Levar o/a aluno/a a refletir criticamente sobre os fenômenos gramaticais do Português – em especial, sobre a relação entre processos semântico-pragmáticos e morfossintáticos –, de forma a capacitar-lhe para práticas de ensino que desenvolvam, de modo mais refinado, as competências de produção e interpretação textuais, processo viabilizado pela promoção da conscientização do/a estudante de Ensino Básico acerca do potencial de significação/sentido da léxico-gramática.
Estudo das classes de palavra, da sintaxe do período simples e composto, das vozes verbais e das figuras de linguagem pelo contraste entre as abordagens normativa e descritiva (funcionalista, cognitivista ou formalista) orientado para o seu potencial para a produção e a interpretação textual.
1. Classes de palavra (substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, pronome, preposição, conjunção, artigo, numeral, interjeição). A abordagem normativa e descritiva. Potencial para a construção de objetos-do-discurso, do comprometimento enunciativo, da ancoragem e da coesão. 2. O período simples (sujeito, complementos, predicativos, adjuntos, aposto e vocativo). Potencial para a esquematização de cenas: relação entre participantes, eventos, circunstâncias e propriedades. 3. O período composto (coordenação, subordinação, correlação, justaposição e encaixamento). Potencial para a construção da coesão, da estrutura e da esquematização argumentativa. 4. Vozes verbais. Potencial para a construção da agência e da responsabilização. 5. Figuras de linguagem/de pensamento. Potencial para categorização, argumentação e estilização. Práticas como Componentes Curriculares (20h) Análise de livros didáticos com conteúdos referentes ao tema de estudo (10h) O estudo da gramática e da morfossintaxe inicia-se nos Ensinos Fundamental e Médio, por meio das categorias e das propostas da Gramática Normativa, e continuam, no curso de Letras, a partir das ferramentas da Linguística na sua diversidade teórica. Reflexões orientadas à diagnose de como a morfossintaxe é abordada nos livros didáticos, bem como atividades relacionadas ao contraste e à complementação entre o que é proposto nesses materiais e o que discute a ciência linguística é fundamental para a formação de um professor capacitado a trabalhar, com os alunos, a sua consciência gramatical para uma produção e interpretação de textos mais acuradas. Proposta de sequência didática voltada ao ensino de gramática orientado à textualidade (10h) O estudo da gramática não deve ficar restrito ao classificacionismo formal, mas deve, especialmente, realçar o potencial de significado que as distintas estruturas léxico-gramaticais podempromover. Nesse sentido, a preparação dos alunos para que sejam capazes de produzir material didático – tanto teórico quanto prático – voltado ao desenvolvimento da consciência gramatical dos estudantes de Ensino Básico é essencial para a sua formação como docentes. A construção da sequência didática perpassa: a. elaborar teoricamente o objeto de ensino, considerando tanto o/a docente quanto o/a aluno/a; b. preparar atividades, em graus crescentes de complexidade, que busquem preparar o/a aluno/a em termos de múltiplas capacidades de lidar com o potencial léxico-gramatical: identificação e classificação de elementos, manipulação e contraste entre usos, depreensão e elaboração de (diferentes) efeitos de sentido, aplicação prática para interpretação e produção textuais. c. disponibilização do material em página aberta da disciplina na internet. Revisão de conteúdo dos Ensinos Fundamental e Médio (10h) Classe de palavras, Sintaxe do Período Simples e Composto, Vozes Verbais e Figuras de Linguagem. O processo de revisão de conteúdos ocorrerá tanto por meio de aulas expositivas quanto por meio de oficinas em grupo às quais será associada a análise de livros didáticos.
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