Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC1462 - Comunicação e Planejamento Profissional
Communication and Professional Planning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Aplicam-se teorias comunicativas aos contextos empresariais com o objetivo de possibilitar que o aluno analise as próprias competências e aprimore a interação em situações profissionais. As reflexões sobre a comunicação humana verbal (oral e escrita) e não verbal levam o estudante a construir a própria identidade profissional, condição para atuar com autonomia no ambiente corporativo. A partir da definição de metas pessoais e o reconhecimento da importância do aprimoramento da capacidade comunicativa, o aluno deve adquirir segurança para obter êxito em processos de seleção e participar de forma independente e crítica no cotidiano das relações profissionais. Partindo do pressuposto irrefutável de que a tecnologia domina todas as profissões, o objetivo é analisar influências e oportunidades no âmbito profissional, bem como ampliar os horizontes de atuação do aluno. Para isso, estuda-se o universo corporativo sob a forte influência da tecnologia digital, de maneira que o estudante possa definir seus interesses e estabelecer metas pessoais para obter êxito em seus objetivos profissionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94792 - Maria Helena da Nóbrega
 
Programa Resumido
Os processos disruptivos da sociedade trazem novas configurações às atividades rotineiras das pessoas. Essas alterações também estão presentes no contexto empresarial, sendo fundamental investigar, junto com os estudantes, as mudanças e as possibilidades de inovação criadas pelo uso da tecnologia, nas empresas. Tais reflexões devem ampliar a percepção do aluno sobre a sua atuação profissional, levando-o a reconhecer lacunas de mercado e possibilidades empreendedoras em organizações governamentais, industriais, comerciais, de serviços ou de terceiro setor.
 
 
 
Programa
1. Comunicação nos Processos de Seleção 1.1. Currículo: impresso e on-line 1.2. Carta de apresentação 1.3. Entrevista: presencial e a distância 2. Comunicação e Atuação Profissional 2.1. A comunicação humana: funções, relações de poder, barreiras 2.2. Comunicação telefônica, e-mails 2.3. Reuniões: pauta, ata, condução, conflitos 2.4. Comunicação interna e externa: o estilo empresarial 2.5. Relatórios 3. Comunicação e Inovação Tecnológica nas Empresas 3.1. Comunicação em ambientes virtuais 3.2. Comunicação na inteligência artificial 3.3. Comunicação e internet das coisas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Concebendo o aluno como participante ativo no processo de ensino/aprendizagem, evita-se privilegiar os conteúdos teóricos com ênfase instrucional e busca-se a construção conjunta do conhecimento por meio de atividades sociais e coletivas. Trabalha-se com tarefas e problematização de situações reais. Para dar conta da diversidade das práticas profissionalizantes, organizam-se palestras com profissionais de diversas áreas organizacionais. Utilizam-se atividades integradoras, vídeos e demais recursos visuais. O método de ensino inclui materiais multimídia, bem como uma ampla gama de ferramentas tecnológicas e recursos educacionais abertos facilmente acessados pela internet. ATIVIDADES DISCENTES Pesquisa bibliográfica. Participação ativa nos debates. Atividades individuais e em grupo. Seminários. Atividades extraclasse: pesquisas em ambientes profissionais. Carga Horária: 60 Aulas teóricas: 15 Aulas práticas: 15 Seminários: 15 Outros: 15
Critério
Além de 70% de frequência, a aprovação engloba a participação ativa nas propostas. Avaliação do desempenho nas atividades. Apresentações orais. Trabalhos escritos. Propostas individuais e em grupo
Norma de Recuperação
NORMAS DE RECUPERAÇÃO (CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E ÉPOCAS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS OU TRABALHOS) , sendo: AR = aproveitamento na recuperação; A = aproveitamento obtido no critério anterior; R = nota obtida na prova do período de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica ANDERSON, Chris. TED talks: o guia oficial do TED para falar em público. Tradução de Donaldson Garschagen e Renata Guerra. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016. BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Nacional, 2016. BUENO, Wilson da C. Comunicação empresarial – alinhando teoria e prática. Barueri: Manole, 2014. CECATO, Valdete; MAFEI, Maristela. Comunicação corporativa: gestão, imagem e posicionamento. São Paulo: Contexto, 2011. GOMAN, Carol K. A vantagem não verbal. São Paulo: Vozes, 2010. GUILLEBEAU, Chris. Nasci para isso: como encontrar o trabalho da sua vida. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2017. HOWE, Jeff; ITO, Joi. Disrupção e inovação: como sobreviver ao nosso futuro acelerado. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. SILVA, Gilberto A. Segredos da comunicação profissional. São Paulo: Nacional, 2017. Bibliografia Complementar BANOV, Márcia R. Recrutamento, seleção e competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. JOHNSON, Steven. Como chegamos até aqui: a história das inovações que fizeram a vida moderna possível. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. ROSA, José A. Carreira – planejamento e gestão. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2013
 

Clique para consultar os requisitos para FLC1462

Clique para consultar o oferecimento para FLC1462

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP