Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC1464 - Português para Falantes de Outras Línguas (básico)
Portuguese for Speakers of Other Languages

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O crescente número de estudantes estrangeiros na USP reforça a necessidade de políticas de acolhimento que alicercem o processo de internacionalização e facilitem a adaptação dos intercambistas. No cerne das ações de acolhimento, figura o oferecimento do ensino/aprendizado da língua, o que possibilitará a construção da identidade na sociedade receptora. Dessa forma, o objetivo desta disciplina é propiciar o aprendizado do nível básico da língua portuguesa para estrangeiros intercambistas no campus de Ribeirão Preto, promovendo consciência intercultural e vivência profícua com a comunidade local
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94792 - Maria Helena da Nóbrega
 
Programa Resumido
A disciplina Português para Falantes de Outras Línguas desenvolve a produção e compreensão do nível básico da língua oral e escrita. Além de introduzir as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas, a disciplina divulga aspectos culturais que desembaraçam a prática comunicativa social. Essa introdução à língua portuguesa e cultura brasileira permite que o aprendiz domine um repertório básico de palavras e expressões simples que auxiliarão sua compreensão oral e escrita, bem como sua preparação para atuar com familiaridade e segurança nos processos comunicativos interculturais
 
 
 
Programa
Temas relacionados a situações sociais concretas
Conhecer pessoas: cumprimentar; pedir e dar informações pessoais; despedir-se; falar sobre profissões; comunicar-se em sala de aula
Encontros: propor algo; convidar; perguntar as horas; desenvolver atividades de lazer
Comer e beber: restaurante; bar; convites; pedir alguma coisa; agradecer 
Verbos: ser, estar, ir, poder, ter, gostar de, querer, futuro imediato
Substantivos: masculino/feminino
Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos
Preposição: em + artigo

METODOS UTILIZADOS
Concebendo o aluno como participante ativo no processo de ensino/aprendizagem, busca-se a construção conjunta do conhecimento por meio de atividades sociais e coletivas. Trabalha-se com tarefas e problematização de situações reais que permitam vivenciar a cultura do país hospedeiro. Utilizam-se atividades integradoras, vídeos e demais recursos visuais. Incentivam-se práticas interativas no contexto de imersão.

ATIVIDADES DISCENTES
Atividades individuais: O aluno é motivado a avaliar o próprio conhecimento e participar de situações comunicativas que o incluam na comunidade local.
Atividades em grupo: Os grupos ajudam a criar relações de interajuda, fundamentais no processo de adaptação à nova cultura
 
 
 
Avaliação
     
Método
Concebendo o aluno como participante ativo no processo de ensino/aprendizagem, busca-se a construção conjunta do conhecimento por meio de atividades sociais e coletivas. Trabalha-se com tarefas e problematização de situações reais que permitam vivenciar a cultura do país hospedeiro. Utilizam-se atividades integradoras, vídeos e demais recursos visuais. Incentivam-se práticas interativas no contexto de imersão.
Critério
Atividades individuais: O aluno é motivado a avaliar o próprio conhecimento e participar de situações comunicativas que o incluam na comunidade local. Atividades em grupo: Os grupos ajudam a criar relações de interajuda, fundamentais no processo de adaptação à nova cultura. Além de 70% de frequência, a aprovação engloba a participação ativa nas propostas. Avaliação do desempenho nas atividades. Apresentações orais. Trabalhos escritos. Propostas individuais e em grupo. Prova.
Norma de Recuperação
, sendo: AR = aproveitamento na recuperação; A = aproveitamento obtido no critério anterior; R = nota obtida na prova do período de recuperação.
 
Bibliografia
     
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
LIMA, Emma E. O. F.; ROHRMANN, Lutz; ISHIHARA, Tokiko; IUNES, Samira A.; BERGWEILER, Cristián G. Novo Avenida Brasil 1: curso básico de português para estrangeiros. São Paulo: EPU, 2013.
  
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASTILHO, Ataliba T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
DAMATTA, Roberto. O que é o Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
RYAN, Maria Aparecida. Conjugação dos verbos em português. 17. ed. São Paulo: Ática, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para FLC1464

Clique para consultar o oferecimento para FLC1464

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP