Aplicam-se teorias comunicativas aos contextos empresariais com o objetivo de possibilitar que o aluno analise as próprias competências e aprimore a interação em situações profissionais. As reflexões sobre a comunicação humana verbal (oral e escrita) e não verbal levam o estudante a construir a própria identidade profissional, condição para atuar com autonomia no ambiente corporativo. A partir da definição de metas pessoais e o reconhecimento da importância do aprimoramento da capacidade comunicativa, o aluno deve adquirir segurança para obter êxito em processos de seleção e participar de forma independente e crítica no cotidiano das relações profissionais. Partindo do pressuposto irrefutável de que a tecnologia domina todas as profissões, o objetivo é analisar influências e oportunidades no âmbito profissional, bem como ampliar os horizontes de atuação do aluno. Para isso, estuda-se o universo corporativo sob a forte influência da tecnologia digital, de maneira que o estudante possa definir seus interesses e estabelecer metas pessoais para obter êxito em seus objetivos profissionais.
Os processos disruptivos da sociedade trazem novas configurações às atividades rotineiras das pessoas. Essas alterações também estão presentes no contexto empresarial, sendo fundamental investigar, junto com os estudantes, as mudanças e as possibilidades de inovação criadas pelo uso da tecnologia, nas empresas. Tais reflexões devem ampliar a percepção do aluno sobre a sua atuação profissional, levando-o a reconhecer lacunas de mercado e possibilidades empreendedoras em organizações governamentais, industriais, comerciais, de serviços ou de terceiro setor.
1. Comunicação nos Processos de Seleção 1.1. Currículo: impresso e on-line 1.2. Carta de apresentação 1.3. Entrevista: presencial e a distância 2. Comunicação e Atuação Profissional 2.1. A comunicação humana: funções, relações de poder, barreiras 2.2. Comunicação telefônica, e-mails 2.3. Reuniões: pauta, ata, condução, conflitos 2.4. Comunicação interna e externa: o estilo empresarial 2.5. Relatórios 3. Comunicação e Inovação Tecnológica nas Empresas 3.1. Comunicação em ambientes virtuais 3.2. Comunicação na inteligência artificial 3.3. Comunicação e internet das coisas
Bibliografia Básica ANDERSON, Chris. TED talks: o guia oficial do TED para falar em público. Tradução de Donaldson Garschagen e Renata Guerra. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016. BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Nacional, 2016. BUENO, Wilson da C. Comunicação empresarial – alinhando teoria e prática. Barueri: Manole, 2014. CECATO, Valdete; MAFEI, Maristela. Comunicação corporativa: gestão, imagem e posicionamento. São Paulo: Contexto, 2011. GOMAN, Carol K. A vantagem não verbal. São Paulo: Vozes, 2010. GUILLEBEAU, Chris. Nasci para isso: como encontrar o trabalho da sua vida. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2017. HOWE, Jeff; ITO, Joi. Disrupção e inovação: como sobreviver ao nosso futuro acelerado. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. SILVA, Gilberto A. Segredos da comunicação profissional. São Paulo: Nacional, 2017. Bibliografia Complementar BANOV, Márcia R. Recrutamento, seleção e competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. JOHNSON, Steven. Como chegamos até aqui: a história das inovações que fizeram a vida moderna possível. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. ROSA, José A. Carreira – planejamento e gestão. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2013