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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC1465 - Gramática e Ensino
Grammar and Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Levar o/a aluno/a a refletir criticamente sobre os fenômenos gramaticais do Português – em especial, sobre a relação entre processos semântico-pragmáticos e morfossintáticos –, de forma a capacitar-lhe para práticas de ensino que desenvolvam, de modo mais refinado, as competências de produção e interpretação textuais, processo viabilizado pela promoção da conscientização do/a estudante de Ensino Básico acerca do potencial de significação/sentido da léxico-gramática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
527237 - Beatriz Daruj Gil
3497567 - Paulo Roberto Gonçalves Segundo
1995232 - Rosane de Sa Amado
 
Programa Resumido
Estudo das classes de palavra, da sintaxe do período simples e composto, das vozes verbais e das figuras de linguagem pelo contraste entre as abordagens normativa e descritiva (funcionalista, cognitivista ou formalista) orientado para o seu potencial para a produção e a interpretação textual.
 
 
 
Programa
1. Classes de palavra (substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, pronome, preposição, conjunção, artigo, numeral, interjeição). A abordagem normativa e descritiva. Potencial para a construção de objetos-do-discurso, do comprometimento enunciativo, da ancoragem e da coesão. 
2. O período simples (sujeito, complementos, predicativos, adjuntos, aposto e vocativo). Potencial para a esquematização de cenas: relação entre participantes, eventos, circunstâncias e propriedades. 
3. O período composto (coordenação, subordinação, correlação, justaposição e encaixamento). Potencial para a construção da coesão, da estrutura e da esquematização argumentativa. 
4.  Vozes verbais. Potencial para a construção da agência e da responsabilização.
5. Figuras de linguagem/de pensamento. Potencial para categorização, argumentação e estilização. 

Práticas como Componentes Curriculares (20h)
Análise de livros didáticos com conteúdos referentes ao tema de estudo (10h)
O estudo da gramática e da morfossintaxe inicia-se nos Ensinos Fundamental e Médio, por meio das categorias e das propostas da Gramática Normativa, e continuam, no curso de Letras, a partir das ferramentas da Linguística na sua diversidade teórica. Reflexões orientadas à diagnose de como a morfossintaxe é abordada nos livros didáticos, bem como atividades relacionadas ao contraste e à complementação entre o que é proposto nesses materiais e o que discute a ciência linguística é fundamental para a formação de um professor capacitado a trabalhar, com os alunos, a sua consciência gramatical para uma produção e interpretação de textos mais acuradas.
Proposta de sequência didática voltada ao ensino de gramática orientado à textualidade (10h)
O estudo da gramática não deve ficar restrito ao classificacionismo formal, mas deve, especialmente, realçar o potencial de significado que as distintas estruturas léxico-gramaticais podempromover. Nesse sentido, a preparação dos alunos para que sejam capazes de produzir material didático – tanto teórico quanto prático – voltado ao desenvolvimento da consciência gramatical dos estudantes de Ensino Básico é essencial para a sua formação como docentes. 
A construção da sequência didática perpassa:
a. elaborar teoricamente o objeto de ensino, considerando tanto o/a docente quanto o/a aluno/a;
b. preparar atividades, em graus crescentes de complexidade, que busquem preparar o/a aluno/a em termos de múltiplas capacidades de lidar com o potencial léxico-gramatical: identificação e classificação de elementos, manipulação e contraste entre usos, depreensão e elaboração de (diferentes) efeitos de sentido, aplicação prática para interpretação e produção textuais.
c. disponibilização do material em página aberta da disciplina na internet. 
Revisão de conteúdo dos Ensinos Fundamental e Médio (10h)
Classe de palavras, Sintaxe do Período Simples e Composto, Vozes Verbais e Figuras de Linguagem. 
O processo de revisão de conteúdos ocorrerá tanto por meio de aulas expositivas quanto por meio de oficinas em grupo às quais será associada a análise de livros didáticos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, atividades práticas em sala de aula. Recurso a meios audiovisuais provenientes da tecnologia da informação e da comunicação.
Critério
Monografia com diagnose de material didático e apresentação de proposta de ensino sobre temas pertinentes à prática de ensino-aprendizagem nos níveis Fundamental e Médio.
Norma de Recuperação
Monografia escrita dentro do prazo estipulado pelo calendário oficial da Faculdade.
 
Bibliografia
     
BRANDÃO, Silvia Figueiredo; VIEIRA, Silvia Rodrigues (org.) Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís Filipe Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FERRARI, Lilian. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.
FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2014.
GONÇALVES, Sebastião Carlos Leite.; LIMA-HERNANDES, Maria Célia; CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina (org.).Introdução à gramaticalização: princípios teóricos e aplicação. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto. A relevância da noção de perspectivação conceptual (construal) no âmbito dos estudos do texto e do discurso: teoria e análise. Letras, Santa Maria, v. 27, n. 54, p. 69-100, jan./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2176148529571
ILARI, Rodolfo (org.) Palavras de classe aberta. Gramática do Português Culto Falado no Brasil, v. III. São Paulo: Contexto, 2014.
ILARI, Rodolfo (org.) Palavras de classe fechada. Gramática do Português Culto Falado no Brasil, v. IV. São Paulo: Contexto, 2015.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. As tramas do texto. São Paulo: Contexto, 2014.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOURA NEVES, Maria Helena (org.). A construção das orações complexas. Gramática do Português Culto Falado no Brasil, v. V. São Paulo: Contexto, 2016.
MOURA NEVES, Maria Helena. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003.
NOGUEIRA, Marcia Teixeira; LOPES, Maria Fabíola Vasconcelos (org.) Modo e Modalidade: gramática, discurso e interação. Fortaleza: Edições UFC.
VEREZA, Solange Coelho. Metáfora e argumentação: uma abordagem cognitivo-discursiva. Linguagem em (Dis)curso — LemD, v. 7, n. 3, 2007, p. 487-506.
VEREZA, Solange Coelho. O gesto da metáfora na referenciação: Tecendo objetos de discurso pelo viés da linguagem figurada. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 135-155, abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/cel.v59i1.8648450.
 

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