOS, Paulo Sérgio de (2013). Sintaxe do período subordinado latino. São Paulo: Editora Fap-Unifesp.
 

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