Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC1461 - Metodologia do Trabalho Científico
Research Methodology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
O objetivo geral é preparar o aluno para a produção e apresentação do conhecimento científico, considerando os aspectos formais dos trabalhos acadêmicos e o refinamento permanente da competência linguística, crítica, analítica e reflexiva. Após compreender o planejamento das pesquisas e a elaboração dos trabalhos acadêmicos, o propósito é orientar a prática de comunicação oral e escrita das pesquisas, com ênfase em i) apresentação de trabalho em evento acadêmico e ii) redação de projeto e monografia. Finalmente, o escopo é capacitar o aluno a organizar ideias de modo a conseguir uma comunicação eficaz por escrito ou oralmente, tendo em conta as especificidades do contexto acadêmico e a adesão às posturas éticas que valorizem a sua área de conhecimento. Levam-se em conta os recursos da internet, com ênfase em periódicos acadêmicos e bases de dados bibliográficas nas bibliotecas virtuais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94792 - Maria Helena da Nóbrega
 
Programa Resumido
Demonstradas as relações entre ciência e tecnologia, percebe-se que as alterações tecnológicas criam novas dinâmicas de produção do conhecimento no contexto da pesquisa científica. É fundamental investigar, junto com os estudantes, as mudanças e as possibilidades de inovação criadas pelo uso da tecnologia, na produção e divulgação das pesquisas. Trata-se de uma outra forma de fazer, na qual é importante discutir os critérios de seleção de informação disponíveis na rede, além de zelar pela ética na pesquisa científica.
 
 
 
Programa
10- PROGRAMA 1. Planejamento da Pesquisa 1.1. A escolha do tema 1.2. Tipos de pesquisa e métodos 1.3. Técnicas e roteiros de leitura 1.4. Entrevista e questionário: tipos e procedimentos 1.5. Plágio e ética na pesquisa 2. Comunicação Escrita da Pesquisa 2.1. Projeto de pesquisa 2.2. Monografia 2.3. Resumo 2.4. Resenha 2.5. Redação e apresentação (ABNT BR 14724) 2.6. Citação (ABNT NBR 10520) 2.7. Referência (ABNT BR 6023) 3. Comunicação Oral da Pesquisa 3.1. Preparação; abertura; desenvolvimento; fechamento 3.2. Linguagem verbal e linguagem corporal 3.3. Utilização de recursos audiovisuais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Concebendo o aluno como participante ativo no processo de ensino/aprendizagem, evita-se privilegiar os conteúdos teóricos com ênfase instrucional e busca-se a construção conjunta do conhecimento por meio de atividades sociais e coletivas. Trabalha-se com tarefas e problematização de situações reais. Para dar conta da diversidade das práticas acadêmicas, utilizam-se atividades integradoras, entrevistas, vídeos e demais recursos visuais.
Critério
Além de 70% de frequência, a aprovação considera a participação ativa nas propostas. Avaliação do desempenho nas atividades. Apresentações orais. Trabalhos escritos. Propostas individuais e em grupo
Norma de Recuperação
AR=(A+R/2), sendo: AR = aproveitamento na recuperação; A = aproveitamento obtido no critério anterior; R = nota obtida na prova do período de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica AQUINO, Italo de S. Como escrever artigos científicos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. COSTA, Marco A. F. da; COSTA, Maria de F. B. da. Projeto de pesquisa – entenda e faça. Petrópolis: Vozes, 2011. HENRIQUES, Cláudio C.; SIMÕES, Darcília. A redação de trabalhos acadêmicos. 6. ed. São Paulo: Nacional, 2014. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MACHADO, Anna R. (Coord.). Resenha. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2011. SALOMON, Délcio V. Como fazer uma monografia. 13 ed. rev. e atual. São Paulo: Martins Fontes, 2014. SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2018. Bibliografia Complementar ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. 26. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010. ISKANDAR, Jamil I. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 5. ed. rev. e ampl. Curitiba: Juruá, 2012. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz V. Boeira e Nelson Boeira. 13 ed. São Paulo: Perspectiva, 2018. MATTAR, João M. Metodologia científica na era digital. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. MORIN, Edgar. O método – 6. Ética. Tradução de Juremir M. da Silva. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny S. da Mota. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para FLC1461

Clique para consultar o oferecimento para FLC1461

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP